Sabe quando você pede alguma indicação e recebe nomes e elogios de empresas que oferecem soluções rápidas para essa situação? Esse é o marketing boca a boca, uma das formas mais poderosas que uma franquia tem para se estabelecer no mercado e na vida de seus consumidores. Mas você sabe como usar o marketing boca a boca em seu negócio?
A característica principal dessa divulgação é que, cada vez que seu negócio for indicado por um cliente, um valor é agregado à sua unidade, criando uma expectativa positiva em cima do consumidor em relação ao seu produto. E o melhor de tudo é que a prática acontece de forma espontânea, como resultado de um conjunto de ações muito bem executadas.
O marketing boca a boca é uma poderosa ferramenta de divulgação, especialmente para novos negócios que estão na fase de adaptação ao mercado. A seguir, separamos algumas dicas essenciais para você utilizar da melhor forma essa estratégia para atrair mais clientes em sua franquia. Confira!
Participe ativamente da sua comunidade
Os consumidores criam empatia com empresas que apoiam causas sociais, ambientais e do direito dos animais e, dependendo do público que você deseja conquistar, é aconselhável relacionar sua unidade a uma causa que vai contribuir com a melhoria de sua comunidade.
Reverta uma parcela dos lucros para ajudar alguma organização que seu público-alvo tenha interesse. Para aumentar a relação entre a franquia e os consumidores, proporcione a possibilidade dos consumidores escolherem uma ONG para ser ajudada. Isso certamente criará uma imagem positiva do seu negócio, além de ajudar causas nobres.
Mantenha um bom relacionamento com seus clientes
Além de oferecer um atendimento carismático e atencioso, tanto o franqueado quanto seus colaboradores deverão manter uma boa relação com seu público-alvo. Lembre-se que, antes de tudo, seus clientes querem encontrar uma solução para seus problemas.
Oferecer um produto/serviço de qualidade e um atendimento que vai além do satisfatório, certamente criará uma impressão positiva a ponto desse cliente indicar sua empresa para amigos e familiares.
Conte uma história inspiradora
Os consumidores gostam de boas histórias e se a franquia que você está operando possui uma boa história, seja na sua fundação ou sobre o criador da marca, o franqueado deverá contá-la de forma a inspirar seus clientes. É importante ressaltar os desafios enfrentados e todo caminho percorrido para se estabelecer no mercado.
As pessoas adoram histórias motivadoras e se o seu negócio souber contar sua história de maneira apropriada, certamente seus consumidores compartilharão a mensagem para outras pessoas.
Crie um programa de fidelização eficiente
Oferecer benefícios em forma de descontos e brindes é uma ótima forma de fidelizar seus clientes. Busque sempre estar em contato com os consumidores mais antigos, oferecendo condições especiais e sempre informando-os das novidades que sua unidade está oferecendo.
Manter um cliente é mais barato do que atrair um novo e, além disso, um cliente que compra há bastante tempo em sua unidade certamente já indicou o seu negócio para algum conhecido. Pense nisso!
Agora que aprendeu como usar o marketing boca a boca de forma adequada, implemente essas estratégias em sua unidade e estimule seus consumidores a falarem bem do seu negócio. Gostou do artigo? Assine nossa newsletter para receber novos posts em primeira mão!