Entenda o crescimento do mercado de franquias

Em tempos de crise há quem veja no momento ruim uma oportunidade para investir, e uma alternativa que pode ser bastante interessante é investir em uma franquia.

Marca conhecida, empresa consolidada e fórmula pronta para funcionar são facilidades que podem ser encontradas pelo futuro franqueado, já que o segmento de franquias é uma ótima alternativa para quem quer evitar investir em uma marca própria e independente.

Criatividade para implantar um modelo de negócio inovador, seja ele em relação a forma de apresentação ou ainda a forma de venda é fundamental para se consolidar uma franquia nova.

O investidor deve ficar atento ao modelo financeiro da franquia, às perspectivas de expansão da marca e ao suporte que o futuro empresário receberá do franqueador.

Crescimento do mercado de franquias

Investir em franquia pode ser bom tanto em tempo ruim para a economia (como o momento atual) como em tempos bons. O mercado de franquias tem crescido nas últimas décadas e a tendência para 2016 é continuar crescendo, pois apesar de 2015 ter sido um ano péssimo para a economia, o mercado de franquias cresceu aproximadamente 10% em relação ao ano anterior.

O que tem causado o aumento no número de franquias?

Com o aumento do desemprego o brasileiro tende a procurar alternativas para se sustentar, e quem tem o hábito de poupar pensado no futuro e de repente se vê desempregado acaba decidindo em investir no negócio próprio, mesmo que seja em alguma marca consolidada (franquia), com apoio do franqueador e com ‘fórmula pronta’ o que, em tese, seria menos arriscado que simplesmente abrir um negócio próprio com marca nova.

O crescimento de centros comerciais planejados e a construção de novos shoppings pelo país afora também colaboram para o crescimento desse número. Em termos Fiscais, a maioria dos pequenos franqueados tem a opção de se enquadrar no Simples, que é o regime tributário simplificado ideal para a maioria das pequenas empresas.

Contribui também para isso, a ascensão das baixas classes sociais que tem peso significativo no consumo dos produtos das franquias.

Tendências do mercado de franquias

A tendência para o mercado de franquias é a internacionalização, já que as franquias brasileiras já atuam em mais de 50 países pelo mundo.

Já para o mercado interno a tendência é que se explore mercados ainda negligenciados pelos empresários em geral, como no âmbito alimentar, para quem tem restrições alimentares, como intolerância a lactose e o já crescente mercado fitness.

Dinheiro parado, sendo corroído pela alta inflação, vontade de investir em algo e tino comercial são fatores que podem facilmente levar uma pessoa a investir em uma franquia, especialmente as digitais, que normalmente tem custos menores.

Por outro lado, há de se observar que, dependendo do tipo de negócio, a loja virtual pode sufocar as físicas, tendo em vista que a experiência de consumo, dependendo do tipo de franquia, será a mesma tanto na física como na virtual.

No entanto, por conta da comodidade de comprar sem sair de casa o cliente pode optar por efetuar suas compras online.

Antes de investir em alguma franquia é necessário muita pesquisa e análises sobre as possibilidades.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ficar por dentro de todo o conteúdo necessário para te ajudar a investir em uma franquia, além de saber os motivos pelos quais você deve investir em uma franquia, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de sua franquia. Te esperamos por lá!

Mercado de Franchising
Comments (0)
Add Comment