Uma boa liderança é essencial para qualquer tipo de negócio, e com franquias não é diferente. O gestor da empresa precisa conseguir montar uma boa equipe, ter um bom plano de negócios e estratégias eficientes para elevar a companhia.
Uma marca franqueada costuma ter um padrão, que envolve tanto a decoração, localização, escolha do espaço, vestuário, e até mesmo comportamento da equipe. Todos esses itens devem ser avaliados para tornar sua franquia, um verdadeiro sucesso.
Considerando tudo isso, uma liderança eficiente na gestão de franquias, precisa implementar os processos e estratégias corretas e montar um time motivado e bem treinado. É essencial que o grupo esteja disposto a alcançar os objetivos, e se dedicar ao máximo para alcançar crescimento próprio, e da empresa.
Veja 8 dicas úteis, que ajudarão a ter sucesso na gestão da sua franquia:
A escolha da franquia
É claro que as vezes algumas oportunidades de negócio aparecem e você tem o impulso de entrar de cabeça. Mas a compra do negócio não pode ser feita de maneira rasa.
Verifique também qual será o investimento necessário para colocar toda a empresa em funcionamento, e para que consiga mantê-la por um bom tempo, até que você já tenha lucros suficientes.
Planeje o seu negócio
Fazer um plano de negócios é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Uma franquia já costuma vir com manuais de como ser estruturada, mas isso não impede que você faça seu próprio plano de negócio.
Busque sempre se planejar e se organizar, para que você esteja preparado para todos os tipos de situações. Também será com o plano, que você saberá a hora de dar um novo passo na melhoria da sua companhia.
Monte e capacite a sua equipe de vendas
As entrevistas e contratações dos funcionários devem ser feitas com muita atenção. Procure pessoas que tenham um perfil parecido com a sua empresa. Se elas se identificarem com você e sua franquia, provavelmente irão se sentir motivadas por mais tempo, já que gostam do produto.
Independentemente do que se tratar a sua empresa, ela entrega um produto ou serviço. E o seu time precisa estar preparado, conhecendo muito bem o item que vende.
Outra dica interessante, é criar planos de carreiras, para que as pessoas tenham metas pessoais e busquem crescimento dentro da empresa. Com os planos, elas saberão que é possível alcançarem cargos mais elevados, se mantendo assim mais eficientes e motivadas.
Busque informação e conhecimento
Como gestor, é imprescindível que você conheça totalmente o seu produto, campo de mercado, e se mantenha buscando novos conhecimentos.
Não fique parado ou ache que você já sabe tudo, sempre esteja disposto a aprender e buscar por novas estratégias.
Aprenda sobre gestão de pessoas
Estude sobre gestão de pessoas, e aprenda melhor como agir com ética, profissionalismo e respeito com toda a equipe.
Líderes precisam saber como delegar, ouvir, se tornar referência, resolver conflitos e estar preparado para tudo que envolve o gerenciamento e carreira dos funcionários.
Mantenha a equipe motivada
Quando uma equipe não está motivada, costuma não ter os melhores resultados. Portanto, fique atento e agende uma palestra para empresas sempre que julgar necessário. Isso dará um novo ânimo para os funcionários, que sairão da palestra com novo olhar.
Uma equipe motivada, que se sente valorizada pela empresa, tem melhores resultados, atinge os objetivos e metas com mais velocidade e eficiência.
Utilize ferramentas de marketing
Algumas franquias já possuem um percentual destinado ao marketing, que é pago na contratação e manutenção da franquia.
Por mais que uma franquia já tenha um nome que as pessoas conheçam, um bom marketing é sempre essencial para trazer mais clientes. Aposte também nas redes sociais.
Esteja de acordo com a marca
Você e o seu negócio precisam estar alinhados com a marca. Não adianta investir em uma franquia e querer modificar tudo.
As franquias são dessa forma pois as pessoas já conhecem a qualidade e o tipo de serviço que é oferecido. Por isso, esteja alinhado com a marca e verifique o que pode ser feito para ter um bom relacionamento com clientes, funcionários, dentro das missões e valores da empresa.