Investir em Franchising proporciona chances reais de sucesso, com uma marca de sucesso e tendo todo o suporte para funcionamento. Essas características já diferenciam as redes de franquias dos demais negócios no quesito segurança em termos de organização, planejamento e expectativa de lucro e prazo de retorno. Mas a maioria, pela natureza dos produtos e serviços, não pode garantir a estabilidade em longo prazo. Afinal, estamos falando de humores do mercado.
Podemos chamar de estabilidade em longo prazo uma Franquia que tenha uma performance estável em termos de faturamento e rentabilidade por um período extenso.
Seriam os nichos onde os produtos e serviços oferecidos têm uma relação com os clientes em um longo período, permitindo assim que os franqueados possam contar com receitas regulares e poucas variações.
Os produtos e serviços, independentemente de serem vendidos através de franquias ou negócios próprios, têm seus próprios comportamentos de consumo, que afetam essa perspectiva de estabilidade. A grande maioria vai oscilar por alguns fatores:
Impactos de crises econômicas
Momentos difíceis da economia, tanto nacional quanto local, vão impactar no consumo de diversos produtos e serviços e os essenciais – alimentação, higiene, saúde – são os menos impactados.
Concorrência
O surgimento de concorrentes na área de atuação pode provocar um abalo no faturamento até de setores com receita recorrente – e, portanto, mais estáveis. O impacto dependerá do posicionamento desses concorrentes em termos de preço e produto e de seus diferenciais competitivos.
Problemas setoriais
Desabastecimento de matéria-prima, mudança de carga tributária, desvalorização cambial são alguns fatores que podem prejudicar um determinado setor e influenciar a estabilidade de receita das empresas.
Sazonalidade
Esse é o comportamento mais crítico; produtos e serviços que não tem uma demanda regular, com picos de venda intercalados com períodos de baixo faturamento. É importante ressaltar que, apesar de não terem uma receita regular ou recorrente, esses produtos e serviços podem apresentar faturamento e lucratividade superiores aos itens regulares, pois têm uma procura muito grande – ou um tíquete médio alto.
A estabilidade em uma Franquia não está apenas no produto!
É muito comum as pessoas buscarem negócios onde a receita é regular ou sempre crescente. Um bom exemplo são as academias, onde os clientes se comprometem a um pagamento mensal para usufruir dos serviços.
Seria uma forma de ter mais segurança. Porém, a estabilidade não é obtida apenas com o talento de vender um produto que tem receita recorrente. Outros pontos importantes devem ser observados, sem os quais até mesmo uma academia pode ter dificuldades.
Gestão permanente de custos
Com exceção dos custos da franquia com a franqueadora, os operacionais devem ser controlados de perto e permanentemente. São muitos custos para gerir e cada um de uma forma própria, mas não dar atenção a eles pode causar desperdícios, fata de recursos para custos essenciais e perda de qualidade do processo de atendimento da franquia como um todo.
Gerir todos os custos com metas, prazos e ações é um ótimo caminho para manter e aumentar a estabilidade das margens de lucro.
Controle cuidadoso de estoques
Estoques mal gerenciados podem ser um atalho para a perda de:
- Lucro com compras urgentes e com preços maiores, compras grandes sem a previsão de venda compatível;
- Faturamento a partir de decisões erradas sobre o que comprar, ficando sem recursos para itens que tenham um horizonte de vendas favorável.
Aqui falamos especificamente do modelo de franquia onde o franqueado é responsável tanto pelas compras de insumos para produção como pelos produtos diretamente da franqueadora.
Gastos administrativos
Um erro comum a muitos empreendedores é focar esforços de controle em estoques e grandes despesas, como pessoal e aluguel de equipamentos, e negligenciar os custos administrativos, como material de escritório, locomoção, impressão e outros.
Sem o devido controle, estas despesas podem corroer boa parte do lucro, abalando a estabilidade esperada.
Liderança reconhecida pelas equipes
O melhor produto, estoques e custos controlados não vão garantir a estabilidade e o lucro se os funcionários não estiverem motivados e valorizados – o que pode causar perda de eficiência e qualidade na entrega aos clientes.
Imagine uma academia com professores desmotivados: é grande a chance de perder matrículas.
Quais franquias têm maior chance de estabilidade em longo prazo?
A base da estabilidade financeira de uma franquia – ou um negócio próprio – é a receita recorrente, algo comum em nichos onde há um compromisso do cliente com a empresa. Podemos dizer que a fidelidade do cliente é essencial para alcançar a estabilidade.
1 – Franquias de Seguros
Esse é um nicho onde a fidelidade é um princípio do negócio, pois o cliente assina um compromisso de, no mínimo, 12 meses e deixa de ter os serviços se ficar inadimplente – e consequentemente coloca em risco um patrimônio.
É um segmento que não prevê a receita recorrente, mas tem potencial de vendas ao longo de todo o ano, sem sazonalidade. Uma dica nesse segmento é oferecer diversos tipos de seguro para conquistar um cliente mais de uma vez: ele pode ter seguros de residência, veicular e de vida.
2 – Franquias de Academias
Esse é um segmento de comportamento muito similar ao de seguros e onde a multiplicidade de produtos a um cliente tem um impacto grande no faturamento – além do tíquete alto.
Está em crescimento contínuo apesar das crises – as pessoas precisam e querer cuidar mais da saúde com esportes, lutas e danças. Aqui a dica é o cuidado extremo com a limpeza e a beleza das instalações para criar um ambiente agradável.
A receita recorrente neste nicho não tem um risco com a inadimplência, como nos seguros. Portanto é necessário investir também em excelência no atendimento e qualidade dos profissionais – uma academia é um ambiente de socialização – para manter a fidelidade.
3 – Franquias de Educação
Dentre todos os segmentos que trabalham com receita recorrente, o de Educação é o que consegue ter os compromissos de maior duração, por vários anos, já que estamos falando de pessoas que podem ficar da infância à juventude em uma escola.
Além do ensino regular das escolas, existem os cursos preparatórios para concursos e exames, cursos de especialização e técnicos e cursos de aprendizado de idiomas.
Uma característica marcante das Franquias de Educação é trabalharem com um produto essencial a todas as pessoas e com diversos subsegmentos, aplicados a momentos diferentes da vida.
As Franquias de Idiomas são um subsegmento com excelentes resultados, pois a falta de domínio de um segundo idioma é uma deficiência grande na população brasileira – apenas 5% da população brasileira tem domínio do inglês, por exemplo.
Esse, portanto, é um nicho com muito público em potencial, renda recorrente e estabilidade de longo prazo.
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Esperamos que tenha ajudado você a pensar na Franquia como uma forma de dar um salto de qualidade na sua carreira.
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Sucesso!