Franquias para Empreender
O site para você encontrar a franquia ideal para investir e ter sucesso!

- Publicidade -

- Publicidade -

Rendimento poupança: investidores buscam alternativas mais lucrativas

A poupança é o investimento mais popular do Brasil. Mas investir nela não é um negócio tão bom assim. Por que não e será que existem outras alternativas?

dino

Belo Horizonte, 22/05/2019 –

Geralmente, a poupança é a primeira opção de investimento (se não a única) do brasileiro. O que é extremamente curioso, porque o rendimento dela é muito baixo.

Hoje, o rendimento da poupança é de 4,55% ao ano e 0,37% ao mês. Isso significa que, se você coloca na poupança R$100,00, daqui a um ano você poderá sacar a quantia de R$104,55.

Então, por que o brasileiro investe tanto assim na poupança? Será que não existem alternativas mais rentáveis?

É muito provável que a poupança seja tão popular porque ela é o tipo de investimento mais seguro. Mas o quão perigoso seria aplicar o dinheiro em outros tipos de investimentos?

Este conteúdo abordará o rendimento da poupança e as alternativas viáveis para quem busca por mais rentabilidade sem abrir mão da segurança.

Por que investir na poupança é um mau negócio?

Investir na poupança sempre foi e sempre será um mau negócio? Não.

Até 2012, a poupança era considerado um bom investimento. O que mudou, então?

Taxa Selic

A poupança está muito relacionada à inflação e à taxa Selic, que significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil.

Quando a inflação do país e a taxa Selic estão baixas, a poupança deixa de ser um bom negócio para se investir, porque a sua rentabilidade também diminui:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • Caso a taxa Selic esteja menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 70% da Selic + TR.

Desde o ano passado a Selic atingiu o seu menor índice da história, que foi de 6,5%. A Taxa Referencial brasileira está em 0%. E para este ano, a previsão de juros em baixa se mantém.

Investir na bolsa de valores é possível

São poucos os brasileiros que sabem investir na Bolsa de Valores e isso tem muito a ver com a falta de educação financeira no país. Portanto, o mercado de ações é um termo que assusta muitos investidores e que causa muito insegurança, porque são investimentos que realmente apresentam alguns riscos. Esse padrão de comportamento é completamente natural.

Porém, o que é preciso levar em conta é que a Bolsa de Valores apresenta muita oportunidade para aumentar o patrimônio financeiro e, com o conhecimento necessário, é bastante factível a redução dos seus riscos. Renda Variável sempre trará mais insegurança que investimentos em Renda Fixa, mas com estudo e paciência, é possível fazer esse tipo de estratégia valer a pena.

Como aumentar a segurança na bolsa de valores?

A melhor forma de reduzir os riscos na Bolsa de Valores é estudando e conhecendo bem o mercado. Além dos estudos em ações, há outras medidas importantes de se levar em consideração. É possível elencar as principais:

  • procurar por uma boa corretora;
  • levar em consideração a opinião de analistas de investimentos;
  • conhecer o próprio perfil de investimentos e montar uma estratégia condizente com ele;
  • e manter-se fiel à estratégia estabelecida, estabelecendo o controle das próprias emoções, mesmo com a oscilação do mercado.

Além de tudo isso, outra dica essencial é simular os seus investimentos em ações antes de começar a investir o seu dinheiro de verdade. Já existem simuladores de investimento disponíveis, basta escolher um para poder praticar bastante.

Website: https://vexter.com.br/