Investir em eventos é uma ótima oportunidade de negócio, pois eles são capazes de influenciar diretamente a imagem percebida pelas pessoas e a identidade de uma franquia de vestuário. Além de aquecer vendas em datas comemorativas, os eventos podem ser produzidos para alguns objetivos específicos, como abrir um canal de comunicação com os fornecedores, clientes, colaboradores, a comunidade em torno e seus investidores.
As lojas de vestuário que se envolvem em acontecimentos como esses têm a chance de aumentar a credibilidade no mercado, promover valores e engajar mais seus colaboradores. Confira as vantagens das quais a sua franquia de vestuário pode usufruir ao investir em eventos e veja como organizá-los!
Quais as vantagens de investir em eventos?
Os eventos são ambientes que oferecem grande chance de ampliação de mercado. Pode-se dizer que têm como principal objetivo aquecer as vendas em curto, médio ou longo prazo.
Além disso, podem trazer vantagens como:
Reconhecimento da marca
Quando uma franquia de vestuário realiza um evento, pessoas que ainda não conheciam o trabalho executado pela loja passam a ter consciência disso — e é dessa forma que vem o reconhecimento da marca. E se o episódio promover uma boa experiência para os convidados, os próprios participantes vão divulgar a loja para outras pessoas.
Fidelização de clientes
Um evento também é capaz de trazer novos olhares para a loja, pois consegue cativar e fidelizar clientes que esporadicamente compram no estabelecimento. Além disso, se for bem organizado, pode trazer diferenciação e interação com o público, o que repercute de forma muito positiva, pois estreita laços com a audiência que se deseja atingir.
Geração de leads e receitas
Um evento pode abrir portas para novos clientes e parceiros (leads), de modo a fortalecer o marketing da franquia de vestuário. Tudo isso traz maior número de pessoas comprando — e, assim, mais receitas não planejadas são geradas, fato extremamente benéfico para o faturamento da loja.
Como organizar um evento para uma loja de moda?
Investir em eventos demanda planejamento. E a organização de um evento pode não ser uma das tarefas mais fáceis, pois são vários os aspectos e detalhes que devem ser levados em conta.
Para isso, é necessário:
Verificar o orçamento
Esse é o primeiro passo para a boa organização de um evento: saber quanto de recurso você tem disponível. Nesse tópico, será importante aliar boas ideias e o mínimo dinheiro para executá-las.
É preciso muita criatividade e ótimas parcerias que ajudem a otimizar seus recursos.
Estabelecer um bom planejamento
É importante entender o objetivo do evento, ou seja, o público que deseja atrair para sua loja e o que você deseja que eles façam. Deve-se escolher a data, de preferência que não coincida com feriados e os eventos de maior proporção na mesma cidade.
Defina o cronograma e pense sobre a programação do evento. Orce os preços de buffets, decoração, iluminação e todos os serviços que for usar. Também é importante definir se o evento será aberto ou com uma lista fechada de convidados, selecionados de acordo com o interesse da loja.
Pensar em diferenciais
Que tal aproveitar o evento de sua loja para mostrar seus diferenciais? Nesse dia também é possível criar descontos exclusivos, investir em lembrancinhas personalizadas, entre muitas outras ideias.
E lembre-se: um evento bem organizado e bem executado mostra a qualidade e eficiência de seu negócio aos convidados. Então, vale a pena investir na ideia dos eventos para garantir um maior reconhecimento da marca.
E a sua loja, já investiu ou costuma investir em eventos? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe sua opinião em nossos comentários!