Saiba Qual A Melhor Idade Para Empreender. É muito comum que as pessoas se perguntem, principalmente os jovens, sobre a melhor idade para empreender. Pois bem, podemos dizer que a idade média do empreendedor brasileiro, de acordo com o Sebrae, é 44 anos.
Por outro lado, a pesquisa também apontou que 80% dos entrevistados mostraram estar dispostos a empreender antes dos 18 anos. Ou seja, o universo é bem amplo e repleto de oportunidades, por isso é bom estar por dentro do tema!
Empreendendo na adolescência – Saiba Qual A Melhor Idade Para Empreender
Não é muito difícil de encontrar pessoas que concordam que a idade certa para empreender é logo após completar 18 anos. O principal motivo dessa crença, é pelo fato do jovem geralmente transbordar energia positiva sobre suas escolhas.
Nessa idade, alguns jovens acabam optando por entrar na faculdade, e naturalmente têm uma cabeça melhor para desenvolver novas ideias.
Por exemplo, há estudantes que acabam optando por desenvolver ideias para criar uma empresa com foco em serviços contábeis, por exemplo. Bem como que acreditam que tocar um negócio na adolescência é sim, possível.
No momento em que o jovem tem a cabeça livre para desenvolver ideias, consequentemente pode surgir a possibilidade de montar um negócio com os colegas, amigos ou familiares.
Algumas pessoas acabam tendo o pensamento de que nasceram para fazer negócio, e esse tipo de pensamento geralmente surge na adolescência. Nesse caso, envolve muito a questão de ter o dom para lidar com a administração de um novo empreendimento.
É através dessa crença que, atualmente, podemos ver vários negócios como lojas virtuais, por exemplo, sendo administrados por jovens. Em alguns casos, a estrutura desses negócios pode ter até um software de gestão empresarial, para que todas as informações da empresa estejam em um único lugar
Apesar das ideias de negócio surgirem com os 18 anos, podemos citar também que a vontade de empreender pode aparecer quando o jovem estiver nos 20 anos de idade – o que é bem natural, inclusive.
Ou seja, pelo fato do adolescente estar com uma mente mais aberta para novas ideias, é possível que investimentos em sistema de entrega, por exemplo, sejam feitos pelo simples motivo do jovem ter mais coragem que as pessoas de idades mais avançadas.
Nessa fase da vida, é importante que a pessoa esteja cercada de pessoas experientes e, além disso, é necessário que ela estude muito para se qualificar ainda mais na área que deseja empreender.
Alguns adolescentes já estudam a área que desejam atuar desde o ensino médio, e iniciar uma faculdade pode ser uma alternativa para se qualificar ainda mais na área que deseja e que sonha, independentemente de qual seja.
Desse modo, uma contabilidade para empresas, por exemplo, pode ser uma área que, entre os requisitos, ter uma graduação possa ser um diferencial.
Ao decidir empreender, é importante que alguns processos sejam respeitados. Um deles é o planejamento que deve ser feito e, de preferência, deve ser detalhado, citando todos os investimentos necessários, estudar o mercado, os concorrentes e os bons fornecedores. Saiba Qual A Melhor Idade Para Empreender
Na adolescência, como sabemos, é uma fase que há muita curtição, com baladas e comemorações. Portanto, é importante que o jovem saiba que se, caso deseja empreender, ele terá que tomar algumas decisões para que o seu empreendimento dê certo.
De acordo com as escolhas do empreendedor, a longo prazo, os resultados podem se tornar bastante vantajosos.
É preciso ter paciência, acima de tudo, e isso vale para qualquer segmento, desde uma empresa que trabalha com serviço de digitalização de documentos, até mesmo uma loja virtual com foco em vendas de acessórios para celular.
Dependendo do tipo de administração que for aplicado no negócio, é possível ganhar mais, e trabalhando menos, se for comparado a algumas profissões que precisam ser exercidas de carteira assinada.
Mas como a maioria das pessoas sabem, um dos princípios básicos para que um empreendimento seja iniciado é ter dedicação, planejamento e não se precipitar com atitudes impulsivas.
Nesse contexto, é importante ter um software de gerenciamento para ativos, para que as decisões administrativas tenham fundamentos.
Independentemente da vontade de empreender começa a surgir nos 18, ou 20 anos, o importante é saber que esse desejo pode resultar em uma aventura enriquecedora. Contudo, é necessário pontuar que para ser dono de um negócio é preciso ter pé no chão e firmeza nas decisões.
É importante dizer também que, o jovem está mais apto para trabalhar com novas tecnologias para empresas, portanto, ter um sistema para controle financeiro dentro de uma loja, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de acompanhar os resultados.
Ademais, o adolescente, por sua vez, pode ter mais facilidade para manusear as ferramentas. Resumidamente, podemos considerar que empreender na adolescência é uma fase que pode presenciar muita energia e coragem para iniciar um negócio.
Além disso, as características mais comuns do empreendedor jovem é:
- Trabalha com tendências;
- Está apto a novas tecnologias;
- Busca inovar;
- Está apto a trabalhar com novos modelos de trabalho.
Desse modo, compreendemos que empreender na adolescência pode ser, de fato, uma aventura muito enriquecedora e que, a longo prazo, pode ser bastante útil.
Empreendendo aos 30 anos
Quando uma pessoa completa 30 anos de idade, é natural que seja adquirida mais maturidade para lidar com os problemas da vida. É muito comum também que, nessa idade, seja início da construção de uma família.
Desse modo, a estabilidade financeira acaba se tornando um desejo comum para as pessoas que chegam nessa idade.
Para os adultos que já concluíram a graduação, pode ser o momento certo para que faça, talvez, uma pós-graduação, e nessa parte pode surgir dúvidas sobre como conciliar os negócios e a família.
Para muitos, ao criar a família, é nessa parte da vida que surge a vontade maior de empreender. Um dos motivos para isso acontecer é o desejo de passar mais tempo com os familiares.
Em contrapartida, pode haver também o lado de que alguns empresários dedicam boa parte do seu tempo para voltar suas atenções no empreendimento, deixando a família em segundo plano.
Algumas pessoas, nessa idade, acabam desistindo de empreender justamente pela possibilidade de não conseguir conciliar o trabalho com a família. Porém, através de um planejamento, é possível ter momentos divididos com os familiares e as questões do trabalho.
Pensando nisso, uma das opções, além de fazer um planejamento para lidar com as questões familiares e profissionais, é ter um sócio, para que você não fique totalmente atarefado.
Entretanto, dependendo de como o negócio for administrado, pode ser que ocorra o encerramento de empresa, devido às tarefas que ficaram acumuladas.
Nesse contexto, podemos perceber que a presença de um sócio para iniciar um negócio é fundamental para que o fluxo administrativo ocorra de forma fluída. Saiba Qual A Melhor Idade Para Empreender
Obviamente, ao procurar por um sócio, é preciso que essa pessoa seja de muita confiança, e que tenha o mesmo desejo de empreender como você.
Tendo um sócio, é possível distribuir todas as tarefas do seu negócio, assim, você acaba tendo mais tempo para cuidar de si mesmo, e além disso, terá um bom tempo para passar com a família.
Não podemos esquecer das pessoas que não desejam ter família. Nesse caso, é preciso dizer que as preocupações aos 30 anos podem ser diferentes.
Como citado, nessa idade pode surgir a vontade de fazer uma pós-graduação, e se caso a vontade de não ter uma família seja real, o momento para se dedicar nessa nova fase é nessa parte.
É interessante dizer também que, para as pessoas que não tiveram a oportunidade de cursar um ensino superior aos 20 anos, pode ser que a liberdade de não ter uma família possa te possibilitar a iniciar uma graduação.
Nessa parte, uma ótima recomendação é que os cursos sejam feitos no período noturno, e dependendo da graduação, é possível escolher modalidades a distância e semipresenciais.
Decidindo se dedicar aos estudos, você pode considerar a ideia de ter uma agenda para conseguir dar as atenções necessárias para a empresa e para a faculdade.
Empreendendo aos 40 anos
Para muitos, chegar nessa parte da vida pode ser sinônimo de mudança. Boa parte das pessoas chegam nessa fase com bons anos trabalhados de carteira assinada, porém, a vontade de empreender as vezes pode se tornar inevitável nessa idade.
Aos 40 anos, a maioria das pessoas já conseguiram a tão sonhada estabilidade financeira, porém, ainda há a falta de coragem para empreender.
Um dos pontos positivos para iniciar um negócio nessa fase da vida, é o fato da pessoa já ter muita experiência no mercado de trabalho.
Contudo, não podemos deixar de citar que começar um empreendimento pode ser uma porta de entrada para novos desafios, com isso, é de extrema importância trabalhar na motivação de ter o seu próprio negócio.
Procure estudar o motivo dos seus medos e trabalhar nas maneiras de como vencê-los. Escutar as pessoas, apesar de você já ter muita experiência de vida, pode ser enriquecedor para que o seu negócio comece com o pé direito.
Não ignore a experiência de outros empreendedores, afinal, todas as histórias de vida podem ser úteis para algo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. Saiba Qual A Melhor Idade Para Empreender