6 dicas para fidelizar clientes em sua franquia de loja de roupas
Uma das maiores riquezas de uma franquia de loja é ter clientes fiéis. Por isso, o investimento na fidelização de clientes é capaz de aumentar os lucros, além de melhorar a imagem comercial da marca. Lojas que se preocupam em fidelizar clientes conseguem garantir um grande marketing “boca a boca”, haja vista que a clientela satisfeita com a sua marca funciona como um verdadeiro núcleo de atração para novos consumidores e para a boa reputação de sua franquia.
Mas como fidelizar clientes em sua franquia de lojas de roupas? Para obter a resposta a essa pergunta, confira as dicas nos tópicos abaixo!
Conheça bem os seus clientes
O primeiro passo para a fidelizar clientes a longo prazo é sempre estar atento às peculiaridades de cada um dos compradores. Saber adequadamente como reconhecer as preferências individuais de cada cliente possibilita ter mais chances de identificar suas demandas e criar ofertas de uma maneira que não consigam recusá-las.
E uma das melhores posturas para o conhecimento de cada cliente é criar um cadastro que reúna os dados pessoais, como nome, endereço e documentos, mas também deve conter o histórico de compras realizadas, as formas de pagamento, benefícios incorporados, eventuais negociações, e muito mais. E para a eficiência da ferramenta, é importante mantê-la sempre atualizada.
Ofereça promoções e benefícios
A criação de promoções e benefícios também é uma ótima forma de fidelizar clientes. E podem ser feitas especificamente para aquele consumidor que já não compra há algum tempo, ou mesmo para aquele que está sempre presente em sua loja. Ofereça descontos exclusivos em peças de roupas, facilidades nos pagamentos, brindes, participação de sorteios, entre outras ideias.
Elabore um plano de cartão fidelidade
O cartão fidelidade é uma das melhores estratégias de fidelização do cliente. E permite ainda a conquista de novos, pois são atraídos pelas vantagens que são oferecidas com este proveito.
O cartão fidelidade não é uma ideia nova, mas é muito utilizada por grandes franquias de varejo para atrair e reter os clientes por meio da oferta de vantagens extras, como descontos, longos prazos de pagamentos e premiações periódicas. A adoção do cartão fidelidade pela franquia de loja de roupas ajudará a estreitar a relação do cliente com a marca.
Use canais de comunicação mais eficazes
É de extrema importância que o cliente disponha de meios fáceis e acessíveis de se comunicar com o estabelecimento. Esses meios de comunicação podem ser feitos por redes sociais, sites, blogs, telemarketing, e-mail e chats. Permitir essa comunicação facilitada é uma ótima forma de criar vínculos entre a marca e a clientela.
E saiba que, por meio das redes sociais, quando o cliente está satisfeito com o atendimento da loja, podem-se obter comentários positivos, recomendações e elogios à marca — e essas publicações podem ser espalhadas e visualizadas por mais pessoas.
Dê tratamento VIP a clientes fiéis
Os clientes fiéis podem representar mais da metade do faturamento mensal da sua loja, por isso merecem um tratamento diferenciado. Então a sua franquia pode investir em ações especiais de relacionamento: cupons de descontos, atendimento diferenciado no lugar, pontos para cada compra realizada, e muito mais. Pode-se antecipar aos “clientes VIPs” os lançamentos e ofertas, além de investir em conteúdos personalizados no seu blog e redes sociais.
Faça periodicamente a medição da satisfação dos clientes
O que não se mede não pode ser gerenciado. Medir a satisfação do cliente é necessário e importante em qualquer negócio. A avaliação pode ser realizada por meio de telefonemas, redes sociais e até por meio daquelas célebres caixas de sugestões e reclamações. O melhor é que elas podem ficar disponíveis no próprio estabelecimento.
Saiba que a medição de satisfação do cliente irá auxiliar nas ações para a fidelização de seus clientes e ainda mostrar o quanto a loja se preocupa com a opinião de seus consumidores. E não se esqueça: clientes querem mais do que simplesmente consumir, eles esperam também ganhar experiências arrebatadoras na sua loja.
Gostou das nossas dicas para fidelizar clientes? Então não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões em nossos comentários!