4 dicas para otimizar o mix de produtos da sua franquia de calçados

Definir um mix de produtos competitivo para a sua franquia de calçados impacta diretamente no sucesso do negócio, afinal, de nada vai adiantar vender produtos de excelente qualidade se os seus clientes não enxergarem valor neles.

Essa pode parecer uma atividade bastante simples, mas, acredite, não é. Como criar um mix de produtos atrativo e que permita expandir a atuação de uma loja então? Leia o nosso artigo e descubra!

1. Entenda as necessidades dos clientes

O objetivo de criar um mix de produtos competitivo é atrair mais clientes e incrementar as possibilidades de atuação de uma franquia de calçados, certo? Por isso, o grande foco do seu negócio deve ser descobrir formas de oferecer mais valor e surpreender os clientes.

Saber quem é o seu público-alvo a fundo e compreender quais as suas necessidades é determinante nesse ponto. Quanto mais direcionada a sua estratégia de ofertas for, mais chances a sua franquia terá de potencializar as vendas, fidelizar clientes e atrair mais pessoas.

2. Facilite a vida dos clientes

Uma das grandes vantagens em criar um mix de produtos é a possibilidade de oferecê-los como complementos um dos outros para os clientes. Pense na proposta da sua franquia e nas coleções como um todo e visualize como cada produto pode complementar e ajudar a impulsionar a venda dos outros.

Oferecer opções de combinações para os clientes, apresentar tendências para ocasiões diferentes e mostrar como cada calçado pode ser utilizado facilitará para o cliente visualizar as opções e se interessar pelos produtos.

Quando isso acontece, a tendência é que você consiga realizar vendas com um ticket médio maior e ampliar as possibilidades de atuação da sua franquia.

3. Tome cuidado com a variedade de ofertas

Há uma tendência muito grande em acreditar que, quanto mais variedade a sua loja oferecer, maior será a chance de atrair clientes e vender. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam na prática.

Criar um mix de produtos envolve custos, preparação dos vendedores, capacidade de estoque, entre outros fatores. Por isso, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar a sua franquia com despesas desnecessárias e começar a viver situações constantes de produtos “encalhados”.

Analise quais os produtos que têm mais saída e apresentam mais margem de lucro para, a partir daí, analisar como você pode complementar as ofertas para criar mais valor aos clientes.

4. Pense de forma integrada

Otimizar o mix de produtos da sua franquia de calçados não envolve apenas lançar novas coleções e buscar novidades no mercado. Você também deve pensar em formas de oferecer soluções pré-pagas aos clientes, como cartões de presente.

Esse tipo de oferta ajuda a sua franquia a atrair perfis diferentes de clientes e contribui para o incremento de vendas. Como calçados são itens bastante pessoais e, muitas vezes, as pessoas ficam com receio em presentear com esse tipo de produto temendo que escolherão o tamanho ou modelo errado, essa é uma excelente forma de criar um diferencial em sua loja e incentivar mais compras.

Você pode, por exemplo, trabalhar com alguns valores predefinidos de cartões de presente e oferecer opções de embalagem para esse tipo de produto. O mais bacana dessa oferta é que a pessoa presenteada com certeza irá até a sua loja, expandindo a atração de novos clientes e, quem sabe, possibilitando vendas acima do valor do cartão com que ela foi presenteada.

Lembre-se de que avaliar constantemente os resultados é fundamental para entender se o seu mix de produtos está caminhando na direção correta ou precisa ser revisto. Fique de olho nas novidades do mercado de franquias e mantenha-se informado para aproveitar oportunidades interessantes.

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