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Como aumentar os lucros de uma franquia de bolos

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Cada setor de negócio passa por certas arbitrariedades envolvidas com sua respectiva área, contudo, um setor sempre em alta é o alimentício, o que faz com que os empreendedores procurem aumentar os lucros em uma franquia de bolos.

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Vide o sucesso que esse tipo de negócio costuma ter, junto a outros empreendimentos voltados ao ramo da alimentação.  Um mercado que continua em alta mesmo diante de possíveis crises econômicas, pois comer é mais que uma necessidade, é cultural. 

E dentro dessa realidade cultural os bolos acabam por ter uma posição de destaque, fazendo parte do cardápio brasileiro, com receitas sendo passadas de geração para geração, podendo ser consumidos no café da manhã ou no lanche da tarde.

E junto da variedade de horários de refeição ao qual um bolo costuma ser popularmente a principal opção, existe também a diversidade de sabores e até mesmo de meios de preparo, podendo se destacar também entre os produtos sem glúten.

Tudo a depender dos ingredientes utilizados na fabricação desse alimento, podendo ser combinado também com os mais diversos complementos, como suco, café ou uma cobertura doce, servindo de destaque em festas de aniversário e cerimônias.

E é justamente por causa dessa alta variedade de combinações que os bolos continuam sendo tão procurados pelo público brasileiro, estando em uma posição de destaque entre os mercados voltados ao ramo alimentício, como uma ampla opção de comércio.

O que faz com que existam tantas empresas de alimentação voltadas à comercialização de bolos, incluindo aquelas que cresceram o suficiente para adotar o modelo de franquias, comercializando a sua marca e suas estratégias para outros empreendedores.

E como consequência a tudo isso, é possível ver em uma frequência cada vez maior a presença de franquias de bolos em diversas ruas da cidade, e se for um bairro movimentado, com dois estabelecimentos disputando público na mesma região.

Parte pela procura do público por esse tipo de alimento, e parte pela lucratividade que esse tipo de negócio pode trazer para um empreendedor, sendo afirmações que claramente estão relacionadas.

A lucratividade de uma franquia de bolos

Popularmente o modelo de franquias possui um certo destaque no país, por ser uma modalidade de negócio que traz uma série de benefícios para quem pretende comandar um negócio próprio,  sem precisar começar totalmente do zero. 

Tudo sendo necessário apenas repassar uma margem dos lucros para a franquia contratada, em uma relação contratualmente definida entre a franqueadora e os franqueados, ou seja, quem vende e quem contrata esse modelo de franquia.

Existem diversas franquias atuando no Brasil, voltadas a mercados como o ramo educacional, vendas de produtos, oferta de serviços, no entanto, o meio em maior evidência nesse sentido acaba sendo as franquias que trabalham com o ramo alimentício.

Com redes de restaurantes trabalhando com um mesmo sistema de gestão integrada, no qual os serviços de produção e até mesmo de entrega, via o modelo de delivery, são otimizadas, através de uma estrutura a ser definida pela empresa franqueadora.

Normalmente, uma franquia lida no Brasil com uma margem de lucro de 12% a 15%, mas o mercado de bolos tem uma relação diferente, com cerca de 20% a 25%, movimento cerca de R$ 642 bilhões anualmente no país, só com a venda de bolos.

Dados esses levantados pela ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e pela ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), apontado também que a maior parte desse segmento comercial pertence a pequenas e médias empresas.

Mesmo diante dessa realidade positiva do mercado de franquias, ainda mais voltado ao mercado de bolos, não é como se a sua faixa de lucros fosse aumentar magicamente, é preciso contar também com uma série de estratégias voltadas ao meio.

Aumentado o lucro da sua franquia de bolos

Por mais que existam certas particularidades na administração desse negócio, ao que se refere à ampliação da boa recepção que a sua loja de bolos recebe, muitas estratégias são similares a aquelas presentes nos mais variados tipos de mercado.

Seja um escritório que fornece serviços contábeis para diversos clientes industriais, ou uma confeitaria de pequeno porte, nesse caso se destacando também uma loja franqueada de bolos. Todas necessitando de boas estratégias caso queiram crescer comercialmente.

E pensando especificamente nesse mercado de bolos, algumas dessas táticas sobre como se posicionar no seu mercado são:

Tenha contato com bons fornecedores

O sucesso na produção de uma mercadoria depende muito dos materiais utilizados na confecção do mesmo, o que pode ser relacionado também ao processo de levantamento de um prédio, que necessita de um bom trabalho, para que possa ser erguido em segurança.

Em uma escala menor, envolvendo a vida de menos pessoas no caso, a qualidade de uma receita na cozinha depende muito dos ingredientes utilizados, e quanto maior for o nível dessa produção,  maior será também a qualidade necessária dos produtos usados. 

Por exemplo, uma loja que faz bolos naturais, sendo preciso contar com fornecedores de farinha integral de qualidade, ou até mesmo de uma produção de açúcar artesanal, com fornecedores que utilizam um moedor de cana de açúcar nessa fabricação.

Invista nos produtos mais procurados

Se o seu grande objetivo no momento é aumentar o seu potencial de vendas, é preciso então apresentar aos seus clientes os produtos aos quais eles estão a procura, e quando se fala no mercado de bolos, a busca do público pode estar em sabores clássicos, como:

  • Chocolate;
  • Fubá;
  • Milho;
  • Baunilha;
  • Chocolate com coco;
  • Bolo de pote.

Sendo preciso então colocar a sua equipe na cozinha para confeccionar os bolos que mais atraem o interesse dos seus clientes.

Não esqueça da divulgação da sua franquia de bolos

É importante apresentar um produto de qualidade ao seu público consumidor, contudo, de pouco adianta você produzir os melhores bolos da região sem que os mesmos sejam reconhecidos pela audiência presente nesta região.

Para se resolver isso é preciso apostar nos canais de divulgação, passando pelas redes sociais e outras ferramentas digitais, além de claro, o tradicional marketing de rua, distribuindo amostras grátis, panfletos e até mesmo cupons promocionais.

Tenha um site

Quando o assunto é divulgação, de fato a internet se mostra como uma ótima plataforma, contudo, essa não é a única utilidade em se ter um site próprio para sua loja, com esse site trazendo prestígio ao negócio, além da possibilidade de atuar com vendas virtuais.

Conheça o seu público-alvo

Muitas das estratégias comerciais dependem também do perfil do seu público, sendo necessário adotar táticas que correspondam às necessidades dessa audiência,  como seus sabores de bolo preferidos, seu método de pagamentos mais usados, entre outras. 

Capacite os seus funcionários

E para que os seus clientes encontrem o melhor atendimento possível ao visitarem a sua franquia de bolos, é preciso que os funcionários deste local estejam preparados para esse tipo de trabalho, da confecção do bolo até a entrega ao cliente.

Sendo importante nesse caso operar com um software de gestão empresarial, que permite identificar os pontos fracos da sua equipe e assim oferecer cursos ou palestras capacitantes, que ajudem no treinamento desses colaboradores internos.

Uma preparação essa que irá garantir com que a sua loja de bolo entregue sempre não só um ótimo produto, mas também um atendimento de excelência aos seus clientes, fazendo-o retornar ao estabelecimento, assim como recomendá-lo.

Agregue valor ao produto

É importante também que os seus clientes não sintam que estão comprando apenas um bolo, mas sim algo que simbolize o conforto da casa da sua avó, o frescor de um café à tarde, entre outros conceitos.

Tudo que possa aprimorar a venda dos seus bolos, que aos olhos dos clientes se tornam mais do que um mero produto alimentar.

Atue junto a um marketplace

Assim o modelo de franquias tem uma grande popularidade no mercado, o marketplace é outro conceito comercial a se destacar nos últimos anos,  onde diferentes empresas podem oferecer os seus serviços dentro de uma única plataforma de vendas. 

No caso do mercado de bolos, existem diversos marketplaces voltados ao meio alimentício, por meio de aplicativos de entrega, que atuam com um otimizado sistema de gerenciamento de transporte, com entregadores levando o produto até sua casa.

Após a implementação de todas essas estratégias é mais fácil para um administrador de uma franquia de bolo contar uma média maior de lucro no final do mês, sendo importante também estar atento à situação do mercado e dos concorrentes presentes.

Pois eles também podem seguir essas táticas, além de complementar o seu processo de tomada de decisões, junto a um sistema para controle de loja, obtendo assim tanto destaque como uma lucratividade maior.

Logo, para que a sua franquia de bolos seja um sucesso é preciso ter atenção ao público, aos fornecedores, aos concorrentes, e também à temperatura do forno, para que a fornada de bolo não passe do ponto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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