O futuro da educação passa pelo ensino a distância?

Ao fortalecer essa bagagem educacional, seja por plataformas onlines, ou em ambientes físicos, como salas de aulas, estaremos sempre avançando.

Atos Silva, Diretor Presidente da Resolve Educação ( DINO )

O que vale, não somente na semana da educação, mas para todos os dias, é não deixar rupturas pelo caminho do aprendizado.

São Paulo, 29/04/2019 –

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Educação (28 de abril), muitos pais, estudantes e professores se questionam se, de fato, o ensino a distância (EAD) é uma realidade eficaz, ou, se apesar de estar em nosso dia a dia, é uma solução paliativa.

Antes de entrar com profundidade na questão, alguns dados sobre o assunto esclarecem muitos pontos-chave e trazem luz para a discussão. Estudo realizado pela CM Consultoria, empresa especializada em ensino superior, revela que, apenas nessa modalidade, as novas matrículas cresceram 50% entre 2013 e 2017. Os números saltaram de 999 mil para 1,5 milhão. A expectativa é que esse número dobre até 2026.

Há algumas explicações para esse salto. Os avanços da tecnologia, que permitem às pessoas estarem conectadas full time, pode ser considerado o primeiro motivo. A rapidez com que a informação se propaga, o que exige ainda mais agilidade no aprendizado, e as dificuldades de deslocamentos – principalmente em grandes centros – também endossam esse pilar. O investimento menor – por parte dos estudantes – para acesso a essas plataformas também é visto como um facilitador.

É importante destacar, ainda, que essas plataformas hoje agem como uma espécie de hub, que distribui conteúdos de acordo com o interesse de cada receptor. Vale lembrar que para estudantes de ensino médio é uma alternativa (não substituta) para melhorar ainda mais o aprendizado absorvido em sala de aula.

Uma modalidade que também desperta atenção e cresce nessa área de ensino a distância são os cursos preparatórios para carreiras militares. Muito além de apenas disponibilizar conteúdos, essas plataformas contam, em alguns casos, com simulados de avaliação, transmissão de cursos por receptor digital sem a necessidade de computador, e apostilas digitais, que permitem ao interessado ampliar a bagagem de maneira desconectada.

Ao fortalecer essa bagagem educacional, seja por plataformas onlines, ou em ambientes físicos, como salas de aulas, estaremos sempre avançando. O que vale, não somente na semana da educação, mas para todos os dias, é não deixar rupturas pelo caminho do aprendizado.

*Atos Tássio Silva é diretor Presidente da Resolve Educação, que atua no segmento educacional desde 2015. Fundada em Nova Friburgo (RJ), a marca atua nos Ensinos Fundamental, Médio, Pré-Vestibular, Pré-Militar e Preparatório para Concursos. www.resolveeducacao.com.br

Website: http://www.resolveeducacao.com.br

Um Comentário

  1. Olá, muito bom! Gratidão pelo conteúdo fenomenal. Quero já aproveitar e te convidar a dar uma olhadinha em meu Blog também, pois compartilho dicas tops quais acredito que possa te ajudar de fato! Conferi lá, Blz? 😉

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios