Por que sua franquia deve ter um plano de marketing

Atualmente sabemos que é essencial desenvolver um bom plano de marketing para que a sua franquia seja bem-sucedida e obtenha bons resultados. Contudo, você sabe realmente do que se trata o plano de marketing?

Caso ainda não saiba, o plano de marketing é primordial para traçar ações publicitárias, definir e direcionar melhor os investimentos, mapear e analisar se as ações estão obtendo um bom resultado, ter metas e objetivos que devem ter um prazo para serem colocados em prática e, por fim, recursos necessários para atingi-los.

Neste artigo, vamos abordar melhor a importância de se ter um plano de marketing e apresentar o bê-á-bá de como ele de ser feito e colocado em prática. Acompanhe!

Quais são os benefícios do plano de marketing?

Todas as ações, sejam elas pequenas, médias ou grandes, devem ser planejadas e colocadas em prática em um prazo definido por você. E é nesse momento que surge o plano de marketing, que tem como principal finalidade ajudar a identificar quais são os pontos fortes e fracos, além das ameaças e as oportunidades, que o segmento da sua franquia proporciona a você.

Com isso, além de definir as metas e os objetivos, é possível descobrir quais são as necessidades dos consumidores, com a finalidade de trabalhar para que eles sejam bem atendidos e atinjam as expectativas quanto aos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.

O plano de marketing também possibilita ao empresário e, principalmente, ao departamento de marketing, uma visão abrangente sobre quais ações devem ser colocadas em prática com mais afinco, o que tem obtido sucesso e o que precisa ser melhorado, potencializando os pontos fortes.

O plano de marketing ajuda nos tempos de crise?

Ajuda e muito. Para o professor americano Philip Kotler, considerado um dos pais do Marketing, em tempos de crise o plano de marketing possibilita que a empresa encare a vulnerabilidade desse período e seja capaz de enfrentá-lo sem grandes dificuldades. Além disso, desempenha um importante papel na superação dos concorrentes, com produtos ou serviços que mais atendam às necessidades do público-alvo.

O plano de marketing também ajuda a identificar e a planejar como serão as vendas, mesmo com a falta de capital. Dessa forma, é possível saber qual é o rumo mais indicado a seguir e o que os clientes esperam da sua franquia, sem a necessidade de tomar atitudes mirabolantes para atrai-los.

O plano de marketing e os “4 P’s”

Foi na década de 1960 que o professor americano Jerome McCarthy surgiu com os “4 P’s” do marketing, que devem ser estipulados e colocados em prática por empresas de qualquer tamanho e segmento no período de um ano. Os “4 P’s” nada mais são que: produto, preço, praça e promoção.

Produto

De todos os “P’s”, este é o mais importante, pois tem como principal objetivo definir quais são os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Preço

É o valor que será cobrado pelo seu produto ou serviço. Nesse item, recomenda-se estipular o preço de acordo com a realidade do público-alvo e do produto ou serviço oferecido por sua franquia.

Ponto

Para que as vendas sejam um sucesso, é preciso que você tenha um ponto de venda. Nesse local, o cliente precisa se sentir bem, para que possa retornar e indicar a sua loja para as pessoas.

Promoção

É uma das melhores maneiras de se divulgar um produto ou serviço e mostrar ao consumidor que ele é essencial no dia a dia.

Como desenvolver um plano de marketing?

Para que o plano de marketing seja desenvolvido, é preciso definir o público-alvo, traçar as oportunidades e as ameaças do mercado, analisar a concorrência, definir os pontos fortes e fracos do negócio, estipular objetivos e metas, bem como estratégias, programas de ação, orçamentos e a forma que todas as informações serão monitoradas. Seguindo estes passos, o sucesso é garantido!

Tem um plano de marketing bem-sucedido ou quer esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário!

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