3 dicas de como escolher uma franquia para investir

A franquia é uma boa opção para quem não quer viver na insegurança de ser demitido de uma hora para outra. Afinal, trata-se de um modelo de negócio que já foi testado e aprovado antes, portanto, envolve um risco menor. Mas como escolher uma franquia dentre as inúmeras opções disponíveis no mercado?

Em primeiro lugar, você precisa se conhecer muito bem. Isso significa saber quais são as suas habilidades, suas características mais relevantes e que atividades lhe dão prazer. O autoconhecimento é fundamental para definir o melhor estilo de negócio e qual segmento mais adequado para você.

Fique de olho nas dicas a seguir. Elas lhe ajudarão a escolher a melhor franquia para investir.

Compreenda o funcionamento de uma franquia

As franquias têm algumas características peculiares e o primeiro passo para você empreender bem nesse ramo é saber como elas funcionam. Por exemplo: você terá que pagar taxas de royalties, de marketing etc. Descubra quais são e quanto custa cada uma delas.

Leia atentamente os termos do contrato de franquia em que estão dispostos os seus direitos e deveres como franqueado, veja se o prazo estipulado é suficiente para o retorno do capital investido e se há possibilidade de renovação do contrato.

Verifique também como será a transferência do know-how e como serão feitos os treinamentos. Converse com outros franqueados da rede para verificar se existe o apoio efetivo da franqueadora e sobre o dia a dia da franquia, seus problemas, desafios, mercado etc.

Por fim, saiba que todo franqueado deve manter os padrões exigidos pela franqueadora e, para garantir o cumprimento desses padrões, sua empresa receberá com alguma frequência um supervisor de campo. Esteja, portanto, disposto a receber a visita do supervisor e acatar as orientações dadas por ele.

Pesquise a franquia desejada

Como você já deve ter percebido, as opções de franquias disponíveis no mercado são inúmeras. Portanto, seu trabalho será escolher aquela mais adequada ao seu perfil. Por isso, é tão importante você se conhecer bem e saber quais são as suas afinidades.

Escolhida uma franquia, é hora de você saber mais sobre ela. Qual é a sua aceitação pelo mercado? Trata-se de uma tendência passageira ou é um produto e/ou serviço em ascensão? Pode ser também que se trate de uma marca consolidada e, portanto, com um mercado bem definido.

Pesquise sua praça e a sua concorrência. Veja se há demanda para o produto e/ou serviço oferecido pela franquia e se há outras unidades da própria franquia por perto.

Avalie sua capacidade de investimento

Além do investimento inicial exigido pela franqueadora como taxa de franquia, você terá que ter recursos necessários para montar a unidade e o capital de giro suficiente para fazer a empresa funcionar até que comece a dar retorno.

Por isso, seja criterioso na hora de definir o capital necessário para abrir e fazer funcionar sua franquia. Mais uma vez, conversar com outros franqueados será de grande valia. Tente prever da maneira mais precisa possível o prazo de retorno do capital investido e faça provisões sobre o capital de giro.

Não deixe que problemas financeiros tirem seu foco no período inicial de funcionamento de sua franquia. Na hora de calcular o investimento inicial necessário, não deixe de incluir todas as despesas: taxas, aluguel e reforma do ponto, compra de equipamentos, sistemas de gestão etc.

Tomadas as providências acima, você saberá como escolher uma franquia adequada ao seu perfil e ao seu mercado e as chances de sucesso serão grandes. Então, é só se preparar para trabalhar duro especialmente nos primeiros tempos.

Ter um negócio próprio exige dedicação e, com uma franquia, não é diferente. A vantagem é que, sendo dono de seu próprio negócio, você estará livre daquela incerteza: até quando terei meu emprego?

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba muitas outras dicas relevantes sobre o mercado de franquias.

 

Mercado de Franchising
Comments (0)
Add Comment