O setor de franquias segue em ascensão no Brasil, devido ao potencial do mercado brasileiro. No caso das lojas virtuais, para assegurar o sucesso das operações, é importante que as empresas desenvolvam estratégias diferenciadas para cada tipo de público.
Quer saber como atrair o público jovem, a terceira idade e as mulheres para sua loja virtual? Confira as dicas que reunimos para você ter uma franquia de sucesso:
1. Convença a terceira idade
Os jovens já lidam bem com as compras via internet, mas as pessoas mais velhas ainda se sentem inseguras nesse ambiente. Uma forma de minimizar esse problema é especificar bem as condições de entrega e de pagamento.
Outra dica importante: disponibilize informações claras sobre cada etapa do processo de compra e cuide muito bem da usabilidade do site, facilitando ao máximo a navegação. Não abra mão, por exemplo, do emprego de fontes de letras maiores e de boas imagens!
Garanta também que o usuário visualize os selos de certificação do site, assegurando ao cliente que ele está num ambiente seguro. Lembre-se: no caso da terceira idade, o desafio é conquistar sua confiança!
2. Engaje os jovens
Para os jovens, a regra básica para uma franquia de sucesso na internet é usar e abusar da linguagem mais informal na apresentação dos produtos. Não há muito mistério sobre o que dá certo no caso do layout: cores fortes, vídeos, músicas e, principalmente, integração com as redes sociais.
No caso do atendimento ao público, é preciso ampliar a oferta de canais, priorizando redes sociais e WhatsApp. Via de regra, e-mail e telefone estão fora do radar dos jovens.
E, para não perder vendas, tenha um site responsivo, que funcione muito bem nos aparelhos celulares. As pesquisas comprovam que cada vez mais eles concentram todas as suas atividades em seus smartphones.
3. Encante as mulheres
O público feminino é uma “mina de ouro” para as lojas virtuais, uma vez que tem alto consumo em diversas categorias de produtos. Mas atenção, elas também são mais seletivas e, exigem reconhecimento. Gostam de saber que aquela loja realmente entende suas necessidades.
Como são mais “ligadas” às tendências da moda, uma boa dica em termos de mix de produtos é valorizar os que estão em alta.
Outro fator essencial: priorizar o compartilhamento de experiências, uma vez que esse público gosta de saber a opinião de outras pessoas sobre suas preferências.
É certo que todo mundo aprecia um bom desconto, mas para o público feminino uma oferta bem-feita nesse sentido pode ser decisiva para assegurar a venda. Segundo os especialistas, aproveitar uma boa oportunidade ajuda as mulheres a minimizarem o sentimento de culpa!
Como vimos, há diversas estratégias que podem ser empregadas para atrair a atenção de jovens, idosos e mulheres. Para não errar e nem desperdiçar esforços, o mais importante é conhecer bem o público e entender suas demandas. É isso que vai levá-lo a uma franquia de sucesso!
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