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4 dicas para otimizar o mix de produtos da sua franquia de calçados

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Definir um mix de produtos competitivo para a sua franquia de calçados impacta diretamente no sucesso do negócio, afinal, de nada vai adiantar vender produtos de excelente qualidade se os seus clientes não enxergarem valor neles.

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Essa pode parecer uma atividade bastante simples, mas, acredite, não é. Como criar um mix de produtos atrativo e que permita expandir a atuação de uma loja então? Leia o nosso artigo e descubra!

1. Entenda as necessidades dos clientes

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O objetivo de criar um mix de produtos competitivo é atrair mais clientes e incrementar as possibilidades de atuação de uma franquia de calçados, certo? Por isso, o grande foco do seu negócio deve ser descobrir formas de oferecer mais valor e surpreender os clientes.

Saber quem é o seu público-alvo a fundo e compreender quais as suas necessidades é determinante nesse ponto. Quanto mais direcionada a sua estratégia de ofertas for, mais chances a sua franquia terá de potencializar as vendas, fidelizar clientes e atrair mais pessoas.

2. Facilite a vida dos clientes

Uma das grandes vantagens em criar um mix de produtos é a possibilidade de oferecê-los como complementos um dos outros para os clientes. Pense na proposta da sua franquia e nas coleções como um todo e visualize como cada produto pode complementar e ajudar a impulsionar a venda dos outros.

Oferecer opções de combinações para os clientes, apresentar tendências para ocasiões diferentes e mostrar como cada calçado pode ser utilizado facilitará para o cliente visualizar as opções e se interessar pelos produtos.

Quando isso acontece, a tendência é que você consiga realizar vendas com um ticket médio maior e ampliar as possibilidades de atuação da sua franquia.

3. Tome cuidado com a variedade de ofertas

Há uma tendência muito grande em acreditar que, quanto mais variedade a sua loja oferecer, maior será a chance de atrair clientes e vender. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam na prática.

Criar um mix de produtos envolve custos, preparação dos vendedores, capacidade de estoque, entre outros fatores. Por isso, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar a sua franquia com despesas desnecessárias e começar a viver situações constantes de produtos “encalhados”.

Analise quais os produtos que têm mais saída e apresentam mais margem de lucro para, a partir daí, analisar como você pode complementar as ofertas para criar mais valor aos clientes.

4. Pense de forma integrada

Otimizar o mix de produtos da sua franquia de calçados não envolve apenas lançar novas coleções e buscar novidades no mercado. Você também deve pensar em formas de oferecer soluções pré-pagas aos clientes, como cartões de presente.

Esse tipo de oferta ajuda a sua franquia a atrair perfis diferentes de clientes e contribui para o incremento de vendas. Como calçados são itens bastante pessoais e, muitas vezes, as pessoas ficam com receio em presentear com esse tipo de produto temendo que escolherão o tamanho ou modelo errado, essa é uma excelente forma de criar um diferencial em sua loja e incentivar mais compras.

Você pode, por exemplo, trabalhar com alguns valores predefinidos de cartões de presente e oferecer opções de embalagem para esse tipo de produto. O mais bacana dessa oferta é que a pessoa presenteada com certeza irá até a sua loja, expandindo a atração de novos clientes e, quem sabe, possibilitando vendas acima do valor do cartão com que ela foi presenteada.

Lembre-se de que avaliar constantemente os resultados é fundamental para entender se o seu mix de produtos está caminhando na direção correta ou precisa ser revisto. Fique de olho nas novidades do mercado de franquias e mantenha-se informado para aproveitar oportunidades interessantes.

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