Todo empreendedor tem como meta o sucesso profissional e, para atingir seu objetivo, acaba vivendo uma rotina estressante e de trabalho sem fim. O que muitos esquecem é que o sucesso pleno só existe quando há um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Quer saber como conciliar o trabalho com as atividades pessoais? Veja nossas dicas.
Organize sua vida pessoal e profissional
Você sabe a importância do planejamento para o seu negócio. Que tal criar um cronograma para organizar a sua vida? No início da semana ou do mês, inclua um almoço com os amigos ou uma viagem no final de semana ao seu planejamento. Estabelecer horários para as atividades ajuda a fazer uma melhor gestão do tempo. Além disso, você perceberá que esses pequenos momentos de lazer em meio à rotina profissional te darão mais energia e disposição.
Aprenda a dizer não
Essa dica vale para a vida profissional e pessoal. Planos de viagem, encontros com os amigos e até aquele filme que você pretendia assistir são cancelados ou adiados porque você precisa ficar até tarde no escritório? Não tente bancar o super-herói, que está sempre disposto a dizer sim no trabalho para não correr o risco de sobrecarregar a vida profissional e negligenciar a vida pessoal.
O papel do empreendedor já exige muitas responsabilidades, mas não se sobrecarregue. Aprenda a delegar as responsabilidades no negócio e pedir ajuda sempre que necessário. Assim, sobra mais tempo para você se dedicar aos momentos de lazer junto a família e amigos.
Encontre um hobby
Para o empreendedor a busca pelo sucesso nos negócios ultrapassa o caráter profissional e se transforma em uma verdadeira paixão. O trabalho visto como fonte de prazer e satisfação é muito importante, mas você precisa encontrar outras atividades que sejam tão estimulantes quanto o seu trabalho.
Que tal colocar em prática aquele velho sonho de tocar um instrumento ou aprender a cozinhar? Dedicar algumas horas na semana para realizar essas atividades ajuda trazer uma nova paixão para o cotidiano, a descarregar o estresse do trabalho, mostrando que a vida não é feita apenas de obrigações e perfeição.
Desconecte-se de vez em quando
Com o desenvolvimento tecnologia e das redes sociais, tem sido cada vez mais difícil estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal, por isso, é importante que você crie estratégias para que essas tecnologias sejam suas aliadas na busca do equilíbrio. A primeira dica é separar os contatos pessoais e do trabalho nas redes sociais. Isso ajuda a manter o profissional e também a evitar as distrações durante o trabalho. Reserve um horário do dia apenas para verificar os e-mails. Está de folga no final de semana? Que tal manter o telefone corporativo desligado?
Tire suas folgas
Você é daqueles profissionais que têm orgulho em dizer que não tiram férias ou têm folgas acumuladas? Pare de negligenciar o seu descanso. Desfrute dos momentos livres e sinta na prática os benefícios de alguns dias longe dos negócios. Se você tem medo de abandonar o trabalho por muitos dias, pegue um ou dois dias de folga de cada vez.
Essas medidas simples e ao alcance de todos os profissionais podem garantir a dedicação ao trabalho sem abrir mão dos momentos de lazer longe do negócio. E você, quais são as suas estratégias para garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? Escreva para a gente nos comentários.