O mercado de franquias vem crescendo de maneira notória no Brasil. A expansão do franchising se deve aos seus grandes benefícios, como o rápido retorno do valor investido pelo franqueado e as chances significativas de sucesso. Para quem quer montar o próprio negócio, é uma grande vantagem contar com o uso de uma marca que já tem sua fatia de mercado e com a experiência do franqueador.
A fim de garantir a melhor experiência no franchising, os franqueadores devem estar cientes de que é preciso investir em treinamentos. Você conhece os motivos para adotar essa prática na sua rede? Aprenda com a gente!
1. Aptidão dos franqueados
O franqueador deve sempre oferecer um treinamento inicial aos franqueados da sua empresa. A partir desse treino, a marca transmitirá seus valores e sua cultura de trabalho para o empresário, permitindo que ele domine o método de operação da empresa.
O franqueado aprende mais sobre a rotina e sobre os procedimentos utilizados pela rede, o que o torna mais capacitado para iniciar o investimento e, mais tarde, treinar sua própria equipe de colaboradores.
Mas não se engane: o treinamento inicial é essencial, mas não deve ser o único. Trabalhar a aptidão dos seus franqueados deve ser uma tarefa constante. Para acompanhar as mudanças no mercado e garantir a competitividade da empresa, você deve desenvolver um Plano de Treinos.
2. Padronização das unidades
O know-how engloba todos os métodos já testados e adotados pela empresa. Para que suas unidades franqueadas obtenham sucesso e ofereçam um atendimento exemplar aos consumidores, é preciso que haja uma padronização dos processos.
Para conseguir realizar um treinamento global com todos os seus franqueados, é necessário se preocupar em transmitir o know-how de maneira clara para os colaboradores. Isso só é possível por meio de treinamentos constantes e acompanhamentos periódicos dos franqueados.
Toda empresa tem suas metas e seus princípios. Os treinamentos periódicos ajudam a manter os seus franqueados em dia com esses valores. Os empresários mais experientes no ramo do franchising podem querer tomar atitudes independentes da franqueadora, e isso pode ser prejudicial para os negócios.
Os treinamentos ajudam a alinhar as ideias de ambas as partes e conseguir um funcionamento padrão em todas as unidades.
3. Manutenção da qualidade
Uma dificuldade que as franqueadoras frequentemente enfrentam é conseguir manter o padrão de qualidade em todas as suas filiais. Além do know-how ter de ser bem transmitido para os franqueados, a marca que oferece o franchising deve estabelecer um padrão de qualidade a ser seguido.
Além dos treinamentos, organizar convenções com os franqueados permite que eles colocam suas expectativas nos propósitos estabelecidos pela empresa. Fazer visitas às unidades dos franqueados e manter um canal de comunicação aberto com eles também ajuda a checar a qualidade do serviço oferecido.
Isso garante a melhor experiência de compras para o cliente que procura qualquer unidade da sua empresa.
4. Inovação
Toda empresa precisa se reinventar para se manter competitiva no mercado. Em tempos de disputa acirrada por público consumidor, inovar é uma tarefa urgente. Quando você está em contato com seus franqueados por meio dos treinamentos, pode ouvir as sugestões e as críticas que eles têm a fazer, além de avaliar como foi a experiência deles ao adentrar o franchising.
Isso te ajudará a traçar novas estratégias de atuação e a adequar sua corporação às demandas do mercado e da clientela. Assim, a sua empresa se mantém modernizada e competitiva.
No artigo de hoje, você aprendeu os maiores motivos para investir em treinamentos para franquias. Tem mais alguma dica ou dúvida? Conte pra gente nos comentários!