Como saber se uma franquia é confiável

Antes de iniciar um investimento de grande porte, um empresário precisa saber se a franquia é confiável

Esse formato tem ganhado cada vez mais o interesse do público, principalmente pelos benefícios que oferece para pessoas que não tem uma estrutura montada, como uma locação de geradores.

O mercado está cada vez mais interessante para investir em franquias. A quantidade de unidades abertas no país teve um enorme salto e muitas novas empresas começaram a adotar o modelo, abrangendo uma estrutura de qualidade muito maior.

Com esse aumento nas possibilidades de abrir uma empresa, é muito importante ter atenção a pontos essenciais para garantir que você está fazendo o negócio certo, principalmente por conta dos custos de abertura.

Escolher uma franquia demanda uma boa parcela de estudo e avaliação de suas possibilidades. As franquias estão integradas na maior parte dos segmentos, e por isso é interessante buscar itens relevantes em sua área de conhecimento.

Embora muitas pessoas ainda tenham a concepção de que você não deve empreender em algo que gosta, isso é muito errado.

Ao trabalhar com um produto ou serviço de sua preferência pessoal, como stand para eventos, você saberá muito mais informações sobre o item em questão e sobre o mercado.

Dentre os principais segmentos de franquias na atualidade, é possível destacar:

  • Moda e beleza;
  • Alimentação;
  • Saúde e bem estar;
  • Entretenimento.

Estes segmentos possuem uma grande aceitação para o formato, e a cada dia novas opções de franquias são abertas para quem deseja empreender.  Basta então escolher a área em que você domina melhor e iniciar o processo de organização. 

Existem diversos custos que permeiam este processo. O primeiro e principal deles é o pagamento da franquia, que permitirá que você use o nome, a identidade visual e a infra estrutura da empresa franqueadora de totens de autoatendimento.

Uma das grandes vantagens de pagar essa taxa é que você não estará iniciando do zero. Além de contar com todo o suporte da franqueadora para organizar seu espaço, você estará abrindo uma empresa que já tem algum peso no mercado, e que o público já conhece.

Isso aumenta muito as chances de resultados positivos neste primeiro momento, trazendo um retorno muito maior logo nos primeiros meses e compensando alguns dos custos realizados para a montagem do local.

Entretanto, em um mercado cada vez mais aquecido, é preciso tomar cuidado com algumas armadilhas no caminho. A proposta de franquia é muito boa, mas isso não significa que ela funciona em todas as ocasiões.

Quando você está pensando em investir e até mesmo mudar sua fonte de renda, dedicando-se exclusivamente à franquia de empresas de contabilidade, é fundamental que você tenha uma estrutura de confiança para seu trabalho como um todo e saiba definir se uma franquia é confiável ou não.

Identificando se uma franquia é confiável

Existem algumas maneiras de identificar se uma franquia é confiável antes de bater o martelo e iniciar o processo de montagem da nova empresa. Dessa maneira, você consegue ter mais assertividade em sua escolha.

Abrir uma empresa não é uma ciência exata. Em alguns casos, mesmo que você faça tudo certo, pode não conseguir os resultados que estava esperando.  Nestes casos, é bom não desanimar e procurar entender o que está acontecendo de errado. 

Para evitar que você faça apostas em franquias que não apresentem a qualidade ou o interesse necessários para prosperar com mão de obra qualificada e especializada, é preciso estar atento a algumas informações que podem fazer a diferença nesse processo.

Verifique a situação de outras unidades

Embora esta dica não seja tão funcional para franquias novas no mercado, é interessante avaliar o quanto essa marca está bem posicionada. Normalmente, uma franquia é medida pelo sucesso de suas unidades.

Quando você encontra uma marca que tem franquias constantemente encerrando suas atividades, ou empresários que passam o ponto frequentemente, isso pode ser um alerta para você pensar melhor antes de mergulhar de cabeça nesse tipo de atividade.

A quantidade de unidades de uma franquia não é um representativo de qualidade, mas o fechamento constante de unidades pode indicar muito sobre o quão satisfeitos estão os investidores dessa franquia em particular.

Por isso, é melhor procurar por suporte de informatica para empresas que estejam bem estabelecidas no mercado, trabalhando a algum tempo com franquias estáveis, que não estão sob o risco de fechar as portas ou com muitos empresários desejando passar o ponto.

Estas empresas mais estáveis são a melhor solução para você pensar em abrir uma franquia, uma vez que as unidades franqueadas mostram os benefícios de investir com este tipo de empreendimento em particular.

Associação de franquias

A ABF, sigla para Associação Brasileira de Franquias, é um órgão regulamentador que busca agregar empresas que trabalham com esse modelo no país. Embora a associação não seja obrigatória para franqueadores, estar junto desse órgão é muito importante.

A ABF possui uma série de regras importantes para garantir que todas as empresas associadas sejam de qualidade, e passar nesse processo não é para qualquer um.  Isso acaba gerando um impacto de confiança maior para empresas associadas à ABF. 

Além disso, você conta com um braço a mais para lidar com os desafios do início da montagem da franquia, com o apoio do franqueador de curso de capacitação online, você pode tirar dúvidas e contar com os profissionais da ABF para otimizar seus resultados.

Converse com franqueados

Uma boa maneira de sentir se uma franquia é confiável é o diálogo com franqueados. Você pode entender muito melhor a relação da franqueadora com seus franqueados e falar diretamente com quem está estabelecido no mercado.

Estas pessoas poderão mostrar suas rotinas, benefícios e até mesmo problemas que enfrentam ao longo do tempo trabalhando com essa marca.

Além dos franqueados, uma boa maneira de aumentar sua segurança para começar uma franquia é entrar em contato com ex-franqueados. Existem diversos motivos para uma pessoa parar de ser franqueada de software de call center, por exemplo.

Entender estes motivos pode ajudá-lo a tomar a decisão final, uma vez que você pode entender pontos que fizeram o ex-empresário ficar insatisfeito com a franquia, se o mercado não estava favorável ou mesmo se foi uma decisão de comum acordo.

Estas ações garantem que você tenha mais informações para decidir se realmente pretende investir em uma franquia ou se irá continuar a procurar outras opções, otimizando assim o seu investimento.

Muitos empreendedores têm capital limitado, e não podem se dar ao luxo de escolher uma franquia errada, abrir as portas e ter que fechar e reiniciar o processo.  Pensando nisso, quanto mais assertividade você tiver melhor. 

Estas ações são muito importantes para garantir resultados mais efetivos em sua empresa, otimizando suas ações e aumentando o potencial de engajamento de cada um.

Projeções financeiras

Uma boa maneira de identificar se a empresa é confiável é através do estudo de seus resultados. Normalmente, quando você está buscando uma franquia para investir, elas oferecem uma estimativa de faturamento.

Você pode avaliar as planilhas de franquias existentes e o plano de negócio da marca para identificar se a estimativa condiz com a realidade, e se você realmente terá o retorno que está esperando da empresa.

Isso deve contar uma série de valores que têm de ser levados em conta, desde despesas básicas como aluguel, luz e água, até a folha de pagamento de seus colaboradores e outros itens importantes que precisam ser bem avaliados para garantir um resultado satisfatório.

 Investir em uma franquia demanda conhecimento e trabalho árduo, e por isso é importante que você saiba o tipo de ação que estará executando quando iniciar suas atividades junto à franqueadora. 

Conheça seu público

A opinião do público também é muito importante para determinar assertivamente quais são os elementos principais desse tipo de ação. Ouça atentamente o feedback de usuários da franquia e como eles se posicionam com relação a marca.

Quanto mais querida uma determinada franquia for, melhor será o posicionamento dela no mercado. Por outro lado, empresas que estão constantemente recebendo reclamações podem não ser a melhor opção para você investir seus recursos.

Considerações finais

Trabalhar com franquias é um dos meios mais rápidos de conseguir retorno dentro do empreendedorismo. As estruturas pré-planejadas e o suporte de uma entidade maior podem facilitar muito seus primeiros passos.

Entretanto, você deve ter em mente que existem diversos elementos a serem levados em conta para saber se uma franquia é confiável quando está se organizando para conseguir uma estrutura de qualidade para a abertura de seu empreendimento,  garantindo uma estabilidade maior de mercado. 

Portanto, fuja de armadilhas e de empresas pouco confiáveis para garantir mais tranquilidade para investir seu dinheiro e iniciar uma carreira empreendedora, aproveitando todas as benesses de ser um franqueado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comments (0)
Add Comment