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Como usar o Marketing Sensorial para aumentar vendas em franquias

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O marketing tradicional, de certa forma, limitou e reduziu as marcas ao apelo visual, deixando de lado um universo inteiro de possibilidades e de experiências. Porém, este cenário está mudando e algumas empresas vêm tomando a dianteira em busca de vantagens competitivas, se diferenciando no mercado e se posicionando estrategicamente por meio do Marketing Sensorial.

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O Marketing Sensorial é uma ferramenta moderna que estimula todos os 5 sentidos por meio de uma relação com determinada marca. Saiba como usar esta técnica para aumentar as vendas da sua franquia:

O funcionamento do Marketing Sensorial

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Cada um dos sentidos cria e mantém uma experiência na mente dos consumidores. A combinação de visão, audição, tato, olfato e paladar tem grande significado para as pessoas. Para entendermos melhor, podemos reparar as embalagens de refrigerantes.

Por exemplo, cada embalagem tem um formato diferente, algumas possuem pequenas protuberâncias para garantir maior aderência, outras preferem contornos mais elegantes. E aquele som do gás saindo assim que retiramos a tampa? Isso lembra almoço em família, que lembra momentos bons, que lembra determinada marca.

Os 5 sentidos

Visão

Podemos identificar logos, marcas, cores, símbolos e outros aspectos de diferentes produtos. Quem não conhece a maçã da empresa Apple?

Audição

Somos capazes de lembrar a letra de um jingle que não ouvimos há décadas. O ouvido é extremamente sensível, ao ponto de conseguir distinguir o som de um motor de carro de determinada marca.

Tato

Os músculos também possuem memória, e uma prova disso é que conseguimos achar teclas no controle remoto sem precisar olhar.

Paladar

O sabor tem enorme influência nas vendas de produtos que nem mesmo fazem parte da alimentação, como os xaropes infantis.

Olfato

O nariz humano pode reconhecer mais de 10 mil tipos de odores. Este sentido oferece uma memória tão forte que somos transportados para o passado apenas com um perfume.

As principais vantagens de usar o Marketing Sensorial

Se você tem uma franquia, rapidamente poderá perceber que o contato do cliente com o produto vai além do visual e cria um vínculo afetivo, uma relação mais próxima, de diálogo e cumplicidade. Qualidade e acabamento estão deixando de ser diferenciais para se tornarem apenas o mínimo a se esperar de qualquer produto.

O Marketing Sensorial consegue ir além das expectativas do cliente para entregar valor por meio de uma experiência marcante. A vivência de algo estimulante leva o consumidor a querer repetir a compra, permanecer mais tempo na empresa e indicar para os amigos.

As diferentes maneiras de inserir o Marketing Sensorial no seu negócio

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer cada detalhe do produto ou serviço e saber como o consumidor se relaciona com ele. Para um restaurante ou qualquer estabelecimento que venda alimentos, uma boa dica é focar no aroma.

Para lojas de roupas, pode ser interessante explorar o conforto por meio de vitrines bem organizadas, além das inúmeras texturas e odores dos tecidos. Para a venda de aparelhos tecnológicos, é importante ter os objetos disponíveis para que o consumidor possa tocar, sentir o peso e ter uma noção de como o produto se encaixa em suas mãos.

Independentemente do seu tipo de negócio, é fundamental ter uma boa música ambiente, que combine com o estilo do estabelecimento e com o público-alvo. Além de um sistema de ar-condicionado, regulado em uma temperatura agradável, que ajudam o cliente a relaxar e a deixar os problemas do lado de fora.

Estes fatores influenciam diretamente no consumidor, que passa a ver a compra não apenas como a aquisição de um produto, mas sim de uma experiência que estimula os sentidos.

Agora que você sabe como usar o Marketing Sensorial para aumentar as vendas da sua franquia, escolha a experiência ideal para o seu negócio. Para saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

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