Uma das formas mais tradicionais de aumentar as vendas é a realização de promoções. Porém, esse tipo de ação, quando bem executada, pode fazer muito mais pelo seu negócio do que um simples aumento momentâneo no lucro.
Veja a seguir as vantagens que elas podem trazer e tire o melhor proveito das promoções para franquia.
Atração de novos consumidores
Nada chama mais a atenção do consumidor do que uma promoção. Por meio dela, você pode fazer com que uma pessoa que ainda não desenvolveu interesse pela sua loja venha a conhecê-la.
Sob o pretexto de dar uma olhada na promoção, ela pode sair de lá com alguns de seus produtos e se tornar seu mais novo cliente.
Fidelização de clientes
À primeira vista, pode parecer que o melhor resultado que uma promoção pode trazer é um aumento nas vendas. Entretanto, em longo prazo, a fidelização de clientes é uma realização ainda mais importante.
Encontrar uma condição que torne sua compra mais vantajosa reforça a imagem na cabeça do consumidor de que aquele é o melhor lugar para um bom negócio. Da próxima vez, ele, com certeza, lembrará da sua marca.
Para reforçar esse tipo de resultado, você pode recorrer a programas de fidelidade. Entre as opções mais populares, estão os cartões de acumulação de pontos, que podem ser trocados por produtos e cupons de descontos em compras futuras.
Diversificação das compras
Além de atrair novos clientes, uma promoção para sua franquia também pode fazer com que os consumidores habituais passem a experimentar novos produtos, aumentando assim a diversidade das suas vendas.
Isso acontece em qualquer tipo de promoção, mas, se quiser fazer desse o seu objetivo principal, ofereça descontos na compra do segundo item — por exemplo, na compra de um sapato, ganhe 30% de desconto nos chinelos. Foque naquilo que deseja promover ou, ainda, ofereça brindes e amostras grátis, dependendo do seu segmento.
Divulgação da marca
Uma promoção bem divulgada leva o nome da sua marca para um grande número de pessoas. Além daquelas atingidas diretamente pelo marketing, também haverá aquelas trazidas pela propaganda boca a boca. Consumidores adoram poupar e, frequentemente, dividem as oportunidades que encontram com amigos e família.
Hoje, com as redes sociais, virou hábito marcar pessoas em publicações que possam ser do interesse delas, e isso aumentou ainda mais o alcance desse tipo de publicidade. Portanto, certifique-se de incluir as redes sociais em seus planos, para assim aproveitar ao máximo a divulgação promovida por uma promoção em sua franquia.
Renovação do estoque
Os maiores benefícios em curto prazo das promoções são o aumento imediato nas vendas e a renovação do estoque. O aumento de vendas em curto prazo favorece o capital de giro, que, por sua vez, permite que você invista em novos produtos para seu público.
Isso é especialmente importante para que as pessoas continuem voltando em busca de lançamentos, pois nada desestimula mais o retorno do que sempre encontrar exatamente as mesmas coisas em uma loja.
Para que essa renovação seja feita, é preciso que o estoque atual seja reduzido e é aí que a promoção se destaca novamente. Quando seu principal objetivo for esse, uma boa opção são as promoções do tipo “leve 3 pague 2” ou descontos progressivos, em que quanto mais o cliente compra, maior é o desconto.
Seja qual for a sua opção de promoção, fique atento aos cálculos. Uma promoção bem feita deve trazer os resultados esperados sem prejudicar o faturamento. É uma forma barata e garantida de aumentar suas vendas e de colocar sua franquia em destaque.
Agora que ficou explícito o poder das promoções para franquia, queremos saber de você: costuma fazer promoções em sua loja? Qual dessas vantagens é a mais significativa para você? Deixe sua opinião nos comentários!