Para muitas pessoas, o investimento em uma microfranquia pode ser a solução para problemas financeiros, além de permitir a liberdade de se tornar seu próprio patrão com uma assessoria ambiental. Esse formato tem ganhado espaço dentro do mercado atual.
As franquias são uma excelente maneira de uma pessoa que deseja iniciar no mundo dos negócios dar seus passos iniciais, principalmente se ela não tem o conhecimento técnico para montar uma empresa do zero.
Nesse formato, você conta com a figura do franqueador o tempo todo, ajudando-o a dar seus primeiros passos e vistoriando todo o processo de montagem da infraestrutura de atendimento, buscando uma maneira de padronizar esse tipo de atividade.
Entretanto, muitas vezes o valor de uma franquia está além do orçamento que um futuro empreendedor tem para oferecer, bem como o que está disponível na assessoria contábil, o que acaba dificultando para muitas pessoas começar a trabalhar com esse formato.
Entenda o que são microfranquias
Um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço é o das microfranquias. Estes negócios possuem um investimento de até noventa mil reais, o que é considerado baixo em questão de investimento de franquias.
Assim, esse formato tem aumentado muito no mercado, e isso acontece em uma série de segmentos, com destaque para:
- Serviços;
- Beleza;
- Bem-estar;
- Saúde.
Ainda assim, existem muitos outros segmentos que possuem microfranquias, dando mais versatilidade para que os investidores escolham aqueles elementos com os quais tem mais identificação, como um curso de aviação civil ou qualquer outro.
As microfranquias se dividem em categorias, o que ajuda a entender melhor como o franqueado terá de investir e o tipo de ação que ele pode fazer com estas franquias. Apesar de existirem diversas categorias, algumas se destacam além do normal.
As microfranquias mistas são aquelas que mesclam investimentos diferentes, normalmente com um investimento inicial de até noventa mil com outros investimentos, que podem até mesmo passar esse valor.
Quanto mais é investido em uma microfranquia mista, melhor estruturado você estará para realizar as atividades propostas por esse tipo de modelo, tornando-o muito atrativo para quem tem um valor maior para conseguir trabalhar.
Já as microfranquias puras são aquelas que têm seu planejamento inteiro destinado a se manter dentro do investimento inicial conforme estabelecido em contrato.
Neste caso, o valor investido inicialmente é o único necessário para iniciar as atividades como um todo, como a confecção de avental cozinha personalizado, se esse for o foco do seu segmento.
Embora não seja uma estrutura formal, as minifranquias já são faladas por investidores que trabalham com esse tipo de formato. Neste caso, o limite de investimento inicial seria de até trinta mil reais, um valor bem abaixo de outros formatos.
Com as minifranquias, pessoas com menos poder aquisitivo tem uma chance de iniciar uma atividade e ganhar uma renda mais efetiva, muitas vezes conseguindo crescer nesse tipo de mercado a longo prazo.
Quem deve investir nesse formato?
Em teoria, qualquer pessoa que consiga pagar as taxas para uma microfranquia pode se tornar um investidor, entretanto, é preciso pensar em alguns pontos antes de você assinar um contrato sobre isso.
Em um primeiro ponto, é preciso identificar se este é um trabalho que você está disposto a fazer. Montar uma franquia de transporte de produtos quimicos, por exemplo, é bastante trabalhoso, e exige atenção completa do investidor durante a preparação e depois da abertura.
Para pessoas que querem simplesmente investir o dinheiro, existem outras opções mais favoráveis, enquanto para aqueles que querem se tornar independentes financeiramente e se tornar donos de uma empresa, o modelo se aplica perfeitamente.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) identifica uma média de 26 a 35 anos entre o público que investe nesse tipo de franquia, o que mostra um claro interesse entre os jovens que querem se tornar empreendedores.
Pessoas que buscam investimentos nessa faixa etária estão mais propensas a procurar franquias que possam ter um bom retorno, mas que ainda assim se encaixem em seu orçamento, evitando problemas no futuro.
Vantagens de uma microfranquia
As microfranquias representam uma inovação no mercado de franchising, e com elas diversos benefícios podem ser identificados. Isso acaba atraindo investidores de todos os nichos e idades para pensar nesse formato de ação.
Cada empresa, entretanto, é única, ainda que faça parte de uma franquia de fábrica de luvas descartáveis. Por isso, é importante que você avalie se estes benefícios são atrativos antes de iniciar um investimento, entendendo o trabalho que isso demandará.
Ao adaptar estas informações para sua realidade, você consegue ter uma decisão mais assertiva com relação à forma como pretende investir e o tipo de franquia que irá procurar para otimizar seus resultados.
Lucratividade
As microfranquias possuem muitas vantagens com relação à questão operacional. Muitas delas podem ser realizadas de casa mesmo, evitando os gastos com uma estrutura física para o atendimento.
Por conta disso, o retorno acaba sendo mais rápido do que em outros modelos de franquia, o que aliado ao fato do investimento ser mais baixo, permite que você lucre com muito mais qualidade.
É preciso ter atenção ao modelo de franquia que você está escolhendo, entretanto, para conseguir potencializar esse tipo de atividade de corte a laser, ou qualquer que seja o segmento escolhido.
Operacional simplificado
Como em qualquer franquia grande, as microfranquias trabalham com muitos benefícios para o investidor, ajudando-o a compreender seus primeiros passos e como você pode ganhar um retorno rápido com as ações.
Isso significa que muitas das etapas que uma empresa nova tem de lidar, como treinamento de funcionários, publicidade e marketing e até mesmo a padronização visual e operacional acabam sendo trabalhadas ao lado do franqueador.
Com esse formato, é muito mais fácil preparar a empresa para o início das atividades, eliminando riscos de problemas depois que você estiver estabelecido com sua empresa no mercado.
Plano de negócio
Ter um bom plano de negócios é uma das etapas mais trabalhosas do início de uma jornada empresarial. Sem ele, você pode acabar tomando decisões erradas e se prejudicando financeiramente, podendo até mesmo perder seu investimento.
No caso das microfranquias, esse papel é realizado pelo franqueado, que já possui a experiência de ter outras unidades bem sucedidas e pode organizar o plano de maneira mais eficiente, eliminando os problemas que as unidades anteriores de uma empresa de controle de acesso tiveram.
Com o franqueado auxiliando no processo de instalação e abertura da unidade, você acaba com a chance de se focar em atividades mais complexas nesse período, trabalhando com mais afinco para o sucesso da companhia.
Com um plano de franqueado, você também conta com a padronização de produtos e serviços, garantindo que a franquia seja otimizada para vender e para atrair os consumidores que são fãs da marca como um todo.
Esse tipo de estratégia ajuda também a diminuir custos de instalação no caso de empresas que possuam uma sede física. Isso porque você contará com o apoio do franqueado para conseguir o material adequado a um preço melhor no mercado.
Dessa maneira, sua estrutura de vendas acaba sendo muito mais vantajosa a longo prazo.
Independência financeira
Embora o investidor não tenha a mesma autonomia em um sistema de franquias que teria em um outro modelo de negócios, é importante ter em mente que existem diversos detalhes que permitem que você tenha uma vida mais independente.
A questão financeira, em particular, é um dos pontos mais importantes. Isso porque um microfranqueado tem todas as questões relacionadas a abertura de empresa e razão social liberadas para que ele possa lidar.
Embora isso gere uma questão de responsabilidade grande, também permite que você escolha a melhor maneira de aplicar o dinheiro que retorna como lucro dos processos da empresa.
Pesquisa e desenvolvimento
Para se manter relevante no mercado, é preciso inovar. Por isso, muitas empresas precisam gastar uma quantidade alta de dinheiro no desenvolvimento de novos produtos ou serviços que atraiam mais consumidores.
Este não é o caso das franquias, uma vez que esse processo de pesquisa e desenvolvimento acaba ficando por conta do franqueado. A central cria os novos produtos e então os divulga para as franquias em geral.
Dessa maneira, você acaba recebendo produtos que estão prontos para o mercado, sem precisar se preocupar com os custos nesse formato de investimento como um todo.
Considerações finais
As microfranquias têm um espaço de destaque no mercado atual, principalmente porque novos investidores que estão buscando iniciar franquias que caiba em seu orçamento estão em ascensão.
As mudanças no mercado de trabalho como um todo tem incentivado muito a prática do empreendedorismo, tornando as microfranquias uma excelente opção para pessoas que não têm muito conhecimento técnico de como montar suas próprias empresas.
Esse formato ajuda muito nos primeiros passos, e até mesmo depois da abertura, com o franqueado agindo como um consultor e possibilitando que a pessoa investindo tenha informações de que tipo de ação pode ser tomada para melhorar ainda mais as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.