Qual o momento certo para abrir uma franquia de educação?

Apesar do cenário econômico atual, muitas pessoas estão vendo no franchising uma ótima oportunidade para empreender. Para quem deseja abrir uma franquia de educação, esse modelo de negócio apresenta vantagens e números bastante atraentes.

Em 2015, as franquias apresentaram um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior, resultando em um faturamento de R$ 139,593 bilhões.

Um dos motivos para o grande sucesso das franquias é a possibilidade de operar um negócio já estabelecido no mercado, pulando etapas necessárias (e muitas vezes mortais) e fundamentais para a construção do negócio, deixando a administração um pouco mais simplificada.

A seguir, listamos as principais vantagens de investir no mercado de franquias:

Riscos reduzidos

Por ser uma empresa estabelecida, ter um plano de negócios maduro e ter o público-alvo bem definido, o franqueado já entrará no mercado com presença e autoridade. Esses fatos diminuem drasticamente os riscos de operação de sua unidade, principalmente se formos comparar com as empresas tradicionais.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a taxa de mortalidade das franquias em 5 anos é de 5%. Número extremamente baixo se compararmos com as empresas criadas do zero, cuja taxa de mortalidade é de 40% nos primeiros anos de operação.

Trabalhar com uma marca estruturada

Com a concorrência cada vez mais competitiva, criar uma empresa do zero e conquistar espaço no mercado é uma tarefa que requer, acima de tudo, altos investimentos.

Uma das principais vantagens da franquia é a possibilidade de trabalhar com uma marca que já faça sucesso no mercado, sem a necessidade de refazer todo esse caminho para se estabilizar.

Ao abrir uma franquia, a franqueadora repassará o treinamento, o suporte e as condições que o franqueado deverá seguir para alcançar o sucesso em sua unidade. Antes de iniciar a operação, o franqueado aprenderá como funciona o modelo de negócio e quais serão suas responsabilidades na gestão da unidade.

Planejamento dos custos ao abrir uma franquia de educação

Um dos pontos mais importantes na implementação de um negócio é definir e calcular corretamente quais serão os custos do empreendimento. Ao abrir uma franquia, o franqueado saberá exatamente quanto deverá investir em ponto comercial e elementos essenciais para a operação da franquia.

Antes de instalar sua unidade, o franqueado poderá saber quanto ficará o investimento total e em quanto tempo esse capital retornará em forma de lucro.

Retorno de investimento rápido

De acordo com a ABF, o prazo de retorno do dinheiro investido fica entre 12 a 24 meses, dependendo do modelo de negócios, da localização da unidade e de outros fatores que contribuem (positiva e negativamente) no faturamento do negócio.

Antes de abrir uma franquia, o franqueado poderá saber qual será a estimativa de lucro, com informações baseadas na operação de outros franqueados e do próprio modelo de negócios.

Dessa forma, se o empreendedor seguir a cartilha e administrar sua unidade com eficiência, poderá recuperar seu investimento em um prazo relativamente curto. Mas é preciso colocar a mão na massa!

Se você deseja investir com segurança e abrir uma franquia na área de educação, aproveite essas vantagens e comece a operar o negócio próprio, na área que você possui experiência e paixão. Isso aumentará as chances de sucesso do seu investimento!

E você, acha seguro abrir uma franquia de educação? Qual é a sua experiência? Faça um comentário e compartilhe com a gente!

Comments (0)
Add Comment