Franquias de cosméticos: entenda o crescimento e as vantagens

É comum que as pessoas pensem que a tecnologia e os cosméticos não andam lado a lado, entretanto, ambas estão relacionadas diretamente com a indústria de franquias de cosméticos

Através disso, a tecnologia está presente desde os testes em animais, até o desenvolvimento de novos produtos que dão mais autonomia ao usuário. 

No Brasil, em 2019, o setor de estética e beleza movimentou mais de R$ 47,5 bilhões e desde então, a área só vem crescendo. Parte dessa ascensão é graças à tecnologia que, por sua vez, é uma grande ajuda para os cosméticos. 

Fica mais fácil de entender como a tecnologia está presente na área de estética quando falamos sobre os massageadores faciais eletrônicos. Esse massageador produz pulsações que causam leves vibrações. 

Por sua vez, esse tipo de produto faz bastante sucesso, apesar de ter momentos específicos de uso. É o mesmo caso de brindes personalizados para feiras, geralmente, são raros os momentos de uso. 

Há modelos que trabalham com aplicativos que são capazes de disponibilizar um pequeno relatório para o usuário, a fim de mostrar o nível de saúde em que a pele se encontra. 

Além disso, os aplicativos também recomendam uma rotina de cuidados com a pele totalmente personalizada, de modo que se encaixe com o tipo de pele da pessoa.  

No geral, a tecnologia está presente constantemente nas nossas vidas. As organizações conseguem contar com o outsourcing de impressoras, para não precisar se preocupar e, através da internet, conseguir alugar impressoras em pleno funcionamento. 

Por outro lado, temos alguns produtos que são voltados para o cabelo. Sabemos que, o cabelo é uma parte do corpo que está ligada com a autoestima de muitas pessoas.

Franquias de cosméticos para o cabelo 

No mercado, há invenções tecnológicas que prometem nutrir o couro cabeludo na intenção de evitar a calvície. 

Por se tratar de um produto voltado para a aparência, uma empresa de comunicação visual, por exemplo, tem uma gama de características que podem ser usadas na divulgação deste produto. E é o que realmente acontece. 

Segundo os fabricantes desse produto que se assemelha a uma tiara, os pulsos de laser aumentam o fluxo sanguíneo das áreas irradiadas, levando as principais substâncias que os folículos precisam, que é o oxigênio e os nutrientes. 

Dentre esses produtos que foram desenvolvidos para evitar a calvície, há modelos que ainda ativam as defesas antioxidantes e aceleram a eliminação de resíduos. 

Parte do objetivo desses produtos é desenvolver e estimular o crescimento natural do cabelo e com maior densidade, força e saúde. 

Dentes mais brancos

Para as pessoas que ficam nas redes sociais, e ainda possui a característica de ser bem vaidoso, é relativamente grande as chances de que pesquisas sobre clareamento dental fossem feitas nas barras de pesquisa. 

No Instagram, por exemplo, não é raro ver conteúdos sobre os procedimentos para clarear os dentes em casa. 

Dessa vez, o produto consiste em acompanhar um gel que é o maior responsável pelo clareamento. Ele é composto por peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida. 

Por fim, após aplicar o gel na região dos dentes, a pessoa deve submeter a substância a luz LED, para o gel penetrar as regiões. 

É importante pontuar que, por mais que você passe por um dentista profissional, você ainda está propício a algumas incomodações, como:

  • Dores;
  • Sensibilidades;
  • Manchas;
  • Irritações.

Dito isto, é necessário lembrar que, mesmo passando com um profissional capacitado, a pessoa ainda pode sentir dores, fica ainda mais arriscado fazer os procedimentos em casa sem um acompanhamento de uma pessoa que atua na área profissionalmente. 

Bases de maquiagem

Como o nome já sugere, as bases são usadas em maquiagens para uniformizar a pele. Por isso, o produto deve se adequar ao tom da pele. Contudo, há bases que são brancas, e devido a tecnologia usada, são capazes de se adaptar a qualquer tom de pele. 

Curso de Maquiagem.

Especialistas explicam que, bases desse tipo possuem uma tecnologia conhecida no mundo como pigmentos encapsulados. Conforme você aplica o produto na sua pele, as cápsulas quebram e a cor muda.

Essas mesmas cápsulas geralmente tem menos de 100 micrômetros de tamanho. Para ficar ainda mais fácil de entender, imagine um fio de cabelo humano, que geralmente mede entre 20 a 200 micrômetros. 

As bases que possuem essa possibilidade de se adaptar ao tom de pele da pessoa, possui na sua composição quatro pigmentos principais que são usados para criar diferentes tons de pele, como:

  • Dióxido de titânio;
  • Óxido de ferro vermelho;
  • Óxido de ferro amarelo;
  • Óxido de ferro preto. 

O funcionamento desses pigmentos acontece através de pequenas partículas de mica ou mica sintética, que também estão incluídas em algumas cápsulas de pigmento para aumentar a quantidade de luz absorvida e emitida, logo, ocorrem alguns efeitos ópticos.

Algoritmo nos cosméticos 

Quando pensamos que a tecnologia chegou no seu limite, ficamos até mesmo pasmos com certas invenções. Novamente, se trata de uma base que, para usá-la, não precisa ser presencialmente. 

Através de uma máquina com inteligência artificial, uma marca de cosméticos focada em tecnologia desenvolveu um algoritmo que corresponde a várias cores. Essa tecnologia é capaz de definir o seu tom de pele, sem mesmo olhar para você. 

Isso tudo foi fruto de milhões de dados de mais de 700 tons de pele, que em seguida, deu origem ao PowerMatch, uma plataforma que mostra ao usuário sugestões de base para o seu tom de pele. 

Para que o algoritmo consiga recomendar a base ideal para a sua cor de pele, basta passar por um simples teste. Logo, o robô fará a sugestão. 

Por que investir em franquias de cosméticos?

O mercado de estética e beleza é bastante amplo, e isso é uma grande característica que atrai investidores. A expectativa do setor é que cresça ainda mais, pois o mercado já possui software para gestão de franquias, para auxiliar nas vendas e orçamentos.

São vários modos que você pode investir na área da estética. Como em uma clínica estética ou academias de ginástica, por exemplo.

Por outro lado, temos outros tipos de empreendimentos que são voltados a  perfumaria, cirurgias plásticas e, obviamente, produtos cosméticos.  

Dependendo da sua escolha, é importante dizer que toda a divulgação é bem vinda para que o negócio seja promissor. 

Considere usar um banner promocional, panfletos, e invista ainda mais com o network feito na internet. Utilize as estratégias de marketing, que serão de grande utilidade. 

Apesar de ser um setor que consegue abranger várias áreas, é inevitável a necessidade de estudar a área antes de investir. Portanto, considere alguns pontos antes de escolher a sua franquia. 

Franquias de cosméticos: Área em ascensão no país

Por mais que o país ainda esteja se recuperando da pandemia da covid-19, o setor ainda está em expansão no Brasil. 

Muitas empresas ainda estão passando por uma legalização societária, para regularizar uma nova organização. Entretanto, a primeira vantagem de investir no mercado de beleza é que a área está crescendo com uma intensidade agradável para os investidores. 

Vendas de serviços e produtos

Há negócios que exigem que o franqueado escolha entre trabalhar com serviços ou produtos. No caso do setor de estética, a pessoa tem a liberdade de trabalhar com os dois. 

O franqueado de franquias de cosméticos pode trabalhar diretamente com vendas ou prestar serviços de manicure e até mesmo vender um esmalte. Nesse setor, geralmente, uma coisa casa com a outra. 

Liberdade com os segmentos

O mercado de beleza é um dos setores mais multifacetados que existem. Felizmente, essa característica possibilita ao franqueado escolher o setor em que ele deseja atuar. 

Preferencialmente, considere ter um sistema de vendas para representantes, para ter um controle maior das vendas, para melhorar o número de produtos vendidos. 

Alta concorrência de mercado de franquias de cosméticos

Infelizmente, o mercado de beleza também sofre com a grande concorrência. Com a concorrência, é necessário ser diferente para se destacar das demais. 

Para elucidar melhor como a concorrência no mercado de beleza é grande,  a Euromonitor levantou dados que mostraram que em 2019 o Brasil fechou com 500 mil estabelecimentos de beleza.  

Elevados padrões de qualidade

Em qualquer negócio, é sempre importante que os produtos usados na operação sejam realmente de acordo com a expectativa do consumidor. Portanto, é necessário ter os equipamentos certos, e uma equipe capacitada para não perder o padrão de qualidade.

Através da boa estrutura e bom atendimento, as chances que você tem de fidelizar o cliente ficam ainda maiores, e no mundo do negócio, fidelizar um consumidor é um objetivo cotidiano. 

Apoio de franqueados

É essencial que, no momento em que você estiver decidido em investir os seus serviços para uma franquia, você saiba quais são as perspectivas.  Para isso, procure por ex-franqueados ou até mesmo os atuais, para estudar melhor as propostas.  

Além disso, a tecnologia também auxilia a comunicação dos franqueados através de um software para franquias. A alternativa também é usada para controlar as economias e expandir a franquia. 

Como ter uma franquia de sucesso?

Mesmo que uma franquia já tenha seu próprio plano de negócios, entretanto isso não te impede de inovar. Apresenta as novidades do mercado para a empresa franqueadora, ou seja, procure inovar para que a equipe responsável consiga integrar sua sugestão na rede. 

O bom atendimento, como já sabemos, é o pilar básico para que um negócio tenha sucesso. Além do atendimento, é interessante que o franqueado saiba quais são as novidades no mercado não apenas para inovar, e sim, por puro prazer de atuar na área. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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