O atual momento econômico do país tem afetado todos os setores da economia, incluindo também as empresas que oferecem lazer ou atividades de bem-estar, como as franquias de academia. Para driblar a crise e conseguir vencer este momento é preciso se reinventar e buscar maneiras de oferecer melhores serviços para conquistar novos clientes e não perder nenhum deles.
No caso das academias, o que elas podem fazer para se destacar no mercado? Como vencer o momento no qual o cenário é a redução de alunos?
Se essas perguntas têm constantemente passado na sua cabeça, não se preocupe! Neste post você poderá descobrir como atrair alunos para a sua franquia de academia. Confira!
1. Ofereça uma grande diversidade de atividades na sua franquia de academia!
A academia sempre foi considerada um lugar para malhar, ou seja, levantar pesos. Entretanto, este conceito tem mudado muito nos últimos anos. Com o aparecimento de atividades modernas e novas modalidades esportivas, o número de pessoas que buscam somente “malhar” tem reduzido significativamente.
Para adequar-se a essas mudanças, as academias devem alternar o seu modelo clássico, proporcionando aos clientes novas atividades e diferentes experiências. Ofereça novas modalidades, como, danças, lutas, circuitos, atividades externas, entre outros. Assim, além da academia trazer maiores opções, atrairá mais clientes, aumentando o número de alunos.
2. Siga as tendências do mercado fitness
O mercado fitness tem sofrido diversas transformações, tornando-se cada vez mais dinâmico. Pode-se dizer que isso é reflexo do próprio consumidor moderno, que busca sempre serviços e produtos que atendam seus desejos.
Logo, é fundamental acompanhar todas as tendências e novidades do mercado fitness para se adaptar aos novos modelos e expectativa dos clientes. Então, fique atento ao que a mídia tem apresentado e monitore as redes sociais e blogs de celebridades e musas fitness, observando o que cada uma delas tem feito ou comentado sobre esse ramo. Saiba que as seguidoras delas podem ser suas alunas, portanto, esteja conectado!
Aliás, o simples fato de investir em franquias de academia já é considerado uma tendência do mercado fitness!
3. Proporcione um atendimento de qualidade
Não adianta a academia possuir a melhor estrutura e os mais diversos tipos de atividade se não tratar os clientes com qualidade. Além de perder alunos, a sua franquia pode receber críticas nas ruas e nas redes sociais, estragando a imagem do estabelecimento no mercado.
Por isso, ofereça sempre o melhor atendimento possível e proporcione aos clientes um ambiente agradável. Trate cada um de forma exclusiva, como se ele fosse único. Esse tipo de tratamento, além de fidelizar o cliente, fará com que ele indique sua academia para outras pessoas.
4. Invista na divulgação
O marketing da sua academia é a melhor forma de ter o primeiro contato com o cliente para despertar o seu interesse. Investir em estratégias de marketing digital, como criando páginas nas redes sociais, desenvolvendo um blog que foque em conteúdo útil e relacionado com o tema fitness, postando na internet fotos e vídeos das suas aulas, são apenas algumas ferramentas de divulgação. Tudo isso será fundamental para atrair novos alunos.
5. Crie promoções e benefícios
Por último, para sua franquia de academia conquistar mais alunos é válido criar promoções e benefícios. Afinal, as pessoas buscam descontos, brindes, e esses detalhes são importantes para despertar o interesse e fazer com que novos alunos se matriculem.
Gostou das nossas dicas de como atrair alunos para a sua franquia de academia? Conhece outras estratégias para atrair novos clientes? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco!