O Brasil é o segundo país no mundo em número de usuários do Instagram, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e estima-se que as pessoas gastam cerca de 21 minutos todos os dias no aplicativo. Só esses números já são capazes de encantar pequenos e médios empreendedores sobre as possibilidades que a rede social oferece para a divulgação de seus negócios, especialmente no setor de moda e beleza.
Mas você sabe quais são as boas práticas da rede social? Veja nossas dicas e aprenda como divulgar uma franquia de beleza no Insta!
Pense bem na imagem
Antes de começar, pense bem na sua imagem: que conceito você deseja transmitir com os produtos que você está retratando? Que tipo de luz pode favorecê-los? Que ângulo?
Se o artigo é produzido de uma maneira difícil ou curiosa, registre os bastidores do negócio. Você também pode ligar o seu produto a temas que estão fazendo sucesso na internet. Mas tenha moderação com os memes! O uso errado de piadinhas pode ser mal recebido pelos seguidores.
Conheça bem a sua concorrência
Lembra-se da importância do benchmarking? Ele é igualmente essencial para traçar as estratégias de redes sociais. Observe o que os seus concorrentes fazem para verificar o que já foi feito e o que não deve ser seguido. Seja autêntico e trabalhe divulgando as imagens com carinho, sem perder a sua originalidade.
É importante usar o perfil de seus negócios no Instagram como uma conta pessoal, usando hashtags, emojis e marcadores de localização. Apenas tenha cuidado com opiniões pessoais, especialmente no âmbito político e religioso! Pense sempre na sua clientela!
Responda comentários
Fique atento aos comentários que recebe em suas redes sociais. Ofensas podem ser respondidas como mensagens privadas e deletadas de suas fotos. Mensagens com elogios devem receber agradecimentos especiais, preferencialmente no modo público.
Muitos usuários também usam essa sessão para tirar dúvidas. Apenas tenha o cuidado de responder como uma empresa, com o português em dia e cordialidade.
Posso inserir hiperlinks?
Infelizmente, o Instagram ainda não dá suporte para que links sejam inseridos nas legendas das fotos, o que lança alguns obstáculos para que usuários sejam convertidos.
Essa função somente está disponível para quem paga anúncios na rede. Nesse caso, os CTAs adicionados em anúncios pagos podem conter todo tipo de ação que o empreendedor queira convocar.
O que blogueiros têm feito para driblar a ausência dos hiperlinks é colocar o link da última postagem na bio e, em seguida, inserir uma foto que convoque os seus seguidores a clicar ali. Você pode utilizar uma estratégia semelhante caso não possa investir em anúncios pagos.
Como divulgar uma franquia com a frequência certa de postagens?
Não há uma frequência exata de postagens a ser seguida. Apenas pense no seu cliente: você gosta de receber conteúdo em excesso sobre uma marca? Encher o feed de seus seguidores com fotos suas pode ser deselegante e levar usuários não tão engajados com a sua marca a deixar de segui-lo.
Mantenha o seu perfil ativo e use o bom-senso!
Cuidados essenciais com a legenda
Uma imagem sem legenda é como um texto sem título. Insira perguntas que instiguem o leitor a conhecer um pouco mais sobre seu produto ou serviço. Além disso, preste atenção às hashtags ligadas ao seu tipo de negócio: #makedodia, #stylish, #fashion, #maquiagem, #makeup são comumente usadas em negócios de beleza.
Pesquise as hashtags com muito cuidado antes de usá-las! Você pode criar uma específica para seu negócio e pedir que seus clientes a usem para você rastrear e compartilhar as suas postagens.
Proporcione inspiração aos seus seguidores com as melhores imagens possíveis e muita simpatia. Lembre-se de promover a sua página do Instagram ao conversar com clientes e nas outras redes sociais, cativando mais seguidores!
Gostou de nossas dicas sobre como divulgar uma franquia de beleza no Instagram? Tem alguma marca ou ídolo que esteja sempre postando momentos inspiradores por lá? Comente aqui e compartilhe com a gente!