Conheça os 4 principais desfiles e eventos de moda do Brasil

Desconstruindo uma lógica de consumo que se baseava majoritariamente na moda europeia e americana, o mercado brasileiro tem tornando-se mais independente, inclusive, ditando muitas das tendências têxteis mundiais. Mais que uma expressão de glamour, elegância e beleza, as passarelas têm servido como palco para a valorização das cores, costumes e cultura do povo brasileiro.

Alguns dos eventos de moda no Brasil já são reconhecidos como alguns dos mais importantes do mundo. Deseja saber quais são e conhecer um pouco mais sobre eles? Continue acompanhando!

Os maiores eventos e desfiles de moda no Brasil

São Paulo Fashion Week

O SPFW surgiu no ano de 1996, naquela época denominado Morumbi Fashion Brasil — que teve sua origem no Phytoervas. O desfile apresenta duas edições anuais, que apresenta as coleções de primavera/verão e de outono/inverno. Desde 2001, já conhecido como São Paulo Fashion Week, o evento tem crescido e tornou-se o maior da América Latina e o quinto maior do mundo, ficando atrás apenas de NY, Milão, Paris e Londres.

Os desfiles da SPFW lançaram nomes mundialmente reconhecidos no setor da moda, tanto em relação a modelos — como Gisele Bündchen, Lucas Mascarini e Isabeli Fontana — como marcas e estilistas — como Alexandre Hercovitch, Reinaldo Lourenço e Lino Villaventura. O SPFW é um evento revolucionário que colocou o Brasil oficialmente no calendário oficial da moda mundial.

A próxima edição do São Paulo Fashion Week — que será a 41º realizada — acontecerá nos entre os dias 24 e 28 de outubro de 2016.

Fashion Rio

Idealizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAM) e pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), em parceria com o Sebrae-RJ, o Fashion Rio reúne as marcas e grifes mais importantes do Estado do Rio de Janeiro. O evento é realizado, via de regra, uma semana após o São Paulo Fashion Week. O evento é um sucesso crescente no país e referenciado como expressão do modo de ser carioca — imponente e vibrante.

Os próximos desfiles do Fashion Rio serão realizados entre o final de outubro e o início de novembro de 2016.

Capital Fashion Week

A Capital Fashion Week — a principal semana de Moda de Brasília — foi criada, em 2005, pela empresária Márcia Lima e apoiada institucionalmente por diversos órgãos, tais como: Governo do DF, Câmara Legislativa, Sebrae- DF e Associação Comercial do Distrito Federal.

O CFW destaca-se pela valorização da cultura e produção local e regional e, também, pela realização do evento “Novos Talentos” que busca descobrir e dar visibilidade para novos estilistas. Desde a primeira edição, dezenas de novos nomes foram descobertos e alguns conseguiram oportunidades para divulgar seus trabalhos até mesmo no exterior — transformando o CFW em um dos principais eventos de moda do Brasil.

O próximo evento da Capital Fashion Week será realizado entre os dias 13 e 16 de Agosto no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília e prevê diversas comemorações e novidades em decorrência do 16º aniversário do evento.

Minas Trend

O Minas Trend é um dos maiores eventos de moda do Brasil. O evento surgiu com o intuito de promover a moda mineira e levá-la aos quatro cantos do país. Realizado pelo Sistema FIEMG, o Minas Trend já vai para a sua 19ª edição (a ser realizada em outubro), firmando-se como um evento respeitado no calendário da moda nacional.

Além de promover novos talentos, o Minas Trend traz para os participantes as belezas e principais tendências do mercado, sendo um evento de porte internacional.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre os principais eventos de moda no Brasil?

 

Comments (0)
Add Comment