Franquia é o modelo de negócio onde uma empresa cede a terceiros o direito de uso e comercialização de uma marca, com o suporte técnico e administrativo dela, mediante o pagamento de uma taxa de uso e contrapartidas mensais. Vamos falar como você pode obter sucesso através de uma Franquia.
Todos os dias, milhões de pessoas no Brasil vão para as empresas alimentando um sonho: ter um negócio próprio, ser profissionalmente independente e dono de suas decisões e lucros.
Mas empreender não é simples. É preciso, além do capital, investir em diversas etapas, assumindo as decisões e riscos de cada uma:
- Definir os produtos ou serviços que serão vendidos;
- Criar o Plano de Negócios;
- Identificar o público-alvo e a concorrência;
- Avaliar as vantagens competitivas dos seus produtos e dos concorrentes;
- Escolher o local físico;
- Regularizar a atividade e o local;
- Criar o Plano de Marketing;
- Comprar maquinário, equipamentos e móveis;
- Contratar pessoal;
- Formar estoques e suprimentos;
- Inaugurar.
E paramos a lista na abertura da loja, após isto começa o trabalho diário de compras, vendas, atendimento aos clientes, liderança de equipes, logística e resultados.
Quando pensamos em empreender no Brasil, tudo fica mais complexo. Temos a infraestrutura ainda longe do ideal para ter eficiência logística, muitas legislações, excesso de burocracia e de impostos.
Muita gente competente desiste quando imagina o desafio.
Porém, o Franchising existe no Brasil há algumas décadas e ganhou um grande impulso nos últimos anos com a globalização, os negócios digitais e diversificação de mercados.
Ele nasceu de duas necessidades que precisavam se encontrar:
- Empresas que precisam expandir suas marcas mas não podem investir diretamente nas lojas – o custo seria alto e elas não conhecem bem as localidades.
- Pessoas que desejam empreender mas tem receio quanto ao negócio próprio.
Você conhece as Franquias? Sabe que elas podem ser a sua opção de sucesso?
Franquia: o que é?
A definição na introdução deste artigo ilustra bem a essência deste modelo de negócio que, décadas depois, continua sendo inovador.
Na Franquia, você compra o direito de uso de uma marca reconhecida no mercado, recebe da empresa franqueadora todo o suporte técnico e administrativo necessário para abrir a loja e operar no dia a dia – vamos falar mais adiante sobre isto – e com isso pode dedicar-se ao trabalho de vendas, de contratação e gestão de pessoal e das rotinas da loja.
O Brasil é o quarto maior paísem número de redes, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Coreia do Sul.
O Franchising apresenta resultados anuais expressivos ao longo dos anos. Cresceu 8% em 2017[ , diante do crescimento de 1% do PIB. E a previsão é de crescer entre 9% e 10% de crescimento em 2018.
Crescimento do Franchising no Brasil – fonte: ABF
Franquia: um negócio preparado para o sucesso!
As Franquias têm características que as tornam um modelo de negócio altamente atraente, com mais segurança, mais rapidez de implantação com maior eficiência, e retorno e lucro melhores.
Franquia: representando uma marca reconhecida no mercado!
Na Franquia, você compra o direito de usar uma marca que já está atuando no mercado e tem o reconhecimento. Portanto, não precisará investir na criação de produtos, pesquisar o mercado sobre eles e – maior dos riscos – não ter o faturamento esperado.
Com uma marca reconhecida, você tem o suporte da empresa sobre novos lançamentos, problemas técnicos com produtos, estratégias de vendas. Tudo que custaria muito mais num negócio próprio, com o adicional do tempo para atividades que nunca foram testadas antes e sem a garantia de sucesso – ou pelo menos no tempo de retorno desejado.
Franquia: trabalhando com Planos de Negócio e Marketing prontos!
A empresa dona da marca – chamada franqueadora – fornece, como parte do custo de compra da Franquia, os Planos de Negócio e de Marketing, que já foram implementados, testados e revistos.
Sabemos do custo, do tempo e das incertezas de implementarmos estes Planos, mesmo quando temos experiência profissional na área. É o seu negócio, as decisões e riscos estão em suas mãos. Exige tempo para amadurecer e nem sempre o mercado, tão dinâmico e volátil, pode esperar.
Um outra vantagem importante: as empresas têm experiência de bons e maus resultados, muitas ainda do tempo em que vendiam diretamente os produtos – são as lições aprendidas. Isto contribui muito para o sucesso.
Franquia: trabalhando com Suporte da marca!
É um compromisso de uma franqueadora: dar suporte aos franqueados desde o processo de implantação da loja até a operação diária. Dentre as muitas ações, podemos destacar:
- Suporte administrativo e legal para abertura e regularização;
- Lista de fornecedores com condições especiais de preço;
- Treinamento operacional das equipes e do gestor;
- Treinamento administrativo para o gestor;
- Materiais de procedimentos e normas;
- Consultor de Campo – profissional que visita e dá suporte local aos franqueados;
- Canais de relacionamento;
- Canais de atendimento.
A franqueadora trabalha para que seus associados tenham as melhores condições de trabalho com a marca e possam desenvolver as demais tarefas – atender clientes, liderar equipes, compras e vendas, gerir resultados.
Marca reconhecida, Planos de Negócios e Marketing, suporte constante. São diferenciais que tornam as Franquias uma realidade para o sucesso empresarial.
Que perfil preciso ter para uma Franquia?
O perfil de um empreendedor em Franquia é basicamente o mesmo de um negócio próprio:
- Busca oportunidades e toma a iniciativa;
- Pensamento estratégico;
- Capacidade de tomar decisões;
- Organização e senso de prioridades;
- Capacidade de liderar e inspirar as equipes;
- Foco nas metas;
- Experiência profissional em gestão e controle;
- Visão sistêmica.
Um ponto que difere é a liberdade de criação dos produtos e serviços. Na Franquia, eles são criados pela marca e não podem ser alterados. Algumas marcas não permitem a coexistência com outras na mesma loja.
Porém, quando falamos de uma marca pronta e de sucesso, o retorno é maior e você poderá investir esforços e tempo nas diversas atividades que podem potencializar as vendas e os ganhos.
Como escolho o melhor produto para ter uma Franquia?
Alguns aspectos são usados para avaliar os melhores produtos de Franquias.
- A experiência profissional com o produto. Ela contribui muito para adaptar-se rapidamente à rotina da Franquia, você entenderá a linguagem do negócio. Ter vivência como professor, por exemplo, ajuda em uma Franquia de Ensino.
- Muitas vezes queremos o novo, algo que gostaríamos de investir e se sentir pessoalmente satisfeito. Educar crianças, por exemplo, mesmo que você tenha experiência de contador. Na escolha por afinidade, você também pode utilizar a experiência profissional, muitos conhecimentos são comuns a todos os segmentos. Sua dedicação e esforço para aprender e dominar o produto serão maiores, mas compensados pela satisfação pessoal.
- Se conseguir uma escolha por experiência com afinidade, certamente será a melhor.
- Escolher um produto que está na moda é uma escolha arriscada. É preciso avaliar se ele terá uma vida que atende a sua expectativa de investimento. Muitos modismos viraram Franquias mas tiveram vida curta – e não deixaram o lucro que se esperava.
- Escolher um produto tradicional e que está em alta no mercado pode ser interessante. Mas é importante ter afinidade ou experiência com ele. Do contrário, poderá ser muito frustrante no dia a dia.
Como sei se estou escolhendo uma boa Franquia?
Uma Franquia é um compromisso de longo prazo – certamente é o que você deseja.
Por este motivo, é preciso avaliar muito bem as empresas que oferecem Franquias para o produto que você deseja investir. Alguns critérios simples são eficazes e normalmente fazemos com fornecedores:
- Pesquise a empresa em sites de defesa do consumidor, como a Reclame Aqui e a Proteste.
- Pesquise a regularidade fiscal da empresa na Receita Federal (pesquisa de CNPJ).
- Avalie as opiniões sobre a empresa nas redes sociais e em grupos de interesse.
- Converse com franqueados e ex-franqueados da marca.
- Pesquise na internet notícias sobre a empresa (em sites com autoridade e seguros).
Uma outra ação muito importante neste processo de escolha é pesquisar todas as condições que a marca define para aceitar um franqueado – custos, responsabilidades e direitos de ambas as partes.
A melhor forma, neste caso, é analisar a Circular de Oferta de Franquia que cada empresa deve fornecer assim que você manifestar o interesse em conhecer. Recomendamos que um advogado dê o suporte legal.
Quer saber como é o processo de compra de uma Franquia?
Franquia Home Office: satisfação profissional e qualidade de vida!
Esta é uma modalidade que cresce expressivamente: trabalhar em casa com uma Franquia. Ela é muito presente nas Franquias de Serviços Empresariais, de Tecnologia e Consultorias, porque podem ser conduzidas na residência, com um espaço de escritório.
A procura por esse modalidade é crescente e até mesmo as Franquias de Produtos podem ser geridas desta forma, porém é importante o cuidado com autorizações de funcionamento, licenças especiais e restrições existentes na região.
Conheça a ERA a Franquia Home Office, para diretores e executivos
Ela une a satisfação profissional com a qualidade de vida. Você pode, para a grande maioria dos produtos, definir seu horário de trabalho, dedicar um espaço exclusivo para o seu negócio e ter mais tempo para a sua família, amigos e o cuidado com a saúde.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado muito você a conhecer este modelo de negócio de sucesso, as Franquias, e possa estudar e fazer a melhor escolha dentre as muitas opções que elas oferecem.
Temos a certeza de que será uma escolha acertada e de muito sucesso!