Franquias de sucesso: as 10 melhores práticas para franqueados

A opção por uma franquia para os empresários que buscam mais segurança no mundo dos negócios pode ser uma alternativa inteligente e com maiores chances de sucesso. Entretanto, mesmo o universo das franquias exige que o empreendedor adote uma série de estratégias antes e durante a implementação do negócio. Entre os principais cuidados de quem possui franquias de sucesso, está uma pesquisa aprofundada do mercado em que pretende se lançar e a constante atualização sobre seu segmento.

Franquias são empresas consolidadas e espalhadas em diversos países. São modelos de negócio que deram certo e podem funcionar em outras regiões. Entretanto, como qualquer negócio, exigem a adoção de estratégias específicas. Os riscos também existem, mas o sistema franchising consegue reduzi-los.

No intuito de orientar uma decisão consciente e embasada, este post é um guia com 10 passos que podem aumentar as chances de sucesso na escolha e na abertura de uma franquia. Vamos conhecê-los?

1. Pesquise para escolher o segmento ideal

Ninguém deve se lançar em um negócio, nem mesmo em uma franquia, por impulso. Essa escolha deve considerar critérios que respeitem o perfil do empreendedor e os métodos da marca. O empreendedor precisa analisar, ainda, o momento do mercado. O período é promissor? O setor está em plena efervescência ou em uma crise sem perspectiva de recuperação? Em alguns casos, o investimento inicial será mais alto e o retorno pode demorar. Esse fator também é preponderante para desconsiderar possibilidades, caso o empresário tenha pressa.

Outro fator importante é a identificação do empresário com o ramo em que pretende atuar. Se tiver experiência, melhor ainda. É importante verificar também se os métodos da franqueadora combinam com suas ideias. Não pode haver grandes conflitos. Você será um representante da marca, portanto, não poderá abandonar os valores, a missão e métodos da franquia.

2. Converse com outros franqueados

Eles já conhecem a atividade em que você pretende se lançar. Conhecem as dificuldades e as estratégias ideais para superá-las. Por isso, conversar com franqueados que já estão conduzindo a mesma franquia que você quer abrir, pode ser esclarecedor.

O franqueador deve ter apresentado todos os pontos positivos de sua marca, mas outros franqueados saberão falar dos problemas com os quais se deparam no dia a dia e dar dicas valiosas. Com essas informações, você poderá se antecipar aos problemas que certamente enfrentará.

3. Encontre e contrate os melhores fornecedores

Após o processo de seleção, é hora de fazer o investimento inicial e se dedicar aos desafios legais e burocráticos da implementação da franquia. Nessa fase, é imprescindível acompanhar de perto os custos previstos e todo o cronograma de implantação.

Tão essencial quanto isso, é encontrar os melhores fornecedores para não ter problemas no dia a dia que possam afetar a satisfação de seus clientes. Esse cuidado terá impacto no sucesso do negócio. Inicie uma boa relação com seus fornecedores. Sua capacidade de negociação deve ser excelente. Se não é, trabalhe para melhorá-la.

4. Lidere uma equipe motivada e engajada

Na maioria dos casos, empresas possuem funcionários e o franqueado será responsável por liderá-los. Mais do que isso, deve transmitir a eles os valores, métodos e a missão da marca, a fim de que o negócio vingue. O desempenho dessas pessoas refletirá nos resultados, por isso, elas precisam ser orientadas e lideradas. Priorize a integração e valorize os melhores. A equipe precisa abraçar a marca e trabalhar pela máxima satisfação do cliente.

5. Mergulhe no dia a dia

Nas primeiras semanas do negócio, o franqueado deve adquirir domínio completo das operações em seus mais ricos detalhes. Esse aprofundamento permitirá maior gerenciamento do negócio e maior precisão na adoção de práticas que levem a melhores resultados, principalmente no que diz respeito à satisfação dos clientes.

O domínio do dia a dia da franquia e de todas as peculiaridades do negócio facilita também a liderança e a busca pelos funcionários mais preparados para desempenhar as tarefas. Claro que dar a largada com a equipe certa é melhor, mas nem sempre isso será possível e algumas adequações serão necessárias no caminho.

6. Gerencie

Avalie constantemente o desempenho do seu negócio. Acompanhe seus resultados e estipule metas reais para conduzir a empresa no ritmo do crescimento. O franqueador possui muitas estratégias de marketing que costumam funcionar e podem auxiliar o sucesso na caminhada, mas o êxito nas ações é responsabilidade inteiramente sua. A dedicação ao acompanhamento dos resultados permitirá recuperações mais rápidas em momentos difíceis. Desde o início, tudo deve ser registrado, acompanhado e comparado.

7. Aperfeiçoe seus conhecimentos

Iniciar a franquia e considerar que ela será bem-sucedida naturalmente não basta. A franquia deve acompanhar as mudanças e inovações do mercado. O franqueado precisa participar dos programas e treinamentos da franqueadora. Além disso, é preciso ser proativo e realizar capacitações por conta própria. Noções básicas em administração e gestão financeira serão primordiais.

8. Seja empreendedor

Uma das grandes características de um empreendedor de sucesso é a confiança para fazer seu negócio prosperar. Ela será necessária também no caso das franquias. O franqueador conhece as estratégias, dá o suporte, indica os caminhos. O franqueado tem que empreender, adaptar, liderar. Não pode, entretanto, fugir muito dos padrões.

Não deve tentar mudanças grandiosas, que conflitem com o posicionamento da marca no mercado. Esse seria “um tiro no pé”. Se pretende inovar em um mercado, seja aliado de uma marca com esse princípio ou crie seu próprio negócio.

9. Prepare-se para as “nuvens negras”

Determinados setores têm baixa de vendas em períodos e aumento em outros. É interessante saber com antecedência como funciona seu mercado. Daí então, o empresário poderá agir para diminuir os riscos e adotar estratégias para enfrentar os períodos de maior dificuldade. Além disso, é recomendado fazer reservas nos períodos de maior prosperidade.

10. Qualifique o atendimento

Franquias de sucesso são empresas geralmente conhecidas pelos clientes. Por isso, se o seu atendimento for ruim, ele não retornará e buscará outra loja da rede para obter o produto. O atendimento precisa ser excepcional. É ideal que o franqueado esteja no ponto de venda e tenha contato direto com seus clientes, captando o grau de satisfação e ouvindo sugestões de melhoria.

E então, gostou deste artigo? Antes de concluir, deixamos uma última dica: para ter sucesso na sua jornada empreendedora, além de saber se você tem alguma destas características de um perfil empreendedor, é preciso manter-se constantemente atualizado e aprimorar as técnicas de gestão do seu negócio. Por isso, curta a nossa página no Facebook. Nela, você sempre acompanhará informações úteis para o dia a dia de um empreendedor. Te esperamos por lá!

 
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