Reputação da marca nas Franquias: a importância e como avaliar
Os motivos para investir no Franchising são atraentes: ter o direito de comercializar uma marca que já tem reconhecimento no mercado, poder contar com o suporte e a consultoria da marca em todos os momentos são condições que fazem muita diferença para a escolha. As opções de franquias são muitas e as chances de sucesso motivam, mas é um investimento inicial de alto valor, que vai mobilizar as economias feitas e muitos anos de dedicação.
Por esse motivo, é muito importante conhecer a empresa que administra a marca – a franqueadora – e a sua reputação.
O mundo dos negócios é feito de oportunidades e em todos os segmentos existem os players que vão se revelando mais ou menos qualificados.
Ser um modelo de sucesso não significa que o mundo das Franquias seja perfeito. Empresas podem ter dificuldades para manter a qualidade dos seus produtos, da sua rede ou para entender os reais valores do Franchising.
Isso não quer dizer que não devemos investir em Franquias. Pelo contrário, o setor conta com milhares de exemplos bem-sucedidos, amplia a sua atuação no setor de Serviços e produz resultados expressivos há anos, fechando 2018 com um crescimento de 7% em faturamento e projeta um resultado positivo entre 9% e 10% para 2019.
As oportunidades de uma parceria com marcas com uma grande imagem aumentam. Vamos falar um pouco sobre a importância da reputação e como podemos avaliá-la.
A história da marca é a base para construir a reputação de uma Franquia
As Franquias nasceram de empresas que já estavam no mercado com lojas próprias, venda residencial ou o e-commerce, e que resolveram expandir territorialmente através da concessão do uso da marca para investidores locais.
Para que este projeto seja bem-sucedido, toda a experiência de negócio próprio é um fator decisivo para que o mercado entenda melhor o modelo de franquia da empresa e para gerar um valor de marca que é ouro para a percepção dos potenciais investidores.
Esse valor não se faz apenas com a qualidade dos produtos e a trajetória de sucesso de vendas, mas também por fatores que influenciam muito a sociedade e as suas escolhas de consumo:
- A qualidade da relação com os clientes – canais de atendimento e de relacionamento, como as redes sociais, eficiência nas respostas sobre problemas;
- A qualidade do clima organizacional, que impacta na vida dos funcionários e de suas famílias;
- As responsabilidades fiscal e social.
A história da marca se constrói todos os dias e podemos ver, pelos fatores acima, que as empresas devem se preocupar com algo que vai muito além da qualidade do que vende.
Você está pesquisando uma Franquia? Então veja que perguntas são importantes para ajudar na sua escolha!
O relacionamento com a rede influencia na reputação de uma Franquia
A base de sucesso de uma Franquia está na qualidade da relação da franqueadora com a sua rede. Esta relação, em que pese ser comercial e bastante complexa, também precisa ser de parceria para que seja bem-sucedida.
Os dois lados têm experiências que vão valorizar a relação e podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços que entregam. Por isso, uma medida de reputação importante é a forma como a franqueadora se relaciona com os franqueados.
Os canais de relacionamentos sociais – fóruns, grupos de discussão, eventos, conteúdo online – são fundamentais para que as unidades se sintam valorizadas no papel de representantes da marca.
Por outro lado, os canais de atendimento devem ter eficiência e segurança, tanto para o problema que influencia a vida de um franqueado quanto os sistêmicos, que podem impactar a operação da rede como um todo, criar ruídos e atingir a imagem da marca.
Como podemos avaliar a reputação de uma rede de Franquias
Existem outros fatores para entender a reputação de uma rede de Franquias. É importante usar todas no momento em que estamos avaliando a possibilidade de comprar uma unidade dela.
Sites de defesa do consumidor
Empresas como o Reclame Aqui são canais da insatisfação de clientes com as empresas e podem dar uma dimensão exata do nível de relacionamento delas com o mercado, não diretamente – pois operam através das lojas – mas pelo nível de envolvimento que ela tem com problemas criados nas unidades. O tempo de resposta e o nível de satisfação dos clientes são fatores importantes para a reputação.
Canais de relacionamento e atendimento
Verifique a qualidade e funcionalidade das ferramentas que a franqueadora dispõe, como:
- Se o site e o blog tem atualizações constantes e conteúdo com qualidade;
- Quais os conceitos e valores da marca que são transmitidos e se estão alinhados com os seus;
- Se a empresa se envolve em projetos socioambientais;
- Se a marca tem presença em eventos setoriais.
Esses canais são especialmente importantes em franquias home office, como as Franquias de Consultoria, onde o relacionamento com a franqueadora é virtual.
Opinião de franqueados e ex-franqueados
Esta é uma oportunidade de sentir a reputação da marca junto aos investidores – se estão motivados, se são incentivados e acompanhados, se a franqueadora resolve rápido os problemas e qual é o nível de diálogo dela com o franqueado. Essas informações vão medir a qualidade do ambiente de trabalho que você terá com a marca no futuro.
O desempenho no mercado influencia na reputação da rede de Franquias
Aqui estamos falando da imagem da rede como um todo. A marca em si pode ter uma ótima reputação, porém a rede não está no mesmo nível.
Aqui os fatores podem ser muitos e é importante que o investidor avalie com cuidado, já que estamos falando de uma relação de longo prazo.
- Desempenho histórico de vendas da marca, considerando o contexto econômico;
- Desempenho atual e projeção de crescimento do setor onde a marca está inserida;
- Notícias sobre novas regulamentações ou mudanças fiscais do setor.
Gostou deste artigo? Esperamos que tenha ajudado a mostrar a importância que a reputação tem na vida da marcas e o quanto ela é fundamental para o crescimento das redes de Franquia.
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Sucesso!