Fidelizar clientes é uma ação de extrema importância para qualquer negócio. Afinal, empresas de sucesso precisam de fãs, de pessoas que comprem e defendam a marca e a divulguem para outras pessoas.
Isso ajuda e muito uma empresa a crescer.
Mas então como conseguir essa fidelização? Adotando as estratégias que falaremos a seguir.
Tenha uma ótima leitura!
Estratégias para fidelizar clientes
Fidelizar clientes é fundamental, seja para pequenas, médias ou grandes empresas, e para conseguir isso é necessário investir nas seguintes estratégias:
1. Dê atenção ao pós-venda
Depois que uma venda é feita, quer dizer que o trabalho está concluído, certo? Errado!
Hoje, o pós-venda é algo de grande importância, principalmente quando o assunto é estratégias para fidelizar clientes.
Demonstre ao cliente que você se preocupa e tem interesse no sucesso dele.
2. Ouça seus clientes
Seguindo a linha do tópico anterior, ouça cada vez mais os seus clientes e estreite o relacionamento entre eles e a sua empresa.
Isso porque devido as redes sociais e a internet no geral, os consumidores atuais estão mais ativos. Ou seja, eles comentam, criticam, curtem, compartilham, recomendam e interagem em posts no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn…
Sendo assim, ouça o que eles têm a dizer, responda suas dúvidas e críticas, e o principal: não ignore-os. Mostre o valor e a importância que eles têm para o seu negócio.
3. Ofereça programas de fidelidade, incentivos e tratamento VIP
Outra estratégia para fidelizar clientes é oferecer programas de fidelidade, incentivos e tratamento VIP.
Mas antes, é importante ter em mente que:
- As vantagens e recompensas precisam ser realmente úteis para o cliente;
- As regras e o regulamento precisam ser claros e fáceis de entender;
- É necessário que o cliente seja incentivado a ter uma participação ativa no programa;
- Responsabilidade, ética e respeito são imprescindíveis.
Dito isso, vamos pensar na seguinte questão: clientes fidelizados, ou seja, fiéis a sua marca, geram uma boa parte do lucro para o seu negócio.
Por exemplo, em relação aos brindes você pode dar canecas personalizadas, agendas, calendários, pen drives, canetas, entre outros.
Tudo isso faz com que eles se sintam especiais e valorizados, deixando-os satisfeitos e claro, contribuindo para a fidelização.
4. Mantenha um bom nível de relacionamento com seus clientes
Se você pretende fidelizar cada vez mais clientes, é importante ter em mente que isso leva um certo tempo e que você precisa manter um bom nível de relacionamento com eles.
Não adianta fazer uma ou duas ações pontuais e esquecê-los depois. Não, isso não vai dar certo se você quer clientes fiéis. É preciso regularidade. Mas então, o que fazer?
Por exemplo, geralmente você sabe a data de nascimento de seus clientes, certo? Então que tal enviar um e-mail personalizado de parabéns? É uma boa (e simples) estratégia, mas que mostra que você se lembrou deles.
5. Tenha paciência
Não é de um dia para o outro que a sua empresa terá clientes fidelizados, por isso é importante ter paciência.
Muitos consumidores quando fazem pesquisas ou entram em contato com uma empresa para saber mais sobre um produto ou serviço, não estão necessariamente prontos para comprar.
Portanto, não quer dizer que eles já serão clientes fiéis logo de cara. Antes, é preciso que eles conheçam mais a marca, tenham acesso a mais informações e se relacionem de maneira mais profunda com ela.
Bônus: Depoimentos
Quando a sua empresa começar a ter os primeiros clientes fiéis, peça a eles depoimentos, seja em forma de texto ou vídeo.
Dessa forma, você pode explorar essa estratégia de depoimentos no site e nas redes sociais da sua empresa, por exemplo, para mostrar a outros consumidores o que estão falando da sua marca e como gostam dela.