Franquias de alimentação: um mercado que não para de crescer

Para quem está pensando em investir no ramo da alimentação, as franquias de food service são uma opção interessante nesse atual momento econômico.

Apesar da crise, as franquias de alimentação apresentam um crescimento otimista, mostrando uma subida de 17% no primeiro semestre de 2015 em relação ao ano anterior. Em 2014, as franquias de food service faturaram 20% da receita anual do mercado de franchising brasileiro, chegando ao valor de R$ 25,6 bilhões. Com isso, muitos empreendedores veem no ramo de alimentação uma ótima oportunidade para investir e lucrar.

Um dos motivos desse sucesso é que, mesmo com a crise afetando o bolso dos consumidores, o brasileiro não deixa de se alimentar fora, passando a introduzir restaurantes/barracas/quiosques e suas refeições em sua rotina diária. Por conta disso, o mercado tem se ajustado a realidade do consumidor, trazendo estratégias de fidelização, preços acessíveis e um cardápio que agrada a todos os gostos.

Por que investir em uma franquia de alimentação

O modelo de franchising é um investimento relativamente seguro, tendo em vista as taxas de sucesso e os números apresentados por autoridades do ramo, como a ABF (Associação Brasileira de Franchising). E como está em constante expansão, investir em uma franquia de food service é uma excelente escolha para o empreendedor que seja apaixonado pela área.

Nesse segmento, o franqueado conta com opções que cabem no bolso de qualquer investidor, com franquias que vão de food-trucks, alimentação saudável, pizzarias, açaí, hamburguerias, bolos, entre marcas famosas mundialmente e pequenas e médias brasileiras que estão expandindo seus negócios através do modelo de franchising.

Não é necessário experiência em administração

Outro motivo é a facilidade de gestão. Ao adquirir uma franquia de food service, o franqueado trabalhará com uma marca já estabelecida no mercado, operará um modelo de negócio bem-sucedido no mercado, possuindo o público consumidor bem definido, com as estratégias de marketing sendo administradas pela empresa franqueadora. Dessa forma, o investidor que comprar uma franquia de food service será beneficiado com o modelo de negócios, recebendo, além do direito de comercializar produtos de uma marca sólida, o treinamento necessário para operar a sua unidade e obter o sucesso em seu investimento.

Os valores do investimento inicial dependem do tamanho da marca, com valores que vão de R$ 59.900 a R$ 1,9 mi. Cada franquia possui suas características, regras e normas, sendo papel do investidor pesquisar bastante antes de escolher a marca com que deseja trabalhar. É importante que o futuro franqueado se atente as seguintes questões: qual é o suporte oferecido pela empresa franqueadora, como os franqueados dessa marca tem a dizer sobre a franquia, em quanto tempo o dinheiro investido voltará em forma de lucro etc.

Retorno rápido e garantido

Dependendo do seu ponto comercial, o franqueado poderá recuperar o dinheiro investimento antes do prazo estabelecido pela ABF, que é de 24 a 36 meses.

Isso porque o ramo de alimentação no país está em expansão e ao operar um modelo de negócios já consolidado no mercado, o franqueado não fará grandes esforços para recuperar o dinheiro investido, já que trabalhará em cima de um modelo que já rende lucros, onde o treinamento e a forma de trabalhar será repassado pela empresa franqueadora. Além disso, o franqueado ainda poderá contar com a experiência de outros franqueados para adotar as melhores práticas em sua unidade.

Quer ler mais artigos sobre franquias de food service e de outros segmentos? Assine nossa newsletter para receber o nosso conteúdo em primeira mão!

franquia de alimentaçãofranquia de comidaFranquias de food service
Comments (0)
Add Comment