Está interessado em montar uma franquia, mas não sabe ao certo o que leva ao sucesso? Uma boa maneira de aprender como sem bem-sucedido é se inspirando em quem já chegou — e se mantém — por lá.
No Brasil, O Boticário, com atuais 3.691 unidades, é a franqueadora líder do país, com crescimento constante e sustentável. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o crescimento em unidades, em relação ao ano 2011, foi de 9,2%.
Já o Subway teve o maior destaque nacional nos últimos anos: é a rede que mais inaugurou unidades no ano de 2013. Atualmente, são cerca de 1.500 lojas no Brasil, com metas progressivas para se manter na liderança.
E a Cacau Show? Parece bem-sucedida para você? Pois saiba que a rede faturou R$ 2 bilhões em 2013, estando presente até em bairros dos subúrbios. Para você ter uma noção, o McDonald’s obteve R$ 4,2 bilhões no mesmo período. É ou não é um bom resultado?
Mas o que todas elas têm em comum? Quais os segredos das franquias de sucesso no Brasil? A gente conta pra você no post de hoje.
1. Planejamento criterioso
A primeira decisão crítica é a escolha por um ramo com o qual você já tenha alguma familiaridade e desejo de trabalhar. Não é interessante escolher um modelo de franquia só pela oportunidade financeira. Para que um negócio cresça rapidamente, é necessário que você tenha paixão pelo que faz. Essa motivação será o motor para investir em seu crescimento pessoal com a finalidade de otimizar a gestão e a liderança dessa empresa.
Por isso, ter humildade é essencial: considere a contratação de um consultor para analisar se você está preparado para lidar com o negócio que você está pensando em comprar. Afinal, gerir uma franquia é como pisar em ovos: você deverá aliar a sua paixão à disciplina e à paciência, a fim de evitar a tentação de um crescimento muito rápido em detrimento de uma expansão de alta qualidade.
Nesse processo, é importante ter atenção sobre os erros mais comuns dos novos franqueados. São eles:
- Assinar antes de pesquisar adequadamente o negócio;
- Estudar o que será necessário para executar o negócio com sucesso;
- Não ser realista quanto ao escopo e aos objetivos;
- Acreditar que possuir uma franquia é um esquema para ficar rico rápido e sem trabalho.
2. Relacionamento constante entre franqueador e franqueado
A chave do sucesso de uma franquia está nos franqueadores. Eles devem estar no negócio para somar, não para lucrar. Muitos deles, à medida que a franquia se expande, deixam de cuidar da marca, relegando as atividades aos franqueados. No entanto, para manter o consumidor aquecido, são importantíssimas as campanhas de maior abrangência que somente o franqueador poderá gerar.
Por isso, você deverá se informar bastante a respeito dele! Entre em contato com franqueados atuais e com os antigos para ouvir seus comentários. Para encontrá-los, basta utilizar os nomes da circular de franquia dada a você pelo franqueador ou por seu representante. Não faça um compromisso impulsivo baseado somente no que ouve dele ou das informações fornecidas na internet.
Às vezes, franqueadores são, sim, os culpados pelo fracasso de uma franquia. Eles mesmos podem ser inexperientes, o que é uma situação frequentemente encontrada em negócios muito pequenos. Ou, então, eles poderão desejar expandir de forma muito agressiva, tornando-se incapazes de serem concessionários de serviços adequados às necessidades dos franqueados.
3. Atendimento atrativo ao cliente
Outro ponto determinante para o sucesso de uma franquia é o bom atendimento ao cliente. Isso poderá requerer investimentos adicionais com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes, como:
- Horas extras para satisfazer as demandas de tempo do cliente;
- Esforço extra para garantir que produtos e serviços sejam muito bem feitos;
- Investimento em sistemas de atendimento ao cliente em múltiplos canais;
- Treinamento de funcionários para a oferta de um serviço adaptado ao seu negócio.
O atendimento ao cliente é, algumas vezes, negligenciado inicialmente, mas, com tantos serviços ruins atualmente, ele será um diferencial na sua franquia.
4. Flexibilidade e versatilidade dos modelos de negócio
Apesar de os sistemas de franquia oferecerem formatos pré-definidos de negócio, flexibilidade e versatilidade ajudam muito. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de marketing e de promoções.
Para trazer os clientes à sua porta, franqueados de sucesso relatam o uso de táticas como cupons de desconto, amostras grátis, e-mail marketing, social media e Inbound Marketing voltadas para a comunidade local.
No trabalho de marketing, as grandes campanhas não segmentadas podem ter eficácia reduzida. Ao contrário, muitos franqueados têm obtido sucesso com iniciativas de marketing baseadas na comunidade, tais como as escolas, por exemplo.
5. Colaboradores satisfeitos
Franqueados não podem ter êxito sem bons funcionários. Os vencedores tratam bem os funcionários, para que eles tratem bem os clientes. Algumas empresas de franquia, tais como fast food, têm altos custos com funcionários em relação ao volume de negócios. No entanto, isso faz toda a diferença. Não há dúvida que as maiores franquias do mundo, como o Subway e o McDonald’s fizeram sucesso por terem colaboradores satisfeitos.
Proporcione, então, benefícios de estilo corporativo, tais como planos médicos e odontológicos, bônus de rendimento, programas de crescimento pessoal etc. Além disso, invista bastante em treinamento para que, além de um ótimo atendimento, eles também tenham as habilidades necessárias para ajudar no dia a dia do seu negócio.
6. Atualização constante
Franqueadores de sucesso vão fazer de tudo para que seus resultados sejam bastante positivos. Porém, se você não sabe o básico de contabilidade e de gestão, com habilidades, como ler e trabalhar com documentos financeiros ou como contratar e demitir funcionários, você vai enfrentar problemas.
Além disso, se suas habilidades de vendas estão enferrujadas, o seu conhecimento do dia a dia gerencial das empresas é um pouco instável ou se não está atualizado sobre marketing na internet, considere, antes, se atualizar para melhorar suas habilidades.
Continue, então, a atualizar o seu conhecimento anualmente — oportunidade é o que não falta. Há diversos cursos online que fazem toda a diferença!
Está vendo? O sucesso não depende somente de um bom produto ou de campanhas de marketing eficazes. Para as franquias, diversos fatores devem ser levados em consideração, devido à especificidade desse modelo de negócio. Por isso, para ser franqueado (ou mesmo, franqueador de sucesso), você deverá batalhar bastante, pois a jornada não será simples.
Ainda ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência para nos contar? Conta pra gente nos comentários.