O mercado de franquias tem a internet como aliada para a sua expansão e para o aumento do lucro. Veja como usar essa ferramenta para atrair mais interessados na sua franquia!
O mercado de franquia vem crescendo bastante nos últimos anos no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019, o setor obteve um crescimento de 6,9% no faturamento e a tendência é aumentar ainda mais.
E este número é seis vezes maior que o aumento do PIB brasileiro no mesmo período do ano anterior, que foi de 1,1%. Assim, quem deseja investir neste mercado, pode ser uma boa alternativa para ter uma fonte de renda em meio a pandemia e o desemprego no Brasil.
Mas, para isso, é necessário utilizar boas estratégias. Pois, com a crise sanitária e o isolamento social, a crise no setor comercial reforçou o conceito de negócio online.
E a internet é uma ótima aliada para quem tem franquia. E como fazer a expansão não é uma tarefa tão simples, o investimento online auxilia a alcançar mais clientes e interessados em sua franquia.
Por isso uma boa divulgação online gera autoridade e conhecimento de sua marca. E boas estratégias de marketing digital podem ser aplicadas para isso.
Neste artigo, enfatizamos a importância de usar a internet para atrair mais interessados para a sua franquia. Acompanhe!
Franquia: por que ter uma boa divulgação?
A internet se popularizou e hoje é um dos principais meios de divulgação de marcas e serviços.
Portanto, se você deseja aumentar o alcance da sua marca e atrair mais clientes e interessados na sua franquia, é necessário investir no marketing digital, em diversos canais e com um bom planejamento é uma estratégia adequada.
Mas, não se preocupe, pois nesse artigo iremos dar um guia de como usar a internet para atrair interessados na sua franquia. Com isso, as suas possibilidades de obter bons resultados são enormes. Mas para isso, você precisa enfrentar alguns desafios.
Veja abaixo algumas dicas para te ajudar a atrair franqueados. Confira!
Tenha uma imagem forte
Sua franquia, para atrair interessados, deve ter uma forte marca perante os clientes. Ofereça produtos e serviços de qualidade, além de manter uma boa relação com o seu público.
Com o uso de boa estratégia de divulgação online, naturalmente o seu negócio atrai os olhares de investidores interessados.
Portanto, fortaleça a presença online de sua marca, com o marketing digital. Invista em site, blog, redes sociais, vídeos, e outras ferramentas.
Saiba qual o perfil do franqueado desejado
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) classifica o mercado de franquias em onze grupos distintos. Assim, apresentam diferenças entre si.
Todos os aspirantes a franqueados precisam ter conhecimentos, habilidades e atitudes que são desejáveis. E o perfil de um empreendedor deve ser específico, de acordo com cada serviço.
As características do perfil do franqueado desejado podem estar relacionados a:
- Formação;
- Objetivos;
- Inovação;
- Experiência;
- Afinidade.
Utilize o Marketing digital
O trabalho de marketing digital ajuda a atrair franqueados para a sua marca. É por meio dele que você vai se tornar conhecido e comunicar o valor do seu negócio para potenciais parceiros.
E as possibilidades que ele oferece são inúmeras. Você pode trabalhar com as redes sociais da sua franquia, tais como:
- Facebook;
- Instagram;
- Linkedin;
- Youtube;
- Twitter.
Tenha boas estratégias de Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo trabalha o relacionamento de longo prazo com potenciais franqueados. Nessa estratégia, produza conteúdos que agregam valor ao seu negócio.
O seu conteúdo tem que ter qualidade, com bons textos e imagens. Assim, potenciais investidores certamente irão acompanhar o blog. A partir desta referência, a chance deles entrarem em contato com o franqueador é bem maior.
Mas é importante enfatizar que o processo de conquista não ocorre de forma imediata.Você pode produzir uma newsletter semanal ou mensal com notícias e dicas sobre mundo mercado de franqueados. Tenha calma e os resultados aparecerão!
Utilize as melhores técnicas de SEO
É importante que os seus bons conteúdos sejam encontrados pelo Google. E a ferramenta de busca é a porta de entrada para quem procura por qualquer produto ou serviço.
Você pode usar o SEO para fazer um bom posicionamento no Google. Outras formas de fazer um bom posicionamento são:
- Google Ads: ferramenta paga, o Google Ads, sua empresa aparece nas primeiras colocações sempre que alguém pesquisar algo relacionado ao seu campo de atuação (nome marca, de concorrentes, produtos/serviços);
- Busca Orgânica: resultado que é mostrado sempre que alguém pesquisa algo no Google, sem necessidade de qualquer tipo de pagamento. Existem técnicas de otimização para melhorar a posição do seu site no ranking dos resultados orgânicos do Google. No entanto, o trabalho é complexo e só gera resultados no médio e longo prazo;
- Google Meu Negócio: ferramenta gratuita na qual você pode cadastrar a sua empresa para que ela apareça nas buscas do Google.
Atraia os seus franqueados em Feiras e Eventos
As feiras de franquia são um espaço para que as empresas possam apresentar seus modelos de negócio a potenciais investidores.
E eles também têm a possibilidade de conhecer, em primeira mão, novas tecnologias, canais de distribuição e plataformas de pagamento que costumam ser lançadas pelas marcas durante as feiras. Com isso, têm mais confiança na tomada de decisão.
Divulgue a sua franquia nos lugares certos
Divulgue sua franquia nos lugares ideais são dois passos muito importantes no processo de atração de candidatos.
Vale marcar presença nas redes sociais relevantes para o público que você deseja atingir, participar de feiras e eventos de franchising, investir em campanhas de links patrocinados e em estratégias de SEO, como já foram citados neste artigo.
Tenha um call-to-action simplificado
Geralmente aparecendo ao meio ou ao final do conteúdo, o call to action é uma frase convidativa, que pode ser bem usada para um interessado em sua franquia.
Para isso colocar apenas um call-to-action, centralizando o redirecionamento dos links. Afinal, outros botões disputaram pela atenção do usuário.
Dê o devido destaque ao botão, utilizando cores contrastadas com o restante do conteúdo. Utilize verbos de ação com voz ativa, como “envie”, “ganhe”, “baixe” e simplifique sua funcionalidade.
Com essas dicas, você pode usar a internet para atrair novos interessados na sua franquia. Gostou do conteúdo? Deixe um comentário.