Como ter sucesso empresarial adquirindo uma Franquia

Franquia é o modelo de negócio onde uma empresa cede a terceiros o direito de uso e comercialização de uma marca, com o suporte técnico e administrativo dela, mediante o pagamento de uma taxa de uso e contrapartidas mensais. Vamos falar como você pode obter sucesso através de uma Franquia.

Todos os dias, milhões de pessoas no Brasil vão para as empresas alimentando um sonho: ter um negócio próprio, ser profissionalmente independente e dono de suas decisões e lucros.

Mas empreender não é simples. É preciso, além do capital, investir em diversas etapas, assumindo as decisões e riscos de cada uma:

  • Definir os produtos ou serviços que serão vendidos;
  • Criar o Plano de Negócios;
  • Identificar o público-alvo e a concorrência;
  • Avaliar as vantagens competitivas dos seus produtos e dos concorrentes;
  • Escolher o local físico;
  • Regularizar a atividade e o local;
  • Criar o Plano de Marketing;
  • Comprar maquinário, equipamentos e móveis;
  • Contratar pessoal;
  • Formar estoques e suprimentos;
  • Inaugurar.

E paramos a lista na abertura da loja, após isto começa o trabalho diário de compras, vendas, atendimento aos clientes, liderança de equipes, logística e resultados.

Quando pensamos em empreender no Brasil, tudo fica mais complexo. Temos a infraestrutura ainda longe do ideal para ter eficiência logística, muitas legislações, excesso de burocracia e de impostos.

Muita gente competente desiste quando imagina o desafio.

Porém, o Franchising existe no Brasil há algumas décadas e ganhou um grande impulso nos últimos anos com a globalização, os negócios digitais e diversificação de mercados.

Ele nasceu de duas necessidades que precisavam se encontrar:

  • Empresas que precisam expandir suas marcas mas não podem investir diretamente nas lojas – o custo seria alto e elas não conhecem bem as localidades.
  • Pessoas que desejam empreender mas tem receio quanto ao negócio próprio.

Você conhece as Franquias? Sabe que elas podem ser a sua opção de sucesso?

Franquia: o que é?

A definição na introdução deste artigo ilustra bem a essência deste modelo de negócio que, décadas depois, continua sendo inovador.

Na Franquia, você compra o direito de uso de uma marca reconhecida no mercado, recebe da empresa franqueadora todo o suporte técnico e administrativo necessário para abrir a loja e operar no dia a dia – vamos falar mais adiante sobre isto – e com isso pode dedicar-se ao trabalho de vendas, de contratação e gestão de pessoal e das rotinas da loja.

O Brasil é o quarto maior paísem número de redes, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Coreia do Sul.

O Franchising apresenta resultados anuais expressivos ao longo dos anos. Cresceu 8% em 2017[ , diante do crescimento de 1% do PIB. E a previsão é de crescer entre 9% e 10% de crescimento  em 2018.

Crescimento do Franchising no Brasil – fonte: ABF

Franquia: um negócio preparado para o sucesso!

As Franquias têm características que as tornam um modelo de negócio altamente atraente, com mais segurança, mais rapidez de implantação com maior eficiência, e retorno e lucro melhores.

Franquia: representando uma marca reconhecida no mercado!

Na Franquia, você compra o direito de usar uma marca que já está atuando no mercado e tem o reconhecimento. Portanto, não precisará investir na criação de produtos, pesquisar o mercado sobre eles e – maior dos riscos – não ter o faturamento esperado.

Com uma marca reconhecida, você tem o suporte da empresa sobre novos lançamentos, problemas técnicos com produtos, estratégias de vendas. Tudo que custaria muito mais num negócio próprio, com o adicional do tempo para atividades que nunca foram testadas antes e sem a garantia de sucesso – ou pelo menos no tempo de retorno desejado.

Franquia: trabalhando com Planos de Negócio e Marketing prontos!

A empresa dona da marca – chamada franqueadora – fornece, como parte do custo de compra da Franquia, os Planos de Negócio e de Marketing, que já foram implementados, testados e revistos.

Sabemos do custo, do tempo e das incertezas de implementarmos estes Planos, mesmo quando temos experiência profissional na área. É o seu negócio, as decisões e riscos estão em suas mãos. Exige tempo para amadurecer e nem sempre o mercado, tão dinâmico e volátil, pode esperar.

Um outra vantagem importante: as empresas têm experiência de bons e maus resultados, muitas ainda do tempo em que vendiam diretamente os produtos – são as lições aprendidas. Isto contribui muito para o sucesso.

Franquia: trabalhando com Suporte da marca!

É um compromisso de uma franqueadora: dar suporte aos franqueados desde o processo de implantação da loja até a operação diária. Dentre as muitas ações, podemos destacar:

  • Suporte administrativo e legal para abertura e regularização;
  • Lista de fornecedores com condições especiais de preço;
  • Treinamento operacional das equipes e do gestor;
  • Treinamento administrativo para o gestor;
  • Materiais de procedimentos e normas;
  • Consultor de Campo – profissional que visita e dá suporte local aos franqueados;
  • Canais de relacionamento;
  • Canais de atendimento.

A franqueadora trabalha para que seus associados tenham as melhores condições de trabalho com a marca e possam desenvolver as demais tarefas – atender clientes, liderar equipes, compras e vendas, gerir resultados.

Marca reconhecida, Planos de Negócios e Marketing, suporte constante. São diferenciais que tornam as Franquias uma realidade para o sucesso empresarial.

Que perfil preciso ter para uma Franquia?

O perfil de um empreendedor em Franquia é basicamente o mesmo de um negócio próprio:

  • Busca oportunidades e toma a iniciativa;
  • Pensamento estratégico;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Organização e senso de prioridades;
  • Capacidade de liderar e inspirar as equipes;
  • Foco nas metas;
  • Experiência profissional em gestão e controle;
  • Visão sistêmica.

Um ponto que difere é a liberdade de criação dos produtos e serviços. Na Franquia, eles são criados pela marca e não podem ser alterados. Algumas marcas não permitem a coexistência com outras na mesma loja.

Porém, quando falamos de uma marca pronta e de sucesso, o retorno é maior e você poderá investir esforços e tempo nas diversas atividades que podem potencializar as vendas e os ganhos.

Como escolho o melhor produto para ter uma Franquia?

Alguns aspectos são usados para avaliar os melhores produtos de Franquias.

  • A experiência profissional com o produto. Ela contribui muito para adaptar-se rapidamente à rotina da Franquia, você entenderá a linguagem do negócio. Ter vivência como professor, por exemplo, ajuda em uma Franquia de Ensino.
  • Muitas vezes queremos o novo, algo que gostaríamos de investir e se sentir pessoalmente satisfeito. Educar crianças, por exemplo, mesmo que você tenha experiência de contador. Na escolha por afinidade, você também pode utilizar a experiência profissional, muitos conhecimentos são comuns a todos os segmentos. Sua dedicação e esforço para aprender e dominar o produto serão maiores, mas compensados pela satisfação pessoal.
  • Se conseguir uma escolha por experiência com afinidade, certamente será a melhor.
  • Escolher um produto que está na moda é uma escolha arriscada. É preciso avaliar se ele terá uma vida que atende a sua expectativa de investimento. Muitos modismos viraram Franquias mas tiveram vida curta – e não deixaram o lucro que se esperava.
  • Escolher um produto tradicional e que está em alta no mercado pode ser interessante. Mas é importante ter afinidade ou experiência com ele. Do contrário, poderá ser muito frustrante no dia a dia.

Como sei se estou escolhendo uma boa Franquia?

Uma Franquia é um compromisso de longo prazo – certamente é o que você deseja.

Por este motivo, é preciso avaliar muito bem as empresas que oferecem Franquias para o produto que você deseja investir. Alguns critérios simples são eficazes e normalmente fazemos com fornecedores:

  • Pesquise a empresa em sites de defesa do consumidor, como a Reclame Aqui e a Proteste.
  • Pesquise a regularidade fiscal da empresa na Receita Federal (pesquisa de CNPJ).
  • Avalie as opiniões sobre a empresa nas redes sociais e em grupos de interesse.
  • Converse com franqueados e ex-franqueados da marca.
  • Pesquise na internet notícias sobre a empresa (em sites com autoridade e seguros).

Uma outra ação muito importante neste processo de escolha é pesquisar todas as condições que a marca define para aceitar um franqueado – custos, responsabilidades e direitos de ambas as partes.

A melhor forma, neste caso, é analisar a Circular de Oferta de Franquia que cada empresa deve fornecer assim que você manifestar o interesse em conhecer. Recomendamos que um advogado dê o suporte legal.

Quer saber como é o processo de compra de uma Franquia?

Franquia Home Office: satisfação profissional e qualidade de vida!

Esta é uma modalidade que cresce expressivamente: trabalhar em casa com uma Franquia. Ela é muito presente nas Franquias de Serviços Empresariais, de Tecnologia e Consultorias, porque podem ser conduzidas na residência, com um espaço de escritório.

A procura por esse modalidade é crescente e até mesmo as Franquias de Produtos podem ser geridas desta forma, porém é importante o cuidado com autorizações de funcionamento, licenças especiais e restrições existentes na região.

Conheça a ERA a Franquia Home Office, para diretores e executivos

Ela une a satisfação profissional com a qualidade de vida. Você pode, para a grande maioria dos produtos, definir seu horário de trabalho, dedicar um espaço exclusivo para o seu negócio e ter mais tempo para a sua família, amigos e o cuidado com a saúde.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado muito você a conhecer este modelo de negócio de sucesso, as Franquias, e possa estudar e fazer a melhor escolha dentre as muitas opções que elas oferecem.

Temos a certeza de que será uma escolha acertada e de muito sucesso!


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