5 desafios de uma franquia na área de educação e como superá-los
Os números do mercado de franchising demonstram que comprar uma franquia é mais seguro do que criar uma empresa do zero. Para quem decidiu abrir uma franquia na área de educação, saiba que o segmento cresceu 15% no ano passado, mostrando um cenário favorável para empreender no segmento.
Uma das vantagens em investir em franquias é a possibilidade de administrar um negócio maduro, com uma reputação bem definida e estabilidade no mercado. No entanto, o franqueado deverá superar alguns desafios para fazer sua unidade prosperar.
Mesmo com a taxa de mortalidade baixa, abrir uma franquia na área de educação por si só não garantirá o sucesso do empreendimento. Veja a seguir os 5 desafios que o esperam e como superá-los:
Atuar como empresário
O empreendedor deverá atuar como empresário e respeitar as regras e os padrões impostos pela empresa franqueadora. No modelo de franchising, o empresário não terá muita flexibilidade para tomar decisões ou alterar produtos, por exemplo.
A gestão da unidade e sua rotina dependerão exclusivamente do franqueado, que receberá da empresa-mãe todas as diretrizes necessárias para o negócio fazer sucesso.
Entender o papel de ambas as partes
É preciso que fique claro para ambas as partes qual é o papel do franqueado e do franqueador no negócio. O empreendedor deverá entender quais serão suas obrigações no negócio, o que deverá fazer e o que não poderá alterar.
A empresa franqueadora, por sua vez, deverá deixar definido qual será a sua participação na unidade, como será o suporte oferecido e com qual frequência.
Para entender complemente as responsabilidades de cada um, leia atentamente o contrato antes de fechar o negócio. Em caso de dúvidas, não hesite em contatar o suporte e esclarecer todas as possíveis questões.
Disciplina e foco nos resultados
Especialmente no começo, o franqueado deverá trabalhar mais do qualquer outro funcionário em sua unidade. A ideia de que a franquia é um investimento “fácil” de ser operado é mito, e para atingir o sucesso o franqueado deverá abrir mão de algumas coisas para investir, além do capital, tempo em seu empreendimento.
O franqueado deverá traçar metas e estar dedicado a otimizar os resultados de sua unidade. Dependendo da área do investimento, deverá trabalhar inclusive aos finais de semana. É preciso ter disciplina e foco para alcançar seus objetivos.
Gerenciar pessoas
À medida que o negócio for crescendo, o empresário deverá contratar mais funcionários para sua unidade. Um dos grandes desafios do mundo dos negócios, incluindo o franchising, é gerenciar pessoas — especialmente com a alta rotatividade do mercado.
É papel do franqueado criar estratégias e planos para aumentar o engajamento dos funcionários com a unidade, sempre prezando a qualidade no atendimento e na prestação de serviços.
Gestão financeira
É preciso analisar e compreender os números de sua franquia, pois dessa forma o empresário poderá tomar decisões mais acertadas em relação ao futuro de sua unidade.
Ao operar sua franquia na área de educação, o franqueado encontrará muitos outros desafios e obstáculos a serem superados. Com perseverança e uma gestão eficiente, é possível se manter muito tempo no mercado e ainda ajudar milhares de pessoas no processo.
E você, já enfrentou ou está enfrentando algum desses desafios? Faça um comentário e nos conte como foi sua experiência!