É notório o crescimento dos investimentos em franquias. Como esse modelo de negócios remete a uma margem de segurança e retorno maior, muitos empreendedores veem, nesse tipo de investimento, uma grande oportunidade para obter excelentes resultados. E um dos motivos principais para isso é a boa relação entre franqueado e franqueador.
Ela funciona como uma grande parceria, afinal todos estão no mesmo barco, zelam pela imagem da empresa e buscam prestar o melhor serviço para o público consumidor.Porém, mesmo com essa proximidade de relação, existem diferenças entre os papéis executados por ambos. Confira abaixo algumas das principais diferenças entre franqueado e franqueador:
O papel do franqueado e franqueador nas políticas e normas
Em relação aos padrões, normas, processos e políticas da rede, a diferença existente é praticamente hierárquica, visto que cabe ao franqueador estabelecer as regras gerais de funcionamento do negócio.
Seu objetivo principal é conferir uniformidade de ações entre todos os franqueados e, ainda, dar o suporte adequado, para que eles possam ter a tranquilidade necessária para executar essas tarefas com êxito.
Seguir os procedimentos citados é papel do franqueado, já que, em grande parte, eles fazem parte do arsenal das ações experimentadas tomadas pela rede para ter melhores garantias de sucesso da marca.
Mas esse também é um processo cooperativo, já que a troca de informações entre todas as partes é fundamental para aprimorar essas ações.
A questão dos custos operacionais
Em relação aos custos operacionais, a questão mais pertinente é em relação à porcentagem a ser paga para o franqueador.
A rede de franquias normalmente já tem esses valores definidos, e cabe a ela colocá-los de forma clara ao franqueado. Para isso, ela usa de procedimentos legais, fazendo-os constar em contrato, para que essa relação seja a mais transparente possível.
Ao franqueado cabe honrar esse pagamento e também lidar com os custos operacionais do dia a dia, referentes ao funcionamento da sua unidade, tais como:
- Aluguel;
- Funcionários;
- Energia elétrica.
- Telefone;
- Internet etc.
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A responsabilidade sobre marketing e atendimento
As ações de marketing do franqueador
Em relação ao marketing, o franqueador busca, na maioria das vezes, uma publicidade mais geral, ou seja, divulgar a marca como um todo, o que faz com que o cliente interessado procure a unidade mais próxima.
Sendo assim, o franqueado é beneficiado com essa ação. Para auxiliar nos custos desse processo, muitas franquias têm um fundo cooperativo de marketing.
As ações de marketing do franqueado
O franqueado também pode investir na divulgação da sua unidade, desde que siga os processos de marketing definidos pelo franqueador. Além disso, o processo de vendas deve ser feito somente com a comercialização dos produtos autorizados pela rede.
A importância da excelência no atendimento ao público
Um dos fatores mais importante gerar um aumento de vendas e uma propaganda positiva da empresa é a qualidade do atendimento ao público. Por isso, muitos franqueadores investem em treinamento, para que seus franqueados alcancem um padrão de excelência que possa ser expandido para todos os colaboradores.
Diante de todos esses pontos, podemos dizer que a relação entre franqueado e franqueador é de muita parceria, com o franqueador buscando as melhores soluções para todas as partes, enquanto os franqueados procuram colaborar da melhor maneira para ajudar a alcançar os grandes resultados almejados.
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