Para franquias, padronização de marketing é um dos grandes problemas

Sistema online para gestão otimiza e facilita o fluxo operacional de marketing e comunicação para franquias.

dino

Sorocaba-SP, 18/12/2018 –

Atuando de forma distinta do atual cenário econômico brasileiro, o setor de franchising voltou a registrar crescimento no segundo trimestre deste ano. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 40,7 bilhões entre os meses de abril a junho de 2018. O montante representa um avanço de 8,4% frente ao registrado no mesmo período do ano passado.

Na análise trimestral feita para faturamento por segmentos, o grande destaque vai para as áreas de Entretenimento e Lazer, com crescimento de 16,1%, Hotelaria e Turismo (14,6%), Casa e Construção (11,3%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (9,8%), além de Alimentação (9,7%).

Apesar do cenário favorável para o avanço do franchising no Brasil, muitos problemas na relação entre franqueadora e franqueado ainda assombram este mercado, dentre eles, está a gestão de marketing. Falta de padronização, ações de marketing e comunicação desconectadas da estratégia, promoções sem autorização da franqueadora e divulgação de preços desalinhados com toda rede são exemplos de fantasmas que atrapalham o marketing de qualquer franquia.

Uma das principais vantagens do franchising como negócio é obter a padronização de todos os processos e serviços, e o marketing também deve estar nesse pacote. No entanto, é necessário obter um controle para que as redes não percam sua essência.

Solução

Foi pensando nisso que um grupo de empresários se uniu para desenvolver o sistema de gestão de marketing chamado 21LIVE, que visa agilizar e otimizar a gestão de marketing e comunicação para franquias, desde micro franquias até grandes grupos.

Jairo Sanches, sócio-proprietário da 21LIVE, comenta que o sistema visa proporcionar melhor clareza nos processos de marketing para a rede, otimizando o fluxo operacional da franqueadora, ao mesmo tempo que dá mais autonomia, sem que a franqueadora perca o controle da gestão. “Construímos a solução ideal para franquias, pois já sofremos com o dia a dia da gestão de marketing para redes. Com o sistema, a franqueadora concede liberdade aos franqueados sem perder a padronização da marca”, comenta.

“Estamos o tempo todo atualizando o sistema para agilizar a comunicação das redes. O mercado muda o tempo todo e o que não era uma demanda ontem, se torna uma necessidade urgente hoje” diz Heber Gabriel, também sócio-proprietário.

A solução já é usada por diversas redes e é constantemente aprimorada para atender às demandas diárias de franquias. Todas as solicitações podem ser feitas diretamente do celular para a franqueadora ou agência de marketing que atenda a rede. O sistema consegue resolver as necessidades em 5 pilares onde se encontram a maior parte dos problemas. São eles:

Agilidade

Com o 21LIVE as empresas têm mais agilidade ao comunicar sua rede. Uma vez que a franqueadora faça um upload de suas peças, toda a rede pode ser comunicada imediatamente sobre as novidades e campanhas que poderão trabalhar.

Controle

A franqueadora poderá saber tudo que está acontecendo na sua rede em termos de marketing e comunicação. Saberá todas as campanhas e peças mais utilizadas, frequência de visitas na plataforma, confirmação de recebimento de comunicados oficiais, ou seja, todas as informações e relatórios disponíveis facilmente. Essa é uma importante ferramenta para monitorar a gestão de marketing e estreitar ainda mais o relacionamento com sua rede.

Padronização

Utilizando a plataforma, a franqueadora mantém forte o fluxo de comunicação e a padronização de todas as peças, dando poder para sua rede trabalhar de forma personalizada sem perder a essência da marca.

Customização

A rede terá o poder de alterar as informações que a franqueadora achar pertinentes, mantendo sempre a padronização dos layouts.

Troca de arquivos importantes

Com o 21LIVE, a franqueadora também poderá compartilhar com a sua rede, arquivos e documentos importantes, tais como contratos, manual da marca, materiais técnicos, instruções e o que mais precisar enviar. Sempre com controle de acesso e status de cada arquivo e ao histórico do que foi realizado.

 

Diretor de rede de depilação Diolaser Brasil, Gláucio Pereira, reforça que após o uso da plataforma sua gestão ficou mais assertiva. “Com o sistema, foi crucial como ferramenta de gestão de marketing. Com ele nosso fluxo operacional ficou mais rápido, objetivo e claro para todos”, diz ele.

O programador responsável do projeto, William Venancio, reforça: “Pensamos na praticidade para o usuário em todas as partes do sistema. O importante é a facilidade e agilidade. Esses foram as premissas no desenvolvimento. Outro ponto fundamental é a questão da segurança de informação para as empresas e usuários. Utilizamos tecnologia de ponta e estamos alinhados com os protocolos de segurança do mercado”.

 

E-Book Gratuito: 9 Ações Poderosas de Marketing para Franquias e Redes

Além do sistema, a 21LIVE preparou também o e-book chamado “9 Ações Poderosas de Marketing para Franquias e Redes”. O material pode ser baixado gratuitamente e contém dicas de gestão e ações para impactar o mercado. Para fazer o download basta acessar o link. É gratuito.

 

Sobre a 21LIVE

O grupo gerencia as empresas 21LIVE e Smarkety. Com atuação forte no desenvolvimento de sistemas para gestão de marketing, o grupo já trabalha com franquias que atuam em todo o território nacional. Formada há apenas menos de 1 ano, a 21LIVE vem se destacando quando o assunto é atendimento e processos claros para seus clientes, requisitos primordiais para ter sucesso com redes de franchising.  Saiba mais em: www.21live.com.br

Website: http://www.21live.com.br

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