O mercado econômico é conhecido por sua volatilidade, sempre reagindo às mais diferentes variáveis que podem surgir em seu caminho, afetando assim os mais diversos tipos de negócio, sendo capaz de colocar uma franquia em momento de crise.
Cabendo então ao administrador de cada estabelecimento comercial em específico saber como navegar diante essa frequente onda de mudanças, principalmente durante períodos de crise, onde a atuação desse gestor pode ser responsável pelo futuro do negócio.
Mostrando-se necessário para quem possui um empreendimento que trabalha com a venda de máquina de extração de suco de laranja saber sobre como direcionar as atividades desse negócio durante uma época de crise, para que consiga sobreviver à essa fase.
O primeiro passo para se conquistar essa posição positiva é analisar o seu mercado interno, ou seja, garantir que tópicos relacionados à manutenção do seu negócio, como o número de funcionários contratados, não afete o nível de produção do seu empreendimento.
Pois mesmo que uma crise exija algumas decisões drásticas, como a redução da sua equipe interna, às vezes, essa falta de colaboradores pode acabar atrapalhar os serviços de uma empresa de mão de obra terceirizada, prejudicando o nome da companhia.
Por isso é importante alinhar as suas ações internas com as externas, para que o seu negócio continue a se posicionar como uma opção de qualidade para os seus clientes, ainda menores durante uma situação de crise financeira mundial.
Um conselho que vale para os mais variados modelos de negócio, como um empreendimento próprio, um negócio virtual ou até mesmo um comércio que trabalha com o modelo de franquias.
Dependendo muito das decisões comerciais a serem administradas pela empresa dona dessa marca que está sendo comercializada em diversos pontos.
Na verdade, o sistema de franquias pode até ser a melhor opção para alguém que busca se inserir no mercado comercial, mesmo diante um período de crise.
Por que apostar em uma franquia?
Diversas são as razões para se investir em um modelo de franquias, a começar pela variedade de setores comerciais que podem ser encontrados utilizando esse tipo de sistema, tais como:
- Rede de restaurantes;
- Lojas de material de construção;
- Salões de beleza e espaços estéticos;
- Lojas de material eletrônico;
- Rede educacional.
Pois se de um lado um empreendedor se sente mais confortável lidando com a venda direta de algum tipo de produto, outro sente mais afinidade com o setor alimentício, trabalhando então com o setor de alimentação industrial.
Fora essa diversidade de negócios, o modelo de franquias traz também outras facilidades para o empresário que busca trabalhar com esse formato comercial. E quando se pensa em um momento de crise, destaca-se também a segurança que esse formato apresenta.
Com a franqueadora sendo responsável por definir boa parte da estrutura comercial de um negócio, repassando esse sistema otimizado a todas as franquias que contrataram o nome dessa marca, inclusive dentro de períodos de crise.
Trabalhando assim com um sistema aprimorado, que utiliza de um software para franquias, que permite aos administradores desse tipo de negócio ter um maior controle sobre suas atividades, conseguindo superar qualquer tipo de adversidade econômica.
Como uma franquia pode superar o momento de crise?
Mesmo com todos os benefícios voltados ao mercado de franquias, existem certas decisões que devem ser tomadas durante a administração desse negócio, ainda mais durante um período de crise, onde se mostra necessário adaptar os seus negócios.
E para superar tal tipo de dificuldade, é importante que os gestores de uma franquia tenham acesso às melhores ferramentas a serem utilizadas durante a administração desse negócio, o que inclui também o pessoal presente no âmbito interno deste empreendimento.
Tenha uma equipe de gestão de crise
Para se superar um período de desequilíbrio econômico, uma empresa deve ter ao seu redor uma equipe profissional de funcionários, capacitados justamente para lidar com esse tipo de situação, onde o futuro de uma companhia pode estar em risco.
Um exemplo disso é a contratação de um escritório que trabalha com serviços de consultoria fiscal, sendo responsáveis por identificar as melhores estratégias comerciais a serem tomadas durante a administração de uma franquia, visando o seu progresso.
Mapear os maiores riscos de uma franquia
Para se resolver os problemas financeiros de uma empresa, é preciso primeiro identificar quais são esses riscos que podem prejudicar o funcionamento da sua franquia, ainda mais dentro de um período de crise, onde as chances de recuperação são mais remotas.
Entre os tipos de riscos que devem ser analisados para o andamento da sua empresa estão:
- Financeiros;
- Jurídicos;
- Operacionais;
- De segurança;
- Estratégicos.
Questões a serem analisadas, por exemplo, por um escritório de contabilidade para pequenas empresas, responsável por identificar os problemas de uma franquia, assim como suas soluções.
Saiba como agir rapidamente em um momento se crise
Um período de crise exige que decisões sejam tomadas de maneira rápida, pois não costuma existir tempo o suficiente para que um empreendimento analise profundamente o seu mercado, já que os efeitos econômicos costumam surgir de forma rápida e destrutiva.
Tenha uma comunicação aberta com seus clientes
Para que uma franquia tenha sucesso, um dos tópicos mais importantes a serem analisados é a situação dos seus clientes em relação ao seu empreendimento, o que se intensifica em um período de crise, onde o poder de compra do consumidor se encontra em redução.
Para se driblar disso, é essencial que as empresas tenham um diálogo aberto com seus clientes, principalmente quando se trata de um negócio de pequeno porte, no qual a sua comunicação personalizada é a principal responsável pelo sucesso da franquia.
Conte com o apoio da franqueadora
Como dito anteriormente, um dos principais tópicos positivos de se trabalhar com o modelo de franquias, é poder contar com o auxílio das empresas por trás da marca que está sendo franqueada.
Muitas vezes com ela trabalhando com ferramentas como um sistema de automação comercial, que ao ser disponibilizado para todas as franquias desse ramo, permitem com que elas alcancem um nível de trabalho personalizado e otimizado.
O que é ótimo para que essas franquias consigam se destacar no mercado durante um período de crise, tornando-se o principal ponto de comércio a ser escolhido pelos seus clientes e consumidores potenciais.
Mas essas práticas não buscam somente preparar a sua franquia para um momento de crise, sendo necessário também adotar tais estratégias para que o seu negócio consiga agir da melhor maneira antes, durante e após um período de crise mundial.
A importância de saber como se prevenir em momento se crise
De fato, boa parte das crises financeiras são difíceis de se prever, como aconteceu com a pandemia de covid-19, que passou a assolar o mundo com força a partir do ano de 2020, o que fez com que muitos negócios quebrassem, ao não conseguirem se adaptar.
Mudanças tiveram que ser feitas para que alguns mercados continuassem a funcionar dentro do período de pandemia, como uma empresa que oferece serviços de conservação, adotando o atendimento digital como forma de se conectar aos clientes.
Sendo preciso marcar uma visita de forma adiantada, para que fosse possível adaptar o local e os funcionários, para a realização de algum tipo de obra de restauração nesse espaço, com o menor contato possível entre os profissionais e os contratantes.
Por isso se deve sempre estar atento às possíveis mudanças do mercado, para que no caso de uma eventualidade, o seu serviço de franquias esteja pronto para adotar qualquer medida que ajude na sua manutenção durante tempos de crise.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.