Muitas pessoas têm buscado informações sobre a abertura de uma franquia de roupas, principalmente por conta do levante no segmento de moda que tem se mostrado muito lucrativo, gerando assim o interesse dos consumidores com apoios como um sistema de entrega.
O segmento de moda nessa questão é um dos mais positivos em questão de resultados, mesmo com toda a situação econômica do país. Por isso, é importante pensar em como você pode trabalhar com estes recursos para aproveitar melhor suas atividades.
A indústria têxtil é uma das mais importantes do território nacional, com mais de 25 mil indústrias espalhadas por todo o país.
Além disso, é o setor que mais teve crescimento recentemente, em grande parte por conta da busca do público e gerando a necessidade de buscar empilhadeiras para venda.
Enquanto isso, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) registrou um grande aumento nas vendas do setor, principalmente comparado aos últimos anos, registrando essa alta e identificando o potencial de trabalho do setor como um todo.
Com o aumento da procura por empresas de roupas, muitas pessoas decidiram investir na área e abriram suas próprias franquias, aquecendo ainda mais o mercado e gerando novas opções para o consumidor.
Entretanto, esse tipo de ação acaba gerando mais competitividade, e é preciso saber lidar com esses elementos para conseguir uma margem de lucro satisfatória e conquistar resultados positivos, podendo contratar um desenvolvimento de software sob medida.
Para os franqueados de lojas de roupas, essa realidade é ainda mais importante. Engana-se quem pensa que abrir uma franquia é somente a montagem da loja e esperar os lucros em casa.
O empreendedor passa boa parte de seu tempo pesquisando como manter sua franquia em um nível de sucesso satisfatório, buscando novas tendências em roupas e trabalhando nos treinamentos de sua equipe, garantindo um atendimento acima da média.
Por isso, é muito importante entender como você pode lucrar com esse tipo de empreendimento, e quais são as principais dicas para quem deseja trabalhar na área de moda e vestuário.
Lucrando com sua franquia de roupas
Agora que você conhece um pouco mais do mercado e do segmento, é importante pensar em como fazer dinheiro com esse tipo de empreendimento.
Não é incomum que empresas de diversos portes possam ser trabalhadas com qualidade, e esse tipo de ação gera um interesse muito maior da companhia, que poderá trabalhar em ações de marketing e vendas, usando um sistema para controle de estoque.
Entretanto, é preciso ter em mente que cada companhia é única, e que você deve prestar atenção para adaptar as dicas a sua realidade para aproveitar com mais qualidade esse tipo de ação.
Definindo seu público
O primeiro passo para garantir lucratividade em sua franquia é entender o público-alvo de sua empresa. É considerado o público-alvo todas as pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão para consumir em sua loja é maior.
A moda é muito ampla, e existem diversos estilos e conceitos. Com isso, é importante que você consiga definir um público para sua atuação, conseguindo especificar melhor como serão as ações de engajamento, marketing e contabilidade para pequenas empresas.
Entretanto, para conseguir ainda mais efetividade em suas vendas, você pode trabalhar com uma métrica menos genérica e mais personalizada: a persona.
Além disso, pensando em franquias, esse tipo de definição ajuda a identificar o tipo de estrutura que você precisa para atender, bem como a marca que será escolhida para montar a loja.
Uma franquia que atende a todos os públicos demanda uma infraestrutura muito mais adequada do que uma franquia específica, o que acaba exigindo mais capital para lidar com esse tipo de recurso, como a compra máquina de café para comércio para oferecer para os clientes.
Por outro lado, estas franquias mais segmentadas podem ser uma excelente opção para quem tem restrições orçamentárias mas ainda deseja se aventurar em um empreendimento através do uso de franquia.
Oportunidades de mercado
Outro ponto importante que deve ser realizado antes de iniciar o processo de abertura de sua franquia é entender o mercado a sua volta e quais oportunidades estão se apresentando no momento.
Identifique as possibilidades de atendimento e de retorno, para identificar se o que você pretende abrir é algo inovador e atrativo, que gerará uma demanda maior pelas peças de sua loja.
Diante disso, é preciso que você consiga se apresentar como uma nova solução, uma figura diferenciada, que possa oferecer um sistema de rastreamento de entregas para os clientes acompanharem a sua compra.
Para isso, você pode fazer uma boa pesquisa de mercado com o público próximo da região que você está tentando abrir a franquia, ou mesmo online no caso de um e-commerce. Dentre as informações interessantes para coletar estão:
- Tipos de roupas;
- Marcas mais procuradas;
- Tamanhos grandes e numerações especiais;
- Hábitos de consumo.
Com estas informações, você terá uma estrutura muito mais adequada para atender os novos consumidores que vão começar a surgir em sua porta, gerando mais oportunidades de negócios e um retorno mais efetivo para esse tipo de ação.
Defina seu segmento
Depois de identificar seu público-alvo, é interessante identificar o segmento que você irá se inserir dentro do mercado de moda. Esse tipo de escolha afeta diretamente suas opções, principalmente com relação a abertura da franquia.
Existem diversos custos envolvidos nesse processo de aquisição, e por isso, é importante que você escolha com sabedoria e procure recursos que estão envolvidos no conceito de sua loja, sem gastar mais do que pode com o processo de legalização societária.
Algumas franquias home office tem um potencial maior de vendas com um investimento muito inferior a outros modelos, . uma vez que não há necessidade de gastos desnecessários com local, reformas e outras ações.
Escolha de ponto (lojas físicas)
No caso de optar por uma franquia com loja física, é fundamental explorar o melhor possível a localização da empresa. Isso é um ponto-chave para você obter resultados mais satisfatórios com a franquia.
Normalmente, essa localização precisa passar por uma aprovação da franqueadora, por isso é importante que você saiba como trabalhar com esse tipo de ação antes de iniciar o processo de vendas com sua franquia de roupas.
Investimento web (lojas virtuais)
Caso opte pela franquia virtual, onde as vendas são realizadas em um site próprio, este é o principal investimento que você deve pensar. O site funciona de maneira similar a estrutura de uma loja física.
Por conta disso, você deve buscar apoio profissional para trabalhar com esse tipo de elemento, garantindo uma ação mais qualificada e um impacto maior em suas ações de marketing digital para alcançar um público maior.
As vendas online têm ganhado muito espaço, por isso, aproveitar esse tipo de recurso é muito importante para garantir uma saúde financeira maior para sua companhia.
Custo de investimento
Quando você pensa em montar uma franquia, um dos pontos mais importantes de reflexão são os custos de investimento para conseguir ter a estrutura completa em funcionamento.
Portanto, é importante que você consiga trabalhar dentro de seu orçamento pessoal para evitar problemas no futuro ou não dar conta de manter a empresa em funcionamento.
Considerações finais
Com a estrutura do mercado de moda a seu favor, a ideia de abrir uma franquia de roupas pode ser excelente, principalmente se você se atentar a detalhes importantes na hora de começar a trabalhar.
Ter toda sua infraestrutura em ordem é fundamental para que você consiga ter resultados mais efetivos, o que ajuda sua empresa a se posicionar melhor no mercado em que ela está inserida.
Assim, uma companhia que trabalha na base de franquia de roupas e tem a atenção necessária para lidar com elementos importantes pode acabar se tornando muito mais forte no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.