O investimento em Educação é um dos poucos que resistem às épocas mais difíceis da economia e de muitas famílias em particular. É um gasto que proporciona toda a base que pessoas de todas as idades precisam para crescer como cidadãos e enfrentar com sucesso os desafios acadêmicos e profissionais que virão. Por esse motivo, o setor de Ensino está sempre atento aos movimentos e necessidades, principalmente para crianças e jovens.
O cenário é favorável para empreendimentos no Ensino.
As famílias brasileiras reservam a maior parte do orçamento para investir em educação privada, pois acreditam – e com razão – que é o melhor caminho para que seus filhos possam alcançar um futuro melhor.
Esse é um reflexo da própria situação da educação pública, com a queda constante na qualidade dos serviços. A Educação é uma questão urgente, de atendimento com qualidade a cada idade.
Não devemos queimar etapas, permitindo que pessoas cheguem à vida adulta, com os muitos desafios da vida, sem a escolaridade adequada e perdendo oportunidades.
Quais os fatores críticos para investir cada vez mais em Educação?
Investir em Ensino fala por si só. É o enriquecimento do ser humano, dando a ele a oportunidade de conhecimento para analisar criticamente o que está à sua volta e de descobrir os seus caminhos.
Mas, alguns fatores historicamente pesam na decisão de pessoas e famílias. Vamos falar de algumas delas.
Mercado de trabalho mais exigente e competitivo
As exigências do mercado em todos os níveis de emprego mudaram muito nas últimas décadas – na prática, a lista cresceu bastante e tornou-se mais complexa.
Dominar o inglês, por exemplo, deixou de ser uma habilidade desejável e um diferencial; hoje em dia, muitas vagas já pedem um terceiro idioma. A graduação universitária há muito tempo é uma condição básica, hoje já se fala em certificações e especializações.
É nesse contexto que as pessoas precisam aumentar as suas habilidades e competências para buscar oportunidades.
Oportunidades acadêmicas e profissionais no exterior
Vivemos em um mundo globalizado, onde profissionais qualificados podem almejar empregos no exterior e estudantes têm uma boa quantidade de instituições e países que oferecem intercâmbio – e muitos facilitam a permanência com trabalho.
Como disputar esses espaços sem dominar o inglês? A realidade brasileira com o idioma é muito ruim: menos de 3% dos brasileiros tem fluência. É um terreno muito grande a ser explorado e em um público em especial: crianças e adolescentes.
A oportunidade dos convênios de Franquias de Idiomas e Escolas
Com tanto espaço para crescimento no estudo de Inglês, as escolas ainda têm dificuldades de entregar um ensino com uma real qualidade por ser uma disciplina com uma dinâmica totalmente diferente das demais disciplinas.
Exige investimentos específicos em tecnologia, metodologia e materiais que podem pesar muito no orçamento das escolas, enquanto nas Franquias de Escolas de Idiomas eles fazem parte do core business, com estratégias assertivas.
Diante disso, surgiu a possibilidade de elevar a qualidade do estudo de idiomas, através da parceria (convênio) em que uma escola particular cede espaço nas suas instalações para que cursos de idiomas possa oferecer o seu serviço.
Quais são as características do convênio de Escolas de Franquias de Idiomas?
- As aulas são ministradas em salas de aulas disponíveis na escola mas preparadas para o curso de idiomas;
- O curso de idiomas pratica a sua metodologia de ensino com a tecnologia e os recursos educacionais próprios;
- As turmas não são formadas pelos critérios da escola e sim pelo nível de proficiência do idioma.
É um sistema de trabalho que tende a apresentar ótimos resultados para todos os atores envolvidos: escola, franquia e principalmente os estudantes.
Quais são os benefícios dos Convênios para estudantes e pais?
Com a formação das turmas pelo nível de domínio da língua, os professores atuarão nas mesmas necessidades e dificuldades para todos.
Isso cria um ambiente motivador entre os estudantes, pelos objetivos comuns e evita as dificuldades de aprendizado por estar isolado dos demais alunos.
Fazer as aulas de cursos de idiomas no mesmo espaço da escola regular também traz algumas vantagens importantes no dia a dia das famílias:
Interação:
Os estudantes estudam em salas com colegas e amigos, aumentando a confiança, a colaboração mútua e evitar a retração natural entre crianças e jovens em novos ambientes.
Praticidade e segurança:
Fazer o curso de idioma na escola facilita a rotina familiar, sem a necessidade de deslocar a outro lugar. Isso também ajuda na segurança, algo que infelizmente preocupa os brasileiros atualmente.
Quais os benefícios dos Convênios para escolas e franquias?
Oferecer cursos de idiomas com uma marca reconhecida nas suas instalações é uma grande oportunidade de oferecer uma vantagem competitiva importante: a preocupação em oferecer, mesmo indiretamente, um ensino de idioma de excelência.
Além disso, as mensalidades dos cursos através do convênio são mais baixas. Isso atrai cliente e reforça a imagem da escola como parceira.
Para as Franquias de Idiomas, são muitos os benefícios:
- Amplia a base de clientes ao usar as instalações das escolas;
- Atrai clientes que têm dificuldade para fazer o curso em outro lugar;
- Cria uma fonte adicional de receita;
- Aumenta a visibilidade de marca;
- Possibilita atrair clientes fora das escolas que se interessam através das boas experiências dos convênios.
Gostou deste artigo?
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conhecer essa parceria que pode render frutos para dois importantes agentes educacionais – escolas e cursos de idiomas – e provocar a melhoria no nível de instrução de crianças e adolescentes!
Quer conhecer mais?
Veja nossos outros artigos sobre Franquia e Empreendedorismo.
Sucesso!