Cinquenta e três milhões. Esse é o número de crianças, adolescentes e jovens no Brasil, segundo os últimos estudos. É um público que movimenta o consumo dos mais variados produtos e que cresce em média 14% ao ano. Os jovens estão cada vez mais conectados com o mundo, são embaixadores de todas as novidades e as demandas de consumo só aumentam. Em regiões como o Nordeste, o espaço para investir em franquias e crescer é ainda maior pelas importantes mudanças na economia local.
A globalização derrubou as barreiras que mantinham regiões afastadas do consumo, como era o caso do Nordeste durante décadas, devido à distância dos centros produtores e a infraestrutura precária para o transporte e a criação de indústrias locais.
Porém, a preocupação em desenvolver a região e criar uma qualidade de vida melhor para fixar as populações, provocou uma série de fatos que colocaram o Nordeste no mapa do desenvolvimento.
- O movimento histórico de investimentos federais no Nordeste;
- Programas de incentivos fiscais nos Estados;
- Investimentos em infraestrutura interna e de ligação com as demais regiões;
- Interiorização do ensino superior.
Os impactos dessas mudanças são fundamentais para o Nordeste com o aumento da renda média e do poder de consumo, da expectativa de vida das populações e também o menor investimento inicial e a redução de custo operacional com uma infraestrutura melhor e incentivos.
Além de todos esses fatores positivos, o Nordeste possui patrimônios imensuráveis e que atraem investidores e enchem os habitantes de orgulho:
- O excelente clima que contribui para a boa qualidade de vida das pessoas;
- O meio ambiente privilegiado;
- O povo acolhedor que valoriza muito as relações sociais.
O Nordeste está na rota de investimentos, liderados pelas Franquias
O surgimento de muitas empresas locais e a instalação de centros de distribuição de negócios sediados no Sudeste e no Sul tornou-se uma realidade e o Franchising não ficaria de fora.
- Marcas nacionais expandindo na região através dos investidores locais, que conhecem bem as realidades social e cultural e os hábitos de consumo;
- Marcas locais crescendo através de redes de franquias.
Existem opções de Franquias em Natal para crianças e adolescentes em diversos segmentos. Vamos destacar alguns:
1 – Franquias de Festas
Esse é um dos poucos segmentos que parece nunca viver uma crise. Afinal, as festas de aniversários são uma tradição desde o primeiro ano de vida até os grandes eventos de 15 anos.
As famílias não têm mais tempo para montar festas, principalmente com a diversidade de temas e a complexidade de itens que o público-alvo exige. Também buscam a comodidade de se divertirem sem dias ou semanas de correria e estresse.
A criatividade das Franquias de Festas não pode ter limites e é importante estar atento às novidades do mundo de crianças e adolescentes.
2 – Franquias de Cursos de Idiomas
A globalização desde os primeiros anos de vida exige uma comunicação cada vez melhor e o domínio de idiomas, especialmente o onipresente Inglês, é fundamental.
Apenas 5% da população brasileira domina e 3% têm fluência em Inglês. É um número alarmante, principalmente porque as oportunidades futuras exigirão mais a fluência. No mercado de trabalho, esta habilidade deixou de ser desejável e tornou-se obrigatória e em empregos dos mais variados níveis.
Os intercâmbios se tornarão mais comuns e também necessários para melhorar a formação dos jovens. É nesse cenário que está o grande potencial de sucesso das Franquias de Idioma.
A dedicação integral, o prazer em conviver com crianças e jovens e a preocupação em estar sempre inovando nos métodos de ensino são os diferentes deste segmento.
3 – Franquias de Recreação Infantil
Esse é outro segmento que cresce bastante na tendência dos adultos de precisar criar mais formas de entretenimento para suas crianças e adolescentes e que saiam do modo condomínio.
As formas de diversão mudaram bastante e também a vontade de socializar, o que acontece muito com os jogos online.
Nas Franquias de Recreação Infantil, o público jovem deve encontrar variedade, sempre com definição de espaços por faixa etária para que cada grupo possa divertir-se sem conflitos. O quesito segurança é fundamental para o sucesso no negócio.
4 – Franquias de Moda Infanto-juvenil
O segmento de Moda é um dos mais tradicionais do Franchising e sempre está muito sujeito às oscilações da economia – dependendo do tipo de vestuário, pode se tornar menos prioritário no orçamento.
Porém, com crianças e adolescentes, esta visão muda bastante. Grande parte das faixas etárias passa por desenvolvimento corporal, portanto é preciso comprar mais roupas. Além disso, este público é mais sensível aos apelos de propagandas.
O mercado de moda infantil cresce em torno de 6% ao ano e é extremamente competitivo, principalmente com o crescimento do e-commerce. Por este motivo, as Franquias de Moda Infanto-juvenil são umas das mais desafiadoras do mercado.
É importante estar sempre atualizado e investindo nas mudanças constantes na moda em si – as tendências de estilos, cores e motivos – e isso exige um planejamento de estoques e compras muito preciso.
Gostou deste artigo? Pretendemos mostrar o potencial de investimento em Natal para diversos segmentos ligados ao público de crianças, adolescentes e jovens. Certamente uma dessas opções, dentre outras, pode ser a sua escolha de sucesso em uma Franquia.
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Sucesso!