Todo consumidor gosta de uma oferta imperdível ou um preço imbatível durante uma data especial. Portanto, saber como fazer promoções é fundamental para conquistar mais clientes e aumentar o faturamento na sua franquia.
O turismo reserva muitas oportunidades para isso, sobretudo na baixa temporada, quando a demanda por viagens é menor e as pessoas aproveitam para conseguir melhores condições de pacotes, passagens aéreas e quartos de hotéis.
Separamos neste artigo algumas dicas de como você pode realizar essas ações na sua franquia. Confira:
Faça um planejamento
Uma promoção não deve ser feita à toa, por isso, tenha bem claro o objetivo da sua ação. Aumentar a venda de pacotes de viagens? Tornar o nome da empresa mais conhecido? Conquistar novos tipos de público? Seja qual for a razão, ela será a base de tudo.
A próxima etapa do planejamento é determinar as métricas, ou seja, a quantidade de vendas que deve ser feita e em quanto tempo. Fazer o monitoramento constante também é necessário para ter certeza de que a ação está dando certo.
Escolher o tipo de promoção é o terceiro passo estratégico e precisa ter relação direta com o propósito da campanha. Se for vender mais pacotes, um desconto pode funcionar muito bem. Se for para atrair um público mais jovem, promoções para estudantes ou mochileiros é uma boa ideia, e assim por diante.
Defina o público-alvo
E por falar em público, defina para quem a ação será voltada. Só assim você pode atingir as pessoas certas.
Para fazer isso, leve em conta todas as características como idade, sexo, hábitos de consumo e interesses, pois podem ser fatores influenciadores na hora de comprar.
Avalie os custos
Antes de reduzir os preços, faça uma avaliação da margem de lucro e de outros pontos que podem influenciar o custo final da promoção. Mesmo que o lucro seja zero, mas traga um cliente que possa voltar na alta temporada e pagar o preço de tabela, já terá valido a pena.
O fundamental é que a oferta não gere prejuízos ao seu negócio, pois assim não terá sentido.
Monte uma estratégia de divulgação
De nada adianta também fazer uma promoção e o público não saber que ela existe, certo? Por isso, invista em divulgação para torná-la conhecida e atrair o maior número de pessoas ao seu negócio.
O Marketing Digital tem sido muito utilizado para promoções, pois tem um custo menor que as mídias tradicionais como televisão, jornais e revistas. Os meios mais usados atualmente são Google Adwords, e-mail marketing e redes sociais, sobretudo pela facilidade de mensurar os resultados e saber o perfil do público que está acessando esses canais.
Estabeleça um prazo para a promoção
Para ter eficácia, uma promoção precisa ter um prazo. É importante que ele seja informado desde o início da campanha para que todos saibam que aquela oferta especial é por tempo limitado e que não terão muito tempo para aproveitar essa oportunidade — isso cria um senso de urgência no seu público, fundamental para a conversão.
Seguindo essas dicas você saberá como fazer promoções na sua franquia de turismo. Quer receber mais conteúdos e dicas como essas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro!