Empreendedorismo

Como ter sucesso empresarial adquirindo uma Franquia

Franquia é o modelo de negócio onde uma empresa cede a terceiros o direito de uso e comercialização de uma marca, com o suporte técnico e administrativo dela, mediante o pagamento de uma taxa de uso e contrapartidas mensais. Vamos falar como você pode obter sucesso através de uma Franquia.

sucesso empresarial com franquia

Todos os dias, milhões de pessoas no Brasil vão para as empresas alimentando um sonho: ter um negócio próprio, ser profissionalmente independente e dono de suas decisões e lucros.

Mas empreender não é simples. É preciso, além do capital, investir em diversas etapas, assumindo as decisões e riscos de cada uma:

  • Definir os produtos ou serviços que serão vendidos;
  • Criar o Plano de Negócios;
  • Identificar o público-alvo e a concorrência;
  • Avaliar as vantagens competitivas dos seus produtos e dos concorrentes;
  • Escolher o local físico;
  • Regularizar a atividade e o local;
  • Criar o Plano de Marketing;
  • Comprar maquinário, equipamentos e móveis;
  • Contratar pessoal;
  • Formar estoques e suprimentos;
  • Inaugurar.

E paramos a lista na abertura da loja, após isto começa o trabalho diário de compras, vendas, atendimento aos clientes, liderança de equipes, logística e resultados.

Quando pensamos em empreender no Brasil, tudo fica mais complexo. Temos a infraestrutura ainda longe do ideal para ter eficiência logística, muitas legislações, excesso de burocracia e de impostos.

Muita gente competente desiste quando imagina o desafio.

Porém, o Franchising existe no Brasil há algumas décadas e ganhou um grande impulso nos últimos anos com a globalização, os negócios digitais e diversificação de mercados.

Ele nasceu de duas necessidades que precisavam se encontrar:

  • Empresas que precisam expandir suas marcas mas não podem investir diretamente nas lojas – o custo seria alto e elas não conhecem bem as localidades.
  • Pessoas que desejam empreender mas tem receio quanto ao negócio próprio.

Você conhece as Franquias? Sabe que elas podem ser a sua opção de sucesso?

Franquia: o que é?

A definição na introdução deste artigo ilustra bem a essência deste modelo de negócio que, décadas depois, continua sendo inovador.

Na Franquia, você compra o direito de uso de uma marca reconhecida no mercado, recebe da empresa franqueadora todo o suporte técnico e administrativo necessário para abrir a loja e operar no dia a dia – vamos falar mais adiante sobre isto – e com isso pode dedicar-se ao trabalho de vendas, de contratação e gestão de pessoal e das rotinas da loja.

O Brasil é o quarto maior paísem número de redes, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Coreia do Sul.

O Franchising apresenta resultados anuais expressivos ao longo dos anos. Cresceu 8% em 2017[ , diante do crescimento de 1% do PIB. E a previsão é de crescer entre 9% e 10% de crescimento  em 2018.

sucesso empresarial com franquia crescimento

Crescimento do Franchising no Brasil – fonte: ABF

Franquia: um negócio preparado para o sucesso!

As Franquias têm características que as tornam um modelo de negócio altamente atraente, com mais segurança, mais rapidez de implantação com maior eficiência, e retorno e lucro melhores.

Franquia: representando uma marca reconhecida no mercado!

Na Franquia, você compra o direito de usar uma marca que já está atuando no mercado e tem o reconhecimento. Portanto, não precisará investir na criação de produtos, pesquisar o mercado sobre eles e – maior dos riscos – não ter o faturamento esperado.

Com uma marca reconhecida, você tem o suporte da empresa sobre novos lançamentos, problemas técnicos com produtos, estratégias de vendas. Tudo que custaria muito mais num negócio próprio, com o adicional do tempo para atividades que nunca foram testadas antes e sem a garantia de sucesso – ou pelo menos no tempo de retorno desejado.

Franquia: trabalhando com Planos de Negócio e Marketing prontos!

A empresa dona da marca – chamada franqueadora – fornece, como parte do custo de compra da Franquia, os Planos de Negócio e de Marketing, que já foram implementados, testados e revistos.

Sabemos do custo, do tempo e das incertezas de implementarmos estes Planos, mesmo quando temos experiência profissional na área. É o seu negócio, as decisões e riscos estão em suas mãos. Exige tempo para amadurecer e nem sempre o mercado, tão dinâmico e volátil, pode esperar.

Um outra vantagem importante: as empresas têm experiência de bons e maus resultados, muitas ainda do tempo em que vendiam diretamente os produtos – são as lições aprendidas. Isto contribui muito para o sucesso.

Franquia: trabalhando com Suporte da marca!

É um compromisso de uma franqueadora: dar suporte aos franqueados desde o processo de implantação da loja até a operação diária. Dentre as muitas ações, podemos destacar:

  • Suporte administrativo e legal para abertura e regularização;
  • Lista de fornecedores com condições especiais de preço;
  • Treinamento operacional das equipes e do gestor;
  • Treinamento administrativo para o gestor;
  • Materiais de procedimentos e normas;
  • Consultor de Campo – profissional que visita e dá suporte local aos franqueados;
  • Canais de relacionamento;
  • Canais de atendimento.

A franqueadora trabalha para que seus associados tenham as melhores condições de trabalho com a marca e possam desenvolver as demais tarefas – atender clientes, liderar equipes, compras e vendas, gerir resultados.

Marca reconhecida, Planos de Negócios e Marketing, suporte constante. São diferenciais que tornam as Franquias uma realidade para o sucesso empresarial.

Que perfil preciso ter para uma Franquia?

O perfil de um empreendedor em Franquia é basicamente o mesmo de um negócio próprio:

  • Busca oportunidades e toma a iniciativa;
  • Pensamento estratégico;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Organização e senso de prioridades;
  • Capacidade de liderar e inspirar as equipes;
  • Foco nas metas;
  • Experiência profissional em gestão e controle;
  • Visão sistêmica.

Um ponto que difere é a liberdade de criação dos produtos e serviços. Na Franquia, eles são criados pela marca e não podem ser alterados. Algumas marcas não permitem a coexistência com outras na mesma loja.

Porém, quando falamos de uma marca pronta e de sucesso, o retorno é maior e você poderá investir esforços e tempo nas diversas atividades que podem potencializar as vendas e os ganhos.

sucesso empresarial com franquia retorno

Como escolho o melhor produto para ter uma Franquia?

Alguns aspectos são usados para avaliar os melhores produtos de Franquias.

  • A experiência profissional com o produto. Ela contribui muito para adaptar-se rapidamente à rotina da Franquia, você entenderá a linguagem do negócio. Ter vivência como professor, por exemplo, ajuda em uma Franquia de Ensino.
  • Muitas vezes queremos o novo, algo que gostaríamos de investir e se sentir pessoalmente satisfeito. Educar crianças, por exemplo, mesmo que você tenha experiência de contador. Na escolha por afinidade, você também pode utilizar a experiência profissional, muitos conhecimentos são comuns a todos os segmentos. Sua dedicação e esforço para aprender e dominar o produto serão maiores, mas compensados pela satisfação pessoal.
  • Se conseguir uma escolha por experiência com afinidade, certamente será a melhor.
  • Escolher um produto que está na moda é uma escolha arriscada. É preciso avaliar se ele terá uma vida que atende a sua expectativa de investimento. Muitos modismos viraram Franquias mas tiveram vida curta – e não deixaram o lucro que se esperava.
  • Escolher um produto tradicional e que está em alta no mercado pode ser interessante. Mas é importante ter afinidade ou experiência com ele. Do contrário, poderá ser muito frustrante no dia a dia.

Como sei se estou escolhendo uma boa Franquia?

Uma Franquia é um compromisso de longo prazo – certamente é o que você deseja.

Por este motivo, é preciso avaliar muito bem as empresas que oferecem Franquias para o produto que você deseja investir. Alguns critérios simples são eficazes e normalmente fazemos com fornecedores:

  • Pesquise a empresa em sites de defesa do consumidor, como a Reclame Aqui e a Proteste.
  • Pesquise a regularidade fiscal da empresa na Receita Federal (pesquisa de CNPJ).
  • Avalie as opiniões sobre a empresa nas redes sociais e em grupos de interesse.
  • Converse com franqueados e ex-franqueados da marca.
  • Pesquise na internet notícias sobre a empresa (em sites com autoridade e seguros).

Uma outra ação muito importante neste processo de escolha é pesquisar todas as condições que a marca define para aceitar um franqueado – custos, responsabilidades e direitos de ambas as partes.

A melhor forma, neste caso, é analisar a Circular de Oferta de Franquia que cada empresa deve fornecer assim que você manifestar o interesse em conhecer. Recomendamos que um advogado dê o suporte legal.

Quer saber como é o processo de compra de uma Franquia?

Franquia Home Office

Franquia Home Office: satisfação profissional e qualidade de vida!

Esta é uma modalidade que cresce expressivamente: trabalhar em casa com uma Franquia. Ela é muito presente nas Franquias de Serviços Empresariais, de Tecnologia e Consultorias, porque podem ser conduzidas na residência, com um espaço de escritório.

A procura por esse modalidade é crescente e até mesmo as Franquias de Produtos podem ser geridas desta forma, porém é importante o cuidado com autorizações de funcionamento, licenças especiais e restrições existentes na região.

Conheça a ERA a Franquia Home Office, para diretores e executivos

Ela une a satisfação profissional com a qualidade de vida. Você pode, para a grande maioria dos produtos, definir seu horário de trabalho, dedicar um espaço exclusivo para o seu negócio e ter mais tempo para a sua família, amigos e o cuidado com a saúde.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado muito você a conhecer este modelo de negócio de sucesso, as Franquias, e possa estudar e fazer a melhor escolha dentre as muitas opções que elas oferecem.

Temos a certeza de que será uma escolha acertada e de muito sucesso!


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo