Atualmente, o Franchising está presente em todos os segmentos de mercado. Desta forma, os empreendedores podem encontrar uma franquia do produto ou serviço que desejam investir. Por outro lado, cada marca exige dos candidatos um conjunto de habilidades e competências que são fundamentais para que a produtividade seja a melhor e, consequentemente, gere satisfação e motivação para o franqueado.
Dentre os muitos e interessantes modelos, as Franquias de Consultoria são um segmento que se destaca por um conjunto único de características e benefícios, atraindo principalmente os profissionais que têm experiência corporativa.
Vamos falar um pouco sobre esse segmento e como você pode ser um franqueado de consultoria, ter satisfação pessoal, sucesso profissional e qualidade de vida.
Você conhece as Franquias de Consultorias?
As Franquias de Consultorias são especializadas em desenvolver projetos de melhorias em organizações de todos os portes e segmentos.
São uma excelente alternativa no Franchising para empresas que querem otimizar seus processos, desenvolver mudanças e ganhar eficiência no seu desempenho.
Podemos destacar os projetos de:
- Reorganização administrativa;
- Projetos de expansão de linha de produtos e serviços e de mercados;
- Planejamento tributário;
- Modernização com novas tecnologias;
- Gestão e redução de custos e despesas.
Consultoria não é tomada de decisão!
O franqueado avalia os objetivos, estuda o ambiente e os cenários possíveis e oferece um plano de ações para atingir os objetivos.
Dessa forma, ele não é responsável pela decisão, que está sempre nas mãos do cliente, bem como os benefícios e riscos – devidamente mapeados no projeto.
É Importante que este limite de atuação fique claro no projeto para que a franquia não seja prejudicada, na receita ou imagem, por outros fatores sobre os não tem controle – por exemplo, definir um plano de redução de custos e a empresa usá-lo embutindo um corte de pessoal.
Onde estão as oportunidades das Franquias de Consultoria?
As empresas, especialmente as nascidas a partir da crise econômica e por vontade das pessoas de empreender, apresentam deficiências de organização e gestão e precisam buscar formas de otimizar seus processos, melhor a performance administrativa e tornar-se mais competitivas.
O índice de fechamento de empresas com 2 anos de vida é alto e uma consultoria empresarial pode salvar o negócio, recolocando-o na trajetória de crescimento.
Além disso, é crescente o movimento nas empresas de terceirizar setores, entregar a gestão a empresas especializadas e, com isso, reduzir custos.
Porém, elas precisam de expertise para avaliar cenários e tomar as melhores decisões.
Quais são as principais características das Franquias de Consultoria?
A grande inovação dessas franquias pode ser vista nas suas principais características, e por esse motivo elas atraem tantos profissionais experientes.
O capital intelectual é fundamental
Ao contrário das demais franquias, onde as competências são usadas para a gestão e a produção de produtos e serviços, nas Franquias de Consultorias o capital intelectual é o principal insumo para desenvolver todo o trabalho, baseado nas competências adquiridas pelos profissionais.
Pode ser uma franquia individual
Esse é um diferencial que atrai bastante os profissionais: são franquias onde você pode administrar e vender os serviços sozinho, sem necessidade de sócios ou funcionários.
É uma franquia de baixo investimento
Esse é um dos pontos mais atraentes das Franquias de Consultorias: não há necessidade de ponto físico para o negócio, você pode trabalhar em casa, em um espaço de coworking e em trânsito, pois dependerá apenas de um notebook e uma rede de internet disponível.
É uma franquia de baixo custo operacional
Você terá poucos custos diários, que se resumirão ao uso de um espaço de trabalho e poderá partilhar despesas se trabalhar em home office.
Permite a mobilidade e a flexibilidade de horários
Você pode estabelecer o melhor horário de trabalho, pois as entregas são feitas por projetos com prazos. Além disso, é possível criar um ambiente de trabalho em casa e também atuar remotamente e em trânsito.
Permite melhorar a qualidade de vida
Com uma franquia onde você pode criar um horário de expediente alternativo e trabalhar em casa, a qualidade de vida é afetada positivamente. Você tem tempo para cuidar mais da vida pessoal, da família e dos relacionamentos.
A experiência corporativa faz a diferença para o sucesso em Franquias de Consultoria
Conforme podemos ver nos tipos de serviços que essas franquias oferecem, a sua vivência no trabalho formal em empresas será fundamental para o sucesso.
Seus clientes serão empresas e o seu domínio sobre a linguagem corporativa ajudará muito a entender as questões delas, reconhecer os desafios e oportunidades e estabelecer projetos e metas dentro das possibilidades de cada uma.
Nessa experiência estarão as habilidades e competências que as Franquias de Consultorias necessitam para alcançar a melhor performance. Vamos destacar algumas a seguir.
1 – Experiência em gestão
Essa é uma competência que potencializa todas as demais, pois você poderá entender todas as nuances que envolvem as necessidades do cliente a partir de um ponto de vista do gestor e, a partir dele, aprofundar nos detalhes.
2 – Visão sistêmica
A habilidade de ter a visão mais abrangente dos processos, pessoas, inter-relações e atividades que envolvem o objetivo do projeto. Dessa forma, pode antecipar potenciais riscos, envolver mais stakeholders e rever o cronograma.
3 – Experiência nos relacionamentos sociais
O profissional deve ter uma postura positiva e proativa nas relações sociais e comerciais, que se refletirá no contato com os representantes dos clientes e os diversos funcionários envolvidos. Podemos incluir aqui a capacidade de negociação das prioridades e detalhes do projeto, que podem mudar o escopo e até mesmo o valor de venda dele.
4 – Resiliência
Um consultor, por princípio da atividade, afeta a zona de conforto de muitas pessoas e áreas com as duas soluções propostas e a muita resistência durante a implementação. O franqueado deve ser movido pelo foco no projeto para superar obstáculos movidos pelo sempre fizemos desse jeito e demonstrar o comprometimento com os melhores resultados para o cliente.
Gostou deste artigo? Esperamos que tenha ajudado a mostrar a importância que a reputação tem na vida das marcas e o quanto ela é fundamental para o crescimento das redes de Franquia.
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Sucesso!