O empreendedorismo em cidades pequenas vem sendo cada vez mais buscado por pessoas que se mostram interessadas em como investir nesse meio. Porém, principalmente com quem não sabe como começar, isso pode parecer uma tarefa muito árdua.
Portanto, ter conhecimento do mercado, de quem é o seu público-alvo e como saber aproveitar as oportunidades que surgem à sua frente é essencial para o crescimento do negócio e expansão da marca, além da autoridade dentro do seu segmento de mercado.
O texto de hoje, então, abordará o conceito de empreendedorismo e como ele pode ser aplicado em pequenas cidades, mostrando maneiras de como se adaptar a elas, investimentos possíveis e algumas vantagens e benefícios que podem ser conquistados.
Entenda mais sobre empreendedorismo
Desde uma empresa de instalações elétricas até uma empresa logística, todas as formas de negócio estão em constante expansão por causa da internet, mas muitas organizações estão começando a migrar também para cidades pequenas.
Durante muito tempo, elas foram negligenciadas pelo seu baixo poder de compra ou simplesmente por o processo ser menos lucrativo do que o comum. Porém, uma coisa que muitos ignoram é a possibilidade de investir em um mercado de nicho, por exemplo.
Assim como quando se investe em venda de ferramentas elétricas, as cidades pequenas possuem algumas de suas vantagens, como maior tranquilidade, segurança e até mesmo o simples ar puro, quando pensamos principalmente nas que são do interior.
Porém, uma coisa é um fato: embora essas vantagens sejam muito boas, as pessoas que moram nesses locais perdem muito quanto a variedade e opções, sendo um grande desafio para elas encontrarem algo que gostem nas redondezas.
Mas é possível transformar a adversidade em vantagem, principalmente quando pensamos como uma empresa. Se a cidade é pequena, a concorrência certamente é menor, e consequentemente, sua empresa de demolição de casas antigas, por exemplo, terá mais espaço e mais chances de crescer.
Portanto, a conclusão a que chegamos é que, embora seja menos cômodo e talvez bastante menos usual investir em cidades pequenas, elas são cheias de possibilidades, basta saber o que está sendo feito e planejar uma boa estratégia.
Por isso, os tópicos a seguir reunirão uma série de informações e dicas úteis para você entender melhor como realizar tal investimento e como fazer sua consultoria ambiental, ou outro negócio, ter o seu brilho e charme, além de relevância dentro do segmento.
As possibilidades das cidades pequenas
Como entendido rapidamente no começo deste artigo, existem dificuldades e vantagens em se investir em cidades pequenas. Portanto, pode-se dizer que o primeiro passo é estar aberto para tentar algo novo e para moldar suas estratégias de negócios.
Isso porque, diferentemente das grandes metrópoles, a grande maioria das pessoas que moram principalmente em cidades do interior se conhecem, se relacionam com vendedores, possuem dúvidas e estão, na maior parte das vezes, um pouco mais distantes de inovações.
Por exemplo, é bem provável que algumas pessoas possuam suas câmeras de segurança para residência, mas com toda certeza não é como se fosse o comum e que todos os moradores e negociantes da região tivessem o seu sistema.
Portanto, quando pensar em investir em cidades pequenas, tenha em mente que:
- O público precisa de mais atenção que o comum;
- É necessário ter o máximo de informações possível;
- Será preciso um bom relacionamento com os clientes;
- Investir no pós-vendas;
- Os preços devem ser mais acessíveis;
Quando se entende esses conceitos, se torna muito mais fácil investir no empreendedorismo em pequenas cidades, até mesmo porque eles se tornam um certo norte, uma bússola que guiará as decisões de sua organização.
Veja quais são as principais vantagens
Portanto, para que se compreenda ainda melhor sobre quão benéfico é investir em pequenas cidades, abaixo temos alguns tópicos que reunirão vantagens que podem te motivar e mostrar o quanto o seu comércio de, por exemplo, serviço de calibração, tem a ganhar.
Pois bem, continue a leitura e veja as vantagens.
01 – Custos mais baixos
Fazer toda a instalação de uma empresa em cidades menores é muito mais barato, sendo incrivelmente vantajoso para o seu negócio. Sem mencionar que, para mantê-la também é consideravelmente menos custoso, dependendo da estratégia que a organização adotar.
Podemos dizer que, por os preços de estabelecimentos e até a valorização do terreno, do espaço, serem menores, isso torna bem mais viável para que os negócios fluam bem e que o dinheiro que seria gasto nesse quesito possa ser investido em outras frentes do negócio.
Sem mencionar outras questões salariais que afetam até mesmo uma fábrica de móveis de alumínio pode se beneficiar. O custo de vida é mais baixo em cidades pequenas, portanto salários menores ainda são viáveis, sem prejudicar o trabalhador.
Também é bom ter em mente que, até mesmo a passagem e outros benefícios que afetam a jornada de casa ao trabalho saem mais em conta, afinal, a distância a ser percorrida durante a rotina semanal também é menor.
02 – Menor rotatividade de colaboradores
Cidades pequenas possuem menos pessoas e, por haver também poucas empresas que realmente se instalam no lugar, elas dão mais atenção e valorizam muito mais o local onde trabalham. Por isso, existe uma menor rotatividade de funcionários.
Principalmente quando o trabalho é algo que precisa de mais atenção e é melhor remunerado, como administração de obras. Em outras palavras, as pessoas se demitem menos e cogitam muito mais antes de tomar a decisão de sair da empresa.
Até mesmo porque muitas vezes é difícil encontrar outro emprego dentro da cidade e, pelo motivo de, caso alguém saia de uma função em uma boa empresa, dificilmente irá conseguir voltar. Por isso, muitos preferem se manter onde estão.
03 – Menor competitividade
As grandes metrópoles e cidades maiores que são palco para competitividade, elas precisam ter grandes lucros e número de vendas por causa dos altos valores investidos no negócio, sem mencionar a grande quantidade de pessoas que moram na região.
Porém, quando pensamos em cidades menores, cidades do interior principalmente, não é que não exista competitividade, mas ela é consideravelmente menor e, dependendo do ramo da empresa, é provável que realmente não exista.
Um mercado menos competitivo te oferecerá diversas possibilidades, basta saber enxergar as oportunidades que a cidade te proporcionará e saber sempre inovar a partir disso, trazendo novidades e um certo frescor em sua marca.
Em outras palavras, é possível se tornar referência na área e fazer com que seus produtos sejam cada vez mais solicitados, não apenas porque são fortes na região, mas pela sua qualidade. Novamente, é apenas saber aproveitar as oportunidades.
04 – Melhor relacionamento com os clientes
Por ser uma cidade menor, consequentemente, de uma forma ou de outra, haverão menos clientes, mas o engajamento deles será bem maior do que de grandes cidades, principalmente se a empresa souber como estreitar esses laços.
Quando a concorrência é menor, a probabilidade de fidelização aumenta muito, criando um relacionamento mais próximo e que seja mais aberto, que faça com que as pessoas se sintam também parte daquele negócio.
Dessa forma, conquistar a confiança dos clientes não parece ser algo difícil e penoso para se conseguir, mas tudo ocorre de forma mais natural e orgânica, sendo benéfico para a sua marca e, obviamente, para o cliente também.
Considerações finais
O texto de hoje mostrou como pode ser muito vantajoso para a sua marca investir em cidades pequenas, abordando alguns dos conceitos que são bons para desenvolver no seu negócio, além de vantagens para aqueles que se aventuram nessa jornada.
Claro que alguns segmentos podem ser melhor aproveitados do que outros, por exemplo, o ramo de alimentação.
Desde peixarias, restaurantes e bares, até mesmo supermercados, são sempre muito bem-vindos, afinal, todo mundo precisa comer e é necessário um estabelecimento que forneça isso. O lado bom é que esse segmento inclui redes e franquias de fast foods e foodtrucks.
Outro exemplo de segmento que pode ser investido é o de manutenção pois, seja em grandes ou pequenas cidades, os equipamentos dão problemas e, imagine para as pessoas que moram no interior levarem a sua televisão ou máquina de lavar até a cidade grande.
Por isso, ter uma em sua cidade além de ajudar e muito, faz com que o negócio se torne referência e ganhe mais espaço. Também é possível investir em farmácias, equipamentos e suprimentos para pets, entre muitos outros.
Agora que já ficou mais claro, comece a estudar quais as possibilidades da sua marca e invista cada vez mais nesse novo modelo de negócios que só cresce conforme o tempo passa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.