A saúde das lojas de roupas, como de qualquer comércio, está diretamente relacionada com a quantidade de vendas, certo? Por esse motivo, é fundamental sempre buscar formas de melhorar o seu atendimento, com objetivo de deixar o cliente satisfeito e, assim, vender mais e fidelizá-lo.
Pensando nisso, preparamos esse post com 6 dicas para melhorar o atendimento e, assim, trazer mais clientes para sua loja de roupas. Vamos lá!
1. Atenda de forma pessoal
Os clientes adoram ser tratados de forma mais pessoal, pois isso demonstra que o vendedor não está ali por obrigação e realmente tem interesse em agradá-lo. O seu time deve se apresentar aos clientes e chamá-los pelo nome, buscando estabelecer um relacionamento de parceria, de alguém que vai ajudá-lo a encontrar o estilo perfeito para seu gosto.
Atendimento pessoal não é só chamar pelo nome, é entender o que agrada o cliente. Não é perda de tempo! Um vendedor que conhece os gostos do cliente aumenta muito as chances de concretizar a venda.
2. Encontre soluções, não desculpas
Não há nada mais frustrante para um cliente do que perceber que o atendente não está empenhado em encontrar uma solução para o seu problema, e isso se torna ainda pior quando a solução é óbvia. Seu atendimento deve mostrar empenho para solucionar problemas ou encaminhá-los para quem possa fazê-lo.
Se por acaso não for possível encontrar uma solução, é bom que o cliente saiba bem o porquê e veja, ainda assim, que o atendente gostaria de ajudá-lo e que lamenta por isto. O ideal, entretanto, é que os problemas sejam sempre solucionados, e da melhor maneira.
3. Dê espaço para o cliente
Você já experimentou entrar numa loja onde o vendedor fica no seu pé, mesmo que você já tenha demonstrado que quer um pouco de espaço? Isso não pode acontecer no seu estabelecimento. Embora algumas pessoas prefiram um atendimento mais próximo e participativo, ninguém gosta de se sentir sufocada. É fundamental dar espaço para o ciente.
Em alguns casos, ficar muito em cima do cliente pode até causar a impressão de que o atendente está desconfiando dele, um erro quase irremediável.
4. Conheça melhor o seu público
Cada tipo de público demanda uma experiência diferente, por isso, é importantíssimo conhecer bem o público da sua loja de roupas para melhorar o atendimento, direcionando o estilo dos seus vendedores para a expectativa dos clientes. Se você atende um público mais velho, mais corporativo, o atendimento deve ser completamente diferente daqueles que atendem um público mais jovem e informal.
Entender o seu público demanda algumas ações como: conhecer bem o seu plano de negócios e o seu produto, observar o padrão de público frequente e fazer pesquisas de mercado.
5. Invista na satisfação dos seus vendedores
Vamos ser francos: vendedores insatisfeitos com o trabalho dificilmente atenderão os seus clientes com qualidade, então é muito importante investir na felicidade do seu time, proporcionando um ambiente de trabalho agradável, metas alcançáveis e comissões justas. Um funcionário satisfeito trabalha mais feliz, e isso reflete diretamente no atendimento ao cliente.
Treinamentos de qualidade também colaboram para a satisfação dos seus vendedores e desempenham um papel fundamental na melhora do atendimento. Acredite: economizar na satisfação dos vendedores, no fim das contas, pode ser negativo para seus resultados.
6. Preze pelo bem-estar do cliente
A experiência do cliente em lojas de roupas vai muito além do trabalho do vendedor. O bem-estar do consumidor no seu estabelecimento está relacionado também com um ambiente agradável e confortável, e os detalhes importam: climatização, iluminação agradável, assentos para aguardar vaga nos provadores, tudo isto faz a diferença.
Quando um cliente entra numa loja bem decorada e realmente agradável, isto cria uma boa primeira impressão que o tornará mais aberto a conhecer seus produtos, facilitando também o trabalho dos seus vendedores.
E você? Adota alguma medida diferente destas para melhorar o atendimento na sua loja de roupas? Já pensou em abri uma franquia ?
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