Aplicativo de delivery: um modelo de empreendedorismo

Em tempos de distanciamento social por conta da pandemia provocada pelo covid-19 tem os serviços fornecidos por aplicativo de delivery, que já eram bastante populares, têm se tornado ferramentas indispensáveis para nosso dia a dia. 

Uma pesquisa realizada por um importante startup de gestão financeira, o Mobilis, apontou que no auge do isolamento social a lucratividade dos principais aplicativos de delivery atingiu um  acréscimo de 94% em sua renda.  

Não é para menos, afinal com o agravamento da pandemia se tornou cada vez mais comum se deparar com uma quantidade imensa de motos de entregadores com a mochila estampando a marca do aplicativo nas costas.

Dito isso, é inegável que em 2021 os investimentos financeiros tendem a continuar se desenvolvendo por meio de mídias digitais, esse é o modelo de comércio que veio se estabelecendo nos últimos anos, aumentando de maneira gradual.

Mas uma pergunta que fica é: se a função do aplicativo de delivery, geralmente, é a de oferecer opções de restaurantes, lanchonetes, pizzaria e supermercados ao consumidor, qual a vantagem para esse tipo de serviço? Em que momento a plataforma lucra ao intermediar a transação entre cliente e o empreendedor?

Como um aplicativo de delivery tem lucro?

Para o empreendedor do aplicativo de delivery, sua rentabilidade está diretamente associada ao modelo elaborado pelo app. Para o sucesso da plataforma que oferece esses serviços de delivery é essencial o investimento em métodos inovadores, como inteligência artificial que facilite e disponha de uma variedade de estabelecimentos que ofereçam o produto procurado pelo cliente.

A ferramenta deve ser rápida, fácil de ser utilizada e ainda permitir que o consumidor rastreie seu pedido.

Um dos empreendimentos de aplicativo de delivery mais procurados hoje é o iFood. O serviço cobra uma taxa mensal de estabelecimentos que desejam oferecer seus produtos por meio da plataforma. O iFood disponibiliza planos para a empresa que deseja se cadastrar em sua rede de transações comerciais por meio digital. A taxa mensal para comércios que são novos nesse processo tem o valor de R$100,00, sendo de responsabilidade do estabelecimento a entrega do pedido, além disso o Ifood ainda cobra uma comissão sobre a quantia gasta nos pedidos feitos através da plataforma, no plano básico o valor cobrado é de 12%, e quando o pagamento é efetuado online há um aumento de 3,5%, chegando a abocanhar 15,5% do valor total da compra. Já empresas que possuem um fluxo de contatos mais extenso e por conta disso fazem mais entregas, o iFood cobra R$180,00, entretanto facilita a vida do contratante, ficando responsável pelos entregadores.  Nesse plano, a taxa que o empresário paga ao aplicativo de delivery Ifood é de 27%. 

Como empreender através de aplicativos de delivery?

Em primeiro lugar, para ganhar dinheiro através de um aplicativo de delivery é necessário, imprescindível e fundamental uma boa divulgação, uma vez que já existem serviços especializados bastante conhecidos como o próprio iFood, Rappi, Uber Eats, dentre outros. 

Outro ponto importante e primordial é investir no desenvolvimento do aplicativo de delivery, mirar um público específico e conhecer o mercado pretendido. Como já existem muitos empreendimentos de delivery que trabalham com entrega de comida,  uma ideia interessante seria mirar em outra área, apesar de que nenhum outro campo seja tão procurado.  

Quem inovou e fez a diferença como aplicativo de delivery foi o app Zé Delivery que oferece a comodidade de que o consumidor receba sua cerveja, refrigerante ou algum outro tipo de bebida de preferência no conforto do lar. Foi uma escolha acertada, visto que normalmente, mesmo que alguns estabelecimentos especializados em comida ofereçam a venda de refrigerantes e bebidas alcoólicas, o valor é muito acima da média.

Mercado

A situação econômica na qual o Brasil se encontra tem dificultado muito a vida de quem depende do comércio. Várias empresas que necessitam do contato presencial estão chegando à falência e fechando as portas, por conta disso tantos investidores estão em busca de caminhos alternativos para driblar as adversidades que afetam o mundo inteiro. O empreendedorismo digital, sem dúvidas, tem sido o caminho mais comum e com maiores chances de acerto no mundo empresarial. É preciso estar atento ao mercado e a evolução tecnológica que vem cada vez mais dominando o comércio, e uma boa saída, sem sombra de dúvidas, é esse modelo de empreender por meio de um aplicativo de delivery. Evidentemente não é tão fácil como na teoria, é necessário estudar e se possível ter como auxílio alguma firma especializada em consultoria.

Comments (0)
Add Comment