Tempos complexos para a economia do país exigem muita criatividade dos empresários para conseguirem sobreviver ao que está acontecendo. Nesse sentido, os investimentos em comunicação — apesar de serem fundamentais para manter o sucesso da empresa — também são os primeiros a serem considerados na hora de fazer cortes.
Então, acabamos enfrentando aquele eterno dilema: como conseguir fazer uma comunicação assertiva se estou com um baixíssimo investimento? Como trabalhar um bom relacionamento com os meus clientes investindo pouco? Nessa hora, algumas empresas acabam cortando toda a comunicação de uma vez, cavando a própria cova.
Mas aquelas que estão querendo se manter de portas abertas, tentam encontrar outras possibilidades. Então, se você tem uma empresa própria ou é um franqueado, não se preocupe. Nesse artigo, vamos mostrar ações de marketing para restaurantes e bares que realmente possuem baixo custo e podem ajudar sua empresa a se reposicionar diante a crise econômica. Continue lendo e confira!
Faça análises para entender como está sua empresa e o mercado
É sempre muito importante fazer análises para entender como anda o mercado e a sua empresa, e uma das análises mais simples e abrangentes nesse quesito é a análise SWOT. Ela permite que você reconheça as principais forças e fraquezas do seu negócio — analisando o ambiente interno da empresa — e identifique também como o ambiente externo pode influenciá-lo, analisando as ameaças e oportunidades.
Abrace os pontos fortes da sua empresa
Com uma análise bem realizada e os pontos fortes identificados, é hora de abraçá-los para fazer a diferença. Analise, então, como eles podem aumentar seu potencial competitivo e te destacar no mercado, e invista nessas alternativas.
Outro ponto fundamental nesse momento pós análise é identificar as ameaças e seus pontos fracos. Em seguida, elabore ações de prevenção para evitar que esses pontos tornem a situação complicada — combata o problema antes que ele apareça.
Use o e-mail marketing para restaurantes e bares franqueados
O e-mail marketing para restaurantes e bares é muito interessante. Com ele, você é capaz de criar uma relação próxima com seus atuais clientes e utilizar essa ferramenta para conversar diretamente com eles, apresentando novas promoções e oportunidades de programas de fidelidade, por exemplo, caso a empresa matriz permita esse tipo de ação.
Aproveite as redes sociais para franquias
As redes sociais também se destacam como estratégia de baixo custo. Nesse momento, precisamos pensar em nos relacionar com os clientes, e as redes vêm justamente para nos ajudar nesse quesito, permitindo não só a interação como a divulgação de novas promoções e ações de vantagem para os clientes.
Se possível, realize eventos com algumas parcerias
Se a matriz da empresa franqueada permitir, por que não usar seu bar ou restaurante para a realização de eventos diferenciados? Busque essas informações e procure parceiros que precisem do seu ambiente para festas, reuniões ou outros tipos de comemoração. Forneça também benefícios para aniversariantes!
Tenha um telemarketing ativo
Nessa opção, assim como o e-mail marketing, é interessante focar preferencialmente naquelas pessoas que já são clientes do seu restaurante. Convide-os por meio de SMS, por exemplo, para frequentar o seu restaurante ou bar, e apresente vantagens e benefícios para antigos clientes. Isso pode ser um diferencial de fidelização, e até servir como atrativo para novos clientes!
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