De acordo com uma pesquisa publicada no começo de 2015, poucos investimentos estão sendo tão procurados pelos brasileiros nos últimos anos como as franquias — tanto que nos últimos 10 anos houve um aumento de 127% nesse tipo de empreendimento no Brasil.
Mas como funciona o retorno de investimento em franquias? Quanto tempo será que leva para que o empreendedor comece a realmente lucrar com a marca? É o que vamos abordar aqui nesse post.
Quer saber a resposta? Então, confira!
Quais as peculiaridades do cálculo de ROI de uma franquia?
Quem trabalha com empreendedorismo já conhece de cor o ROI (Retorno Sobre Investimento), mas será que o retorno do investimento de uma franquia pode ser calculado como o de qualquer outro negócio? De maneira geral, não!
Além de itens comuns na abertura de qualquer negócio (como a aquisição de equipamentos), quando lidamos com franquias, também costuma ser necessário entrar na parte dos gastos a taxa de franquia, o treinamento (quando esse não pode ser feito online), o estoque inicial (no caso de lojas de varejo), o capital de giro e até a compra ou o aluguel do ponto comercial quando lidamos com uma franquia que não pode funcionar unicamente pela internet.
Ou seja: o custo do investimento tende a ser, às vezes, maior do que aquele visto em empreendimentos convencionais. No entanto, isso nem de longe pode ser visto como um problema, já que, apesar dos gastos serem maiores, o tempo para ter algum tipo de retorno costuma ser menor.
Qual o tempo médio para obter o retorno?
Nós já listamos por aqui anteriormente 5 motivos pelos quais você deve investir em uma franquia, e, dentre eles, falamos da credibilidade da marca. Algo que ajuda (e muito) a agilizar o ROI de um negócio.
Apesar do tempo médio do retorno variar bastante (de acordo com o valor investido, o tipo de negócio e até a região onde a franquia está sendo implantada), o fato é que ao apostar em um marca já conhecida no mercado e com um padrão de qualidade já definido, com certeza, você terá um ROI mais rápido do que aquele de um negócio ainda novo no mercado.
Principalmente no caso das microfranquias, em que o investimento inicial é menor e é possível começar a trabalhar em pouquíssimo tempo.
Quais os papéis do franqueador e do franqueado?
Como a ideia de qualquer franquia é crescer, é importante que tanto o fraqueado (o investidor) quanto o franqueador (a marca) estejam em sintonia para que o negócio dê certo.
Por isso, assim como o franqueado deve obedecer as regras e seguir os padrões criados pela empresa, é importante também que a marca ajude o franqueado a buscar algum diferencial competitivo, ajudando assim a melhorar o ROI daquele empreendimento e, por sua vez, a imagem da marca.
Ou seja: escolher uma franquia que funcione como uma via de mão dupla é sempre importante para quem deseja se dar bem no mercado.
Como você viu por aqui, não existe muito segredo para calcular o retorno de investimento em franquias, no entanto, é necessário prestar atenção em alguns pontos para que o seu negócio de fato dê certo na hora de enfrentar os concorrentes.
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