Aprenda quais são os melhores tipos de franquias e suas tendências para os próximos anos
O mercado de franchising, ou seja, franquias, está em plena expansão, sendo que nos próximos anos isso pode gerar muitos benefícios para quem aderir a esse tipo de empreendimento, bem como aos melhores tipos de franquias.
Porém, lembre-se, não adianta vender ou proporcionar um serviço pelo qual você não tem conhecimento. É melhor trabalhar com o que se conhece, pois assim terá mais condições de fazer um bom atendimento e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.
Como iniciar no ramo das franquias?
Uma boa dica para saber como começar é pesquisar o tipo de persona, ou seja, de cliente que você pretende alcançar com a sua franquia de, por exemplo, locação de mão de obra temporária – que, inclusive, é algo que vem crescendo bastante.
Ademais, adotar estratégias de divulgação nas redes sociais também é algo eficaz, que ajuda a atrair vários públicos. Inclusive, com o marketing digital é possível postar conteúdo relevante que será impulsionado pelos motores de busca dos sites.
Então, se a sua página for bem ranqueada na internet, estará nos primeiros resultados, sendo identificada de maneira rápida. Para isso, poste material relevante com frequência, pois isso ajuda a capitalizar e fidelizar inúmeros clientes que vão se identificar com você.
E não se esqueça de saber qual é o padrão da marca que pretende ser franqueador, pois você vai carregar o nome e a credibilidade de um terceiro. Ou seja, o seu tipo de serviço precisa ser semelhante com o de todas as franquias.
Por isso, não deixe de pesquisar bastante sobre o seu ramo e tipo de negócio que pretende ter. Por fim, identifique quais são os tipos que têm maior possibilidade de crescimento. Assim haverá maior chance de se destacar dentro do mercado escolhido.
Tipos de Franquias que estão em alta
O ramo das franquias vem em uma forte crescente, prova disso é que muitos setores novos começaram a aparecer e, inclusive, estão se mantendo em alta. Para expandir ainda mais esse entendimento, confira alguns segmentos que estão bombando no mercado:
Franquias de alimentos
Falar sobre as franquias de serviços de alimentação não é uma novidade, isso porque esse é, praticamente, um dos ramos pioneiros dentro desse mercado. Entretanto, cada vez mais novas lanchonetes e restaurantes apostam no franchising.
Essa ação é fácil de ser entendida, afinal, as franquias de alimentação são pedidas por muitas pessoas, principalmente aquelas que são fãs de certos fast foods, por exemplo. Entretanto, os quiosques de alimentos também vêm conquistando seu espaço.
Franquias de entretenimento
Em um primeiro momento pode parecer complicado entender do que se trata uma franquia de entretenimento, mas, certamente, você já deve ter se deparado com algum quiosque ou loja de games, seja para brincar na hora ou para comprar e levar para casa.
Ademais, esse segmento pode se expandir, inclusive, para uma empresa de brindes e brinquedos, que também acaba por trabalhar com itens de diversão e lazer para todos. Tendo isso em vista, essa é uma outra opção para fazer suas apostas de lucro.
Franquias de eventos
O ramo de eventos por si só já é bem forte e popular, e isso aumenta ainda mais quando falamos sobre as franquias. Isso porque, com a popularização de empresas da área, o segmento vem se expandindo, conseguindo conquistar cada vez mais público.
Inclusive, o franchising dentro dessa área é de extrema valia, afinal, vamos imaginar a seguinte situação: uma agência de eventos stands de SP precisa cobrir um evento em outro país, já imaginou como seria difícil levar todos os equipamentos?
Certamente essa ação seria muito mais fácil se no local do evento houvesse uma franquia dessa empresa principal, pronta para atender todas as demandas, inclusive contando com equipamentos potentes para isso.
Tipos de Franquias que devem crescer futuramente
Fora os que foram citados anteriormente, alguns outros segmentos também devem aparecer fortes nos próximos anos, principalmente porque eles já apresentam força e preparo para isso.
Pois bem, entre os ramos que devem aparecer cada vez mais dentro do franchising estão os seguintes:
Franquias de tecnologia
Pode até parecer um pouco irônico falar que a tecnologia é algo para o futuro. Porém, não é bem isso, na verdade ela já está em alta, mas as franquias do setor ainda estão em um processo de desenvolvimento.
Podemos dizer, inclusive, que hoje já é mais comum encontrar uma franquia de software para loja do que antigamente. Entretanto, no futuro isso deve ser ainda mais real e funcional, quebrando algumas barreiras que existem atualmente.
Isso se dá, principalmente, porque o desenvolvimento tecnológico está vindo com força total, apresentando melhorias em diversas frentes do mundo da Tecnologia da Informação como um todo, passando, por exemplo, por:
- Machine learning;
- Chatbot;
- Business Intelligence;
- Automação robótica de processos;
- Entre outras ações.
Ou seja, esse é um segmento para ficar cada vez mais de olho, bem como buscar sempre uma atualização nos assuntos do momento.
Franquias de atendimento
Neste caso, podemos falar, inclusive, sobre as de comunicação. O atendimento aqui é bastante amplo, indo desde um terceirizada até uma prestadora de serviço direta. O importante é que esse também é um ramo fértil e cheio de oportunidades.
Tipos de franquias mais procurados
Começando este tópico, é necessário dizer que existem alguns tipos de franquias que têm um menor custo ou que têm maior possibilidade de crescimento, sendo assim, as mistas e as puras são duas dessas opções.
Isso porque essas redes têm um tipo de formato que opera inicialmente com investimento de 105 mil reais, mas elas não são fixas e podem se adaptar, ou seja, tornando-se algo bem mais acessível. Ademais, existem vários tipos de franquia que podem gerar bons lucros.
Inclusive, para ajudar no momento da escolha, trouxemos dados da Associação Brasileira de Franchising, que revelam que os segmento mais procurados são:
- Moda;
- Limpeza;
- Comunicação;
- Casa e construções;
- Alimentação.
Isso acontece porque esses setores têm uma maior infiltração na sociedade. Por isso, passe a investir nesses negócios que exigem demandas, assim como acontece com um sistema de monitoramento em nuvem – como vista na parte de tecnologia.
Passo a passa para entrar na área
Pois bem, para entrar nesse mercado, pesquise bastante sobre o que você quer e qual é o seu objetivo. Assim, mesmo que esteja em uma franquia com menor investimento para ter bom faturamento, é preciso dedicação e zelo com o seu trabalho como um todo.
Também é preciso planejamento para saber se o melhor é trabalhar home office, locar uma loja ou trabalhar na internet. Todo tipo de serviço é uma escolha que deve considerar os custos, benefícios, vantagens e desvantagens.
Lembre-se, a vantagem de possuir uma loja física é a identidade visual que pode ser planejada e chamar bastante a atenção com as vitrines. Já o site tem o benefício de não precisar alugar o espaço, bem como ser um ambiente fértil.
Procure também possuir o selo de excelência, pois isso garante uma boa credibilidade frente ao público.
Ademais, existe a categoria pleno para quem tem 5 franqueados e está há dois anos trabalhando. A sênior, para empresas com 15 franqueados; Máster, 30 franqueados e 10 anos de serviços; e Mega, 100 franqueados e 15 anos.
Primeiramente, é preciso fazer o cadastro no site oficial da marca ou das marcas com que você pretende ter parceria. Na resposta, você terá todas as informações para fechar esse negócio e saberá quais são as necessidades e condições para isso.
Além de tudo o que foi dito, você também vai obter toda a documentação necessária para começar o serviço, como registo na junta comercial, o imposto de renda, contrato, circular de oferta, entre outros detalhes bem importantes.
Ah, lembre-se que muitas das franquias possuem CNPJ próprio, isso faz com que o franqueado tenha uma independência. Assim, as operações financeiras feitas pela franquia são de total responsabilidade do empresário.
Por fim, como visto ao longo de todo o texto, todos os tipos de franquias funcionam como um sistema de gestão integrada entre as duas partes, fazendo com que você cumpra o bom trabalho e zele pela imagem da corporação principal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.