Por mais que o mercado de Franquias prove, em números, que é uma excelente forma de empreender em um negócio próprio, a insegurança sempre estará presente na hora que avaliamos a possibilidade em uma Franquia. É natural, afinal são anos de trabalho para fazer economias, o sonho de ser dono de um negócio, as expectativas e um investimento inicial alto. É fundamental que o candidato confie no processo e, principalmente, na marca.
A marca é o aspecto mais importante para quem está investindo em uma Franquia. Ela tem uma imagem no mercado, um reconhecimento de presença e de qualidade entre clientes e fornecedores.
Ao contrário de uma Franquia, em um negócio de marca própria, precisamos estabelecer um plano de negócios que vai definir tudo que está relacionado à marca:
- Processo de fabricação ou de compra (quando recebe o produto acabado);
- Estudo de concorrência (quem, localização, imagem, preços, diferenciais);
- Diferenciais competitivos e pontos a desenvolver;
- Política de preços;
- Canais de comunicação com os clientes;
- Logotipo e identidade na loja e nos canais;
- Estratégias de marketing e propaganda.
E quando podemos começar um negócio vendendo uma marca que o mercado já conhece, com visibilidade e uma imagem?
Todas as etapas acima ficam a cargo da franqueadora, o que elimina um grande trabalho de desenvolver o negócio a partir de uma marca ainda desconhecida e permite começar em uma franquia já com negócios e vendas.
A marca tem uma boa imagem e reconhecimento? E quanto à credibilidade?
Podemos dizer que imagem e reconhecimento são percepções que a marca tem entre os clientes e potenciais clientes – o que eles analisam é o valor e as características que justificam comprar os produtos.
Nesses conceitos estão:
- Qualidade dos produtos (e baixo histórico de problemas);
- Sistema de vendas eficiente através das lojas da rede de franquias;
- Cumprimento de prazos de entrega;
- Comunicação proativa com os clientes, diretamente ou através das franquias.
Como podemos ver, são indicadores que se confundem entre o trabalho da marca e do sistema de franquias – muitos consumidores ainda veem as franquias como parte da empresa franqueadora.
Quanto à credibilidade, podemos associar ao conceito que a marca tem com fornecedores, bancos e a rede de franquias. Está relacionado à segurança quanto ao cumprimento das condições pactuadas com cada um desses agentes – e aqui entra a sua preocupação.
Afinal, uma franquia é um projeto de longo prazo, com expectativas e sonhos e um relacionamento que deve ter o comprometimento de franqueado e franqueadora..
Confiar na empresa franqueadora antes de assinar o Contrato é fundamental. E como podemos fazer isso?
Avalie a credibilidade da marca através da sua história
As redes de franquias nasceram como empresas tradicionais de produtos e serviços, vendendo diretamente ao público através de lojas próprias ou o comércio revendedor.
O Franchising proporcionou a elas a oportunidade de expandir através do investimento de terceiros em novas lojas, mas antes disso elas construíram uma história no contato direto com cliente.
As maiores empresas franqueadoras do Brasil, como a Red Balloon, por exemplo, possuem décadas nesse formato e podem transmitir solidez e segurança para os investidores.
Avalie a credibilidade da marca através da visão empreendedora da empresa
A base dessa relação com a marca é a história e o potencial de sucesso dela.
Grande parte desse sucesso foi construída com muitas estratégias e no olhar de inquietação para o mercado, sempre buscando novas oportunidades. Clientes têm uma preferência especial por marcas que se reinventam, se modernizam e estão sempre buscando uma nova forma de atender melhor o público.
Buscar novos públicos constantemente, implementar novas tecnologias, acompanhar as mudanças sociais que conversem com seus produtos são características que demonstram a força criativa e a modernidade, fundamentais para conquistar novos clientes.
Ao abrir uma franquia, você herdará essa postura de mercado. Também é importante que você compre ela – é uma das principais condições em um perfil de franqueado.
Avalie a credibilidade da marca através dos números
Os números da franqueadora demonstram a sua saúde financeira e fiscal, condições para que ela possa manter o sistema de franquias com todos os benefícios acordados e ainda investir nos produtos.
Um bom ponto de partida é a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que mostra, entre inúmeras informações do sistema de franquias, o balanço e os demonstrativos contábeis, além de referências comerciais, a lista de fornecedores principais e se atualmente possui protestos e processos na Justiça – atenção especial com os trabalhistas, que costumam gerar dívidas muito altas.
A quantidade de protestos e processos pode ser um indicativo de que algo na saúde da empresa não vai bem ou há uma prática ruim de descumprimento de acordos.
Outra informação fundamental e que deve estar na COF é a lista de franqueados e ex-franqueados. Essas pessoas são os melhores depoimentos a respeito da relação da marca com a rede de franquias – se cumpre prazos de entrega, se presta um bom serviço de suporte, entre outras coisas.
A qualidade dessas informações pode dar a você a segurança necessária para seguir em frente no processo de compra – não esqueça que haverá um Contrato que vai registrar todas as condições.
É uma ótima oportunidade de reavaliar o que será acordado e questionar algo. Afinal, já diz o ditado o que é combinado, nunca sai caro. E dura muito!
Gostou deste artigo?
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conhecer a fundo a credibilidade da franqueadora, que será uma parceira de negócios por muitos anos.
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Sucesso!